Ronaldo acerta com Corinthians e volta ao país após 15 anos 09/12/2008
- Pedro Fonseca - Reuters
O atacante Ronaldo chegou a um acordo verbal com o Corinthians e deve assinar contrato com o clube paulista até o final da semana, selando seu retorno ao futebol brasileiro após quase 15 anos no exterior.
O empresário do jogador e o Corinthians confirmaram o acordo nesta terça-feira, e a loja oficial do time paulista já colocou à venda a camisa 9 com o nome de Ronaldo antes mesmo do anúncio oficial.
¨Chegamos a um acordo verbal com o Corinthians para o Ronaldo jogar lá¨, afirmou à Reuters o representante do jogador, Fabiano Farah, acrescentando que o contrato será assinado ¨em breve¨.
PUBLICIDADE
O departamento de comunicação do clube informou que Ronaldo deve assinar o contrato até o fim da semana.
Ronaldo, de 32 anos, estava sem clube desde o fim de seu contrato com o Milan, em junho. De acordo com uma fonte envolvida na transação, o atacante será oficialmente apresentado pelo Corinthians na sexta-feira.
O clube paulista, que voltará à primeira divisão do Campeonato Brasileiro em 2009 após conquistar o título da Série B, disse em nota no seu site oficial que a negociação com Ronaldo estava sendo tratada pelo presidente do clube, Andrés Sanchez, e os diretores de futebol e marketing da equipe.
¨Nas próximas horas, as partes deverão providenciar as últimas formalidades para a o fechamento da transação e agendarão a apresentação do atleta¨, afirma a nota.
Uma fonte ligada à negociação disse à Reuters que Ronaldo se encontrou na manhã desta terça com os representantes do time paulista no Rio de Janeiro e acertou a transação.
Ronaldo está afastado dos gramados desde fevereiro, quando foi submetido a uma cirurgia no joelho esquerdo após ter rompido o tendão em seu último jogo pelo Milan, contra o Livorno.
Após o fim de seu contrato com o clube italiano, o jogador vinha estudando propostas de equipes do Brasil e do exterior, incluindo Flamengo, Manchester City e Paris St. Germain.
Em setembro, ele iniciou uma etapa de recuperação física no Flamengo e declarou que gostaria de defender o clube carioca, seu time do coração, porém a negociação não avançou.
Maior artilheiro da história das Copas do Mundo e três vezes eleito o melhor jogador pela Fifa, Ronaldo só jogou profissionalmente por um clube do Brasil, o Cruzeiro, de onde foi vendido para o PSV com apenas 17 anos em 1994.
Desde então, ele passou por Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid e Milan, numa carreira marcada tanto pelas conquistas como por longos períodos de inatividade provocados por graves contusões.
A última participação de Ronaldo pela seleção brasileira aconteceu na Copa do Mundo de 2006, quando o Brasil foi eliminado nas quarta-de-final pela França. O atacante foi criticado, na época, por ter se apresentado acima do peso.
Quando começou o processo de recuperação física no Flamengo, em setembro, Ronaldo disse que esperava estar de volta aos gramados no início de 2009. No mês passado, ele disputou uma partida pela primeira vez desde a cirurgia, um jogo beneficente no Marrocos.