Lula muda agenda e viaja para Santa Catarina 26/11/2008
- Folha Online
O caos em Santa Catarina devido às chuvas que atingem o Estado fez o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mudar sua agenda desta quarta-feira e viajar para o local.
A assessoria do Planalto, no entanto, ainda não confirma a viagem de Lula a Santa Catarina. O presidente tem uma reunião, às 15h30, com movimentos sociais em Brasília e tenta conciliar a agenda para não desmarcar o compromisso.
Lula, que está no Rio de Janeiro, deve embarcar direto para Santa Catarina antes de retornar a Brasília.
PUBLICIDADE
Balanço da Defesa Civil Estadual contabiliza 84 mortos devido às chuvas que atingem o Estado de Santa Catarina. Um grupo de 160 pessoas foi resgatado na noite de terça-feira do alto do Morro do Baú, em Luiz Alves (SC).
Segundo o órgão, ao menos 54.039 tiveram de sair de suas casas, sendo que 22.952 estão desabrigados -- devem ficar em abrigos do poder público -- e 31.087 desalojados, ou seja, abrigados nas casas de familiares ou amigos.
O grupo de 160 pessoas estava ilhado após o Morro do Baú deslizar. Foram necessárias quatro aeronaves para o resgate. As equipes levaram medicamentos, cobertores e colchões. O grupo foi resgatado e levado para a região central da cidade de Ilhota.
Para obter mais informações sobre como registrar o desaparecimento de familiares, a Defesa Civil pede que as famílias liguem para a SSP-SC (Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina) no fone: 0/xx/48/3251-1000.
Segundo o governo estadual, funcionários de outras secretarias devem reforçar o atendimento às famílias atingidas pelas chuvas.
O número de desaparecidos no Estado também é grande. A Defesa Civil registra 30 desaparecimentos, mas a Defesa afirmou acreditar que o número deve subir muito.
A água poderá ser entregue na Defesa Civil dos municípios, além dos órgãos de segurança do governo estadual, como polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros.
Hospitais do Estado pediram também ajuda de médicos voluntários, como é o caso do Santo Antônio, em Blumenau, que precisa de um oftalmologista. Medicamentos para atender 50 mil pessoas foram enviados pelo Ministério da Saúde.
Ao menos 106.123 mil pontos estão sem energia elétrica, segundo balanço mais recente divulgado pela Celesc, às 15h de hoje. Esse total representa cerca de 318 mil pessoas, uma vez que cada ligação fornece, em média, energia elétrica para pelo menos três moradores em áreas urbanas, segundo a concessionária. Os pontos incluem casas, comércio e órgãos públicos.
A Defesa Civil criou duas contas bancárias para receber doações para compra de mantimentos. Os interessados em contribuir podem depositar qualquer quantia nas contas: Banco do Brasil - Agência 3582-3, Conta Corrente 80.000-7; ou Besc - Agência 068-0, Conta Corrente 80.000-0.
Oito municípios estão isolados no Estado: São Bonifácio, Luiz Alves, São João Batista, Rio dos Cedros, Garuva, Pomerode, Itapoa e Benedito Novo. Quatro cidades decretaram estado de calamidade pública: Gaspar, Rio dos Cedros, Nova Trento e Camboriú.
Devido aos estragos provocados pela chuva, o governador decretou sábado (22) situação de emergência em todo Estado. O decreto é válido por 180 dias.
A chuva que atinge o Estado é recorde histórico para o mês de novembro desde que o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) começou a fazer medições em Florianópolis, em 1961.