Pelé volta pela 1ª vez ao palco da final da Copa de 58 17/11/2008
- Cláudia Varejão Wallin - BBC
Pela primeira vez desde a conquista da Copa do Mundo de 1958, Pelé voltou nesta segunda-feira ao gramado do estádio de Rasunda, em Estocolmo, na Suécia, para um reencontro histórico com integrantes da seleção sueca da época.
O Brasil conquistou sua primeira Copa do Mundo em 29 de junho de 1958, no Rasunda, ao vencer os anfitriões por 5 a 2 -- com dois gols de Vavá, dois de Pelé (então com 17 anos) e um gol de Zagallo.
¨É uma emoção grande. Faz 50 anos, mas parece que foi ontem¨, disse o brasileiro, que se encontrou com sete integrantes da seleção sueca de 1958.
PUBLICIDADE
¨O Brasil foi descoberto aqui. Quando chegamos aqui na Suécia em 1958, ninguém conhecia o Brasil. Depois da Copa, o Brasil entrou no mapa¨, acrescentou. ¨O Pelé estava junto da Seleção Brasileira, e é claro que também se tornou um grande nome.¨
¨Agradeço a Deus por ter me dado saúde para estar aqui hoje¨, completou.
Maradona
Em uma coletiva após o reencontro, Pelé desejou sorte a Maradona na nova função como técnico da seleção argentina, mas descartou qualquer possibilidade de vir um dia a comandar a seleção brasileira.
¨Muitos bons jogadores tentam se tornar técnicos sem sucesso¨, afirmou. ¨Maradona tem ao seu lado [Carlos] Billardo, que é bastante experiente. Se Maradona prestar atenção e quiser aprender, ele tem um excelente tutor a seu lado. E eu desejo a ele muito boa sorte.¨
Perguntado se o técnico Dunga estaria na lista dos jogadores que se tornaram técnicos de sucesso, Pelé foi enfático: ¨Eu estava me referindo aos grandes jogadores. Dunga foi um jogador normal¨.
Em seguida, Pelé defendeu Dunga das críticas sobre o desempenho da seleção brasileira. ¨As pessoas culpam Dunga pelos problemas com a seleção, mas a seleção não tem tempo para treinar¨, opinou. ¨Dunga não tem culpa. Nós não temos tempo de preparar o time.¨
¨Se o Brasil formar a seleção apenas com os jogadores que atuam no Brasil, e se a equipe tiver um mês para treinar, nós poderemos ter uma seleção igualmente boa.¨
Melhores do mundo
Entre os jogadores que considera como os melhores do mundo hoje, Pelé citou Kaká, o português Cristiano Ronaldo e o argentino Messi. Entre as mulheres, destacou Marta.
¨Marta é minha amiga. Mas quando me perguntam se ela é o ´Pelé de saias´, digo que não: as pernas dela são muito mais bonitas que as minhas¨, brincou. ¨Sem dúvida, ela é hoje a melhor jogadora do mundo.¨
Pelé chegou à capital sueca na noite do domingo e foi recebido pelo presidente de honra da Federação Sueca de Futebol, Lennart Johansson.
O ídolo do futebol brasileiro participa na noite de terça-feira da cerimônia de entrega de prêmios da Federação Sueca de Futebol aos melhores do ano.
Antes de embarcar de volta para o Brasil, na quarta-feira, Pelé terá um encontro com a rainha Sílvia da Suécia, que é filha de mãe brasileira.