São Paulo busca o tri após a maior reação da era dos pontos corridos 30/11/2008
- Paulo Cobos e Toni Assis - Folha de S.Paulo
Uma vitória hoje, às 17h, contra o Fluminense, ou um tropeço do Grêmio diante do Ipatinga, vai fazer história para o São Paulo e para seus integrantes no melhor estilo ¨nunca antes no Campeonato Brasileiro¨.
Em casa, o clube joga para ser o primeiro a ganhar a principal competição do país por três anos seguidos. Para acabar com a polêmica que tem com o Flamengo, conquistar a sexta taça e se consagrar como o maior vencedor do torneio.
Mais: o clube está muito perto de acabar com um tabu da era dos pontos corridos -- se falhar hoje, ainda terá uma nova chance no domingo seguinte, contra o Goiás, em Brasília.
PUBLICIDADE
Nunca antes um time que fechou o primeiro turno fora da liderança foi campeão brasileiro sob as atuais regras, adotadas a partir de 2003 -- ao fim da primeira metade do Brasileiro-08, o São Paulo era o quarto.
O clube paulista também está perto de ser o dono da mais espetacular reação no Nacional no sistema todos contra todos. Quando faltavam 18 rodadas para o fim do torneio, já com o segundo turno em andamento, o São Paulo estava a 11 pontos do então líder, o Grêmio.
Quando foram campeões nos pontos corridos, em 2004 e 2005, respectivamente, Santos e Corinthians chegaram a ficar separados por oito pontos da liderança do campeonato. Mas, nas duas ocasiões, ainda havia mais de 30 rodadas pela frente.
Vencendo o Fluminense, ou ajudado pelo Ipatinga, Muricy Ramalho irá se juntar a Rubens Minelli, até hoje o único treinador campeão brasileiro por três anos seguidos. Só que Muricy será o único a ganhar tantas vezes pelo mesmo clube. Minelli chegou ao tri por Internacional e São Paulo, entre 75 e 77.
¨Acho difícil alguém conseguir essa marca de vencer três brasileiros seguidos. Olho para trás e vejo como foi difícil ganhar em 2006 e 2007¨, comentou o treinador, criticado no primeiro turno e que só passou a ter o gosto de liderar a competição a partir da 33ª rodada.
O goleiro Rogério, recordista de jogos na história com a camisa do São Paulo, também pode se tornar o primeiro capitão de um time a erguer a taça de campeão por três vezes. ¨Não sei se algum outro time pode um dia conseguir o feito de ser campeão por três vezes consecutivas. Mas deve ser difícil, porque em 37 anos ninguém conseguiu¨, afirmou Rogério.
SÃO PAULO
Rogério; Rodrigo, André Dias e Miranda; Joílson, Jean, Hernanes, Hugo e Jorge Wagner; Dagoberto e Borges.
Técnico: Muricy Ramalho
FLUMINENSE
Fernando Henrique; W.Monteiro, Thiago Silva, Luiz Alberto e Júnior César; Fabinho, Romeu, Arouca e Conca; Tartá e Washington.
Técnico: Renê Simões
Estádio: Morumbi
Horário: às 17h
Árbitro: Héber Roberto Lopes (PR)