Dilma Rousseff aparece pela 1ª vez à frente Aécio Neves 01/06/2009
- Gabriela Guerreiro - Folha Online
Pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira mostra que a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) venceria a corrida pelo Palácio do Planalto em 2010 na disputa direta com o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB). Dilma recebeu 27,8% das intenções de voto contra 18,8% para Aécio. Em terceiro lugar ficaria a ex-senadora Heloísa Helena com 18,3% dos votos. É a primeira vez que Dilma aparece na frente do tucano. Em março, Dilma recebeu 19,9% das intenções de voto contra 22% de Aécio.
A CNT Sensus mostra, porém, que a petista sairia derrotada na disputa com o governador de São Paulo, José Serra (PSDB) -- que disputa com Aécio dentro do PSDB a candidatura do partido à presidência da República.
Segundo a CNT/Sensus, Serra ganharia com 40,4% das intenções de voto contra 23,5% de Dilma. Em março, porém, os votos na pré-candidata do PT somaram apenas 16,3% -- o que mostra o crescimento da sua candidatura perante os eleitores.
PUBLICIDADE
Sem a presença de Dilma na disputa, Serra venceria com folga a ex-senadora Heloísa Helena e o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) -- apontados como pré-candidatos ao Palácio do Planalto. Serra recebeu 44,2% das intenções de voto, seguido por Ciro, com 14,3% e Heloísa Helena, com 13,5%.
Se Serra for substituído na disputa por Aécio, ainda sem a presença de Dilma, a ex-senadora Heloísa Helena aparece como vitoriosa nas eleições -- com 22,4% dos votos. Ciro ficaria em segundo lugar, com 20,1% dos votos e Aécio em terceiro com 19,3%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos, os três aparecem tecnicamente empatados.
A pesquisa com a presença dos quatro pré-candidatos, com exceção de Aécio, mostra a vitória do governador de São Paulo com 38,8% dos votos. Dilma aparece em segundo lugar com 22,3%, seguida por Heloísa Helena com 10,3% e Ciro Gomes, com 9% dos votos. O número de indecisos soma 19,8% dos votos entre brancos, nulos e indecisos.
Em setembro de 2008, quando a CNT/Sensus realizou pesquisa semelhante com a presença dos quatro pré-candidatos, Serra venceria com folga a disputa com 38,1% dos votos, seguido por Ciro, com 17,4%, Heloísa Helena com 9,9% e Dilma, em último lugar, com 8,4%.
O crescimento de Dilma na pesquisa, segundo o diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes, é consequência da transferência dos votos de Ciro para a petista -- além da percepção da população brasileira de que Dilma é efetivamente a candidata do PT ao Palácio do Planalto.
Segundo turno
Num eventual segundo turno entre Serra e Dilma, a CNT/Sensus mostra que o tucano venceria com 49,7% dos votos contra 28,7% para a petista. A distância entre Serra e Dilma caiu em relação a março deste ano, última edição da pesquisa, quando Serra ficou com 53,5% dos votos e Dilma com 21,3%. Os brancos, nulos e indecisos somam 21,7% na edição de maio.
Na disputa em segundo turno entre Dilma e Aécio, a ministra da Casa Civil venceria com 39,4% dos votos contra 25,9% do governador de Minas Gerais. Em março, Dilma e Aécio apareceram tecnicamente empatados em um eventual segundo turno com 29,1% dos votos e 28,3%, respectivamente.
Serra também venceria a disputa em segundo turno com Ciro. O tucano recebeu 51,8% das intenções de voto contra 19,9% do deputado. No segundo turno entre Ciro e Aécio, o deputado venceria com 34,1% dos votos contra 27,9% do governador mineiro.
A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre os dias 25 e 29 de maio, em 136 municípios de 24 Estados. Foram ouvidas 2.000 pessoas, e a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou menos.