capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 23/11/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.922.659 pageviews  

Tema Livre Só pra quem tem opinião. E “güenta” o tranco

DIA A DIA

Dilma faz tratamento contra linfoma e diz que não diminuirá ritmo de trabalho
25/04/2009 - Folha Online

A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) confirmou neste sábado, em São Paulo, que faz tratamento contra um linfoma -- um câncer nos gânglios linfáticos. Segundo a ministra, o tratamento não afetará o ritmo de trabalho.

"Vou manter minhas atividades no mesmo ritmo. Não há uma incompatibilidade entre uma coisa [trabalho] e outra [tratamento]. Não implica que tenha que deixar de fazer as atividades. Pelo contrário, será um fator para me impulsionar", afirmou Dilma.

O ministro Franklin Martins (Comunicação Social) acompanhou Dilma durante a entrevista coletiva no hospital.


PUBLICIDADE


A ministra afirmou que há cerca de 30 dias foi detectado um nódulo em sua axila, que foi retirado. Exames constataram que não havia outros focos da doença em seu organismo. Entretanto, ela terá de se submeter a um tratamento por quimioterapia.

Dilma convocou a entrevista depois que a Folha de S. Paulo informou com exclusividade neste sábado que a ministra passa por um tratamento prolongado de saúde no Sírio-Libanês.

Segundo a Folha, Dilma colocou um "porth cath" -- cateter de longa permanência que facilita o tratamento quimioterápico ou com antibióticos. O tratamento está sendo coordenado pelo cardiologista Roberto Kalil e seria preventivo.

Em outubro de 2007, a ministra ficou internada por três dias no Sírio-Libanês para tratamento de diverticulite aguda.

Pré-candidata

Dilma é pré-candidata do PT à Presidência da República nas eleições de 2010. A ministra tem o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Questionada sobre sua possível candidatura, Dilma voltou a dizer que "nem amarrada" confirma sua participação na disputa. Em outras duas ocasiões a ministra usou a mesma expressão para evitar a candidatura.

"Vou responder [a essa pergunta se é candidata a presidente da República em 2010], como respondi um dia desses durante o balanço do PAC [Plano de Aceleração do Crescimento]: nem amarrada eu respondo essa questão", disse a ministra, em entrevista ao programa "Bom Dia Brasil", da Rede Globo, no último dia 23 de março.

"Eu continuo nem amarrada respondendo a essa pergunta", afirmou Dilma hoje.

Dilma deve fazer quimioterapia por quatro meses

A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) deve ficar por quatro meses em tratamento com quimioterapia para combater um linfoma (câncer no sistema linfático). Ela deve se submeter a sessões a cada três semanas, segundo a equipe médica do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo

De acordo com os médicos, a quimioterapia será feita por questão de segurança, como tratamento complementar. A ministra afirmou que há cerca de 30 dias, em uma tomografia feita durante um exame de rotina, foi detectado um nódulo em sua axila, que já foi retirado.

Exames constataram que não havia outros focos da doença em seu organismo. "Os médicos me asseguraram que as consequências da quimioterapia não são problemáticas, que posso continuar com meu ritmo de trabalho", afirmou Dilma.

De acordo com a oncologista Yana Novis, não há uma regra específica para repouso em razão da quimioterapia. "Ela pode fazer a aplicação, que dura cerca de quatro horas, ir para a casa e trabalhar no dia seguinte", afirmou a médica.

A ministra afirmou estar se sentindo "muito bem". "Essa é uma das coisas contraditórias dessa doença: não tem sintomas. Me sinto totalmente bem", afirmou. "Na vida de todos nós é normal ficarmos diante de problemas, de desafios, de opções. Esse é mais um desafio que eu terei na minha vida."

Dilma convocou a entrevista depois que a Folha informou com exclusividade neste sábado que a ministra passa por um tratamento prolongado de saúde no Sírio-Libanês.

Boletim

Segundo boletim médico divulgado às 14 horas pelo hospital Sírio-Libanês, o gânglio foi diagnosticado como linfoma em estágio inicial há um mês, quando a ministra realizou exames de rotina.

"Encontra-se neste momento sem evidência da doença ativa e deverá realizar tratamento quimioterápico complementar por segurança", diz o boletim.

Hoje a ministra voltou ao hospital para exames ambulatoriais finais.

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
30/11/2023 - Cuiabá aproveita expulsão de Martinelli e vence o Fluminense na Arena Pantanal
24/09/2023 - São Paulo 1x1 Flamengo
22/09/2023 - NÃO QUER ENTREGAR SEU DINHEIRO AO SINDICATO? LULA E O STF FARÃO VC PAGAR À FORÇA
22/09/2023 - FOME ZERO-BALA!
21/09/2023 - SIM, PASSARINHOS! &NÃO PASSARÃO!!!
18/09/2023 - JUSTÍSSIMA HOMENAGEM
18/09/2023 - APARECEU O ANTIAGRO!!!
18/09/2023 - PEGADAS VERDES
18/09/2023 - JANJECA-OSTENTAÇÃO
17/09/2023 - AGINDO COMO A JUSTIÇA DE CUBA
17/09/2023 - EM COMPENSAÇÃO...
16/09/2023 - URNAS ELETRÔNICAS
16/09/2023 - DROGAS
16/09/2023 - ACABOU A FASE DO CAGANDO E ANDANDO Botafogo perde para o Galo, em Beagá, mas ainda segue líder
16/09/2023 - É DO BALACOBACO!!!
16/09/2023 -
16/09/2023 - Maconha Faz o L com foto de Lula é apreendida em SP
16/09/2023 - O INFELIZ XADREZ DE LULA
16/09/2023 - STF deveria proibir Lula sair do País
16/09/2023 - TAÍ O LADO BÃO!!!

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques