Inter e Corinthians decidem título da Copa-BR após polêmicas e acusações 01/07/2009
- Folha Online
Numa final que envolveu acusações e até um DVD produzido pelo time gaúcho, Internacional e Corinthians decidem nesta quarta-feira, às 21h50, no estádio Beira-Rio, o título da Copa do Brasil. Em campo, o time paulista terá a vantagem de ter vencido a partida de ida por 2 a 0.
Graças ao resultado obtido no Pacaembu, o Corinthians pode vencer, empatar ou perder por um gol de diferença -- ou até dois, desde que marque ao menos um gol -- para ser campeão. Se o Inter devolver os 2 a 0, a decisão será nos pênaltis.
Na história, o Corinthians já conquistou a Copa do Brasil em 1995 e em 2002. Já o Internacional vai em busca do seu segundo título no torneio --venceu em 1992.
PUBLICIDADE
A polêmica entre os dirigentes começou na segunda-feira. O vice-presidente de futebol do Internacional, Fernando Carvalho, apresentou um DVD com o que seu clube considera erros de arbitragem a favor do Corinthians na edição atual da Copa do Brasil. O objetivo do time colorado era mostrar que o rival paulista está sendo beneficiado no torneio.
Depois, Fernando Carvalho mostrou faixa recebida de um torcedor corintiano, que já dá o Corinthians como tricampeão da Copa do Brasil. Segundo o dirigente, ela será usada para motivar os jogadores do clube gaúcho.
Imediatamente, o Corinthians respondeu. Em seu site oficial, o clube do Parque São Jorge publicou uma nota na qual "discorda da atitude do vice-presidente de futebol do Internacional, Fernando Carvalho, de distribuir DVD contendo supostos favorecimentos da arbitragem ao nosso clube".
"Achei um pouco repetitivo porque o futebol já nos demonstrou que sempre é possível encontrar erros e acertos. Temos por hábito enxergar apenas nossos acertos e os erros dos outros. A questão da faixa é meio velha, né? Na decisão contra o Santos [do Campeonato Paulista], já apareceu uma camiseta", disse o técnico Mano Menezes ao analisar o assunto.
Em campo, o Corinthians não deverá ter surpresas. Com a volta do lateral-esquerdo André Santos, que havia sido liberado para defender a seleção brasileira, Mano deverá entrar em campo com seu time-base --Felipe, Alessandro, William, Chicão e André Santos; Cristian, Elias e Douglas; Dentinho, Jorge Henrique e Ronaldo.
O Inter tem problema no meio-campo. O volante Sandro, lesionado, foi vetado. Andrezinho é o mais cotado para a vaga. Em compensação, o lateral Kléber e o atacante Nilmar também voltam da seleção.
"O estádio vai virar um caldeirão, e a gente sabe que isso faz diferença. A comunicação com o Índio atrás está muito boa. Queremos fazer o nosso papel bem feito para dar sustentação ao ataque", disse o zagueiro Danny Morais.
INTERNACIONAL
Lauro; Bolívar, Índio, Danny Morais e Kléber; Magrão, Guiñazu, Andrezinho (Glaydson) e D'Alessandro; Taison e Nilmar.
Técnico: Tite
CORINTHIANS
Felipe; Alessandro, William, Chicão e André Santos; Cristian, Elias e Douglas; Jorge Henrique, Ronaldo e Dentinho.
Técnico: Mano Menezes
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Horário: 21h50
Juiz: Ricardo Ribeiro (MG)