Meningite: o que é e o quê fazer? 03/05/2004
- Dr. Pedro Zamprogno*
Algumas formas de meningite podem levar rapidamente à dano cerebral ou à morte. Felizmente, a meningite causada por alguns tipos de vírus tem característica mais leve.
Entretanto, em todos os casos, se faz necessária a instituição de atenção médica.
Sintomas:
PUBLICIDADE
A meningite é caracterizada pela inflamação das meninges, que são membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Esta inflamação é resultado da infecção por microorganismos que atingem tipicamente as meninges através da corrente sanguinea, frequentemente oriundos de infecção em outra parte do organismo.
Diagnóstico:
O diagnóstico médico é feito através do exame clínico do paciente e de testes realizados no líquido cefalorraquidiano colhido através de punção lombar.
Os sintomas podem ser difíceis de ser detectados em lactentes e crianças pequenas.
Tipos de Meningite:
1. VIRAL
Em geral, é relativamente leve e muito mais comum que a meningite bacteriana. Ocorre com maior frequência sob a forma de epidemia nos meses de inverno e, normalmente, não requer tratamento específico e regride em 2 semanas.
2. BACTERIANA
Pode ameaçar a vida e requer intervenção imediata.
Hoje em dia, o Streptococus pneumoniae e a Neisseria meningitidis (meningococo) são os principais agentes causadores da meningite bacteriana, podendo ocorrer em casos isolados ou mesmo em epidemias.
Outro importante agente causador é o Haemophilus influenzae, porém a vacinação de rotina tem reduzido progressivamente sua incidência.
Ainda, em recém-nascidos, o Estreptococos do grupo B e a Escheríchia coli são importantes agentes causais.
Sinais e Sintomas:
-- O recém-nascido pode apresentar sinais de irritação ou letargia e parar de alimentar-se.
-- O lactente pode ter febre e mostrar irritabilidade. A parte mais macia da cabeça, chamada fontanela, pode estar abaulada e tensa ao invés de ligeiramente deprimida como é normal.
-- A criança maior pode apresentar dor de cabeça importante e persistente, rigidez de nuca, tornar- -se estranhamente quieta ou ausente, mostrar sensibilidade maior à luz e ainda apresentar náuseas e vômitos.
-- Na meningite bacteriana, os sinais e sintomas evoluem rapidamente, algumas vezes em poucas horas, e podem ser acompanhados de sonolência e mesmo perda da consciência. Em aproximadamente metade dos casos, pode aparecer manchas cutâneas (rash) de coloração vermelho-viva ou púrpura.
-- Na meningite viral, os sintomas mais leves, podem assemelhar-se a um processo gripal.
Prevenção
Existem vacinas disponíveis para determinadas cepas de bactérias causadoras de meningite, que podem ser úteis no controle de epidemias ou mesmo para pessoas que venham a viajar para determinadas áreas.
Os membros da família que mantenham contato com pessoas infectadas podem fazer uso de determinados antibióticos para protegerem-se da contaminação.
Outras medidas a serem adotadas para os contactantes são :
-- Evitar contato direto com secreções orais da pessoa infectada (tosse, beijo, etc...);