Renato Gaúcho volta ao Fluminense; Timão vende André Santos e Cristian 20/07/2009
- Agência Estado
A diretoria do Fluminense confirmou nesta segunda-feira o retorno de Renato Gaúcho ao comando da equipe. O treinador deixou o time pela última vez em 2008, durante o Campeonato Brasileiro, quando o clube carioca estava na zona de rebaixamento da competição.
Renato Gaúcho chega ao Fluminense junto com o auxiliar-técnico Alexandre Mendes e será apresentado oficialmente na tarde de terça-feira. O treinador comandará treinamento no CFZ e fará sua estreia na partida contra o Atlético Mineiro, quinta-feira, em Belo Horizonte, pela 13.ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Esta será a quinta passagem de Renato Gaúcho como técnico do Fluminense, se for levada em consideração a reta final do Campeonato Brasileiro de 1996, quando, ainda como jogador, dirigiu a equipe, mas não conseguiu evitar o rebaixamento, revertido com uma virada de mesa.
PUBLICIDADE
Em 2002, Renato Gaúcho retornou ao Fluminense e levou o time até as semifinais do Brasileirão, quando foi eliminado pelo Corinthians. Demitido no ano seguinte, retornaria para lutar contra o rebaixamento na competição nacional. Dessa vez, teve sucesso.
Renato Gaúcho retornou ao Fluminense em 2007 e levou o time ao título da Copa do Brasil. No ano seguinte, fez boa campanha na Copa Libertadores, mas a equipe das Laranjeiras foi derrotada pela LDU, na final, disputada no Maracanã, na disputa de pênaltis. A sua saída aconteceu em agosto de 2008, por conta da campanha ruim no Campeonato Brasileiro.
O técnico chega ao Fluminense com a missão de tirar o time da zona de rebaixamento do Brasileirão. A equipe está na penúltima colocação, com apenas dez pontos, e foi goleada pelo Goiás por 4 a 1, no último sábado, completando a sétima partida sem vitória na competição
Corinthians vende André Santos e Cristian
O Corinthians anunciou nesta segunda-feira a venda do lateral-esquerdo André Santos e do volante Cristian para o Fenerbahce, da Turquia. Os dois jogadores foram destaques da equipe paulista no primeiro semestre desta temporada, em que o time conquistou o Paulistão e a Copa do Brasil.
"Entre os clubes já está tudo fechado, mas ainda faltam os exames médicos e os acertos finais entre os atletas e a agremiação turca para que a negociação seja concluída", disse o Corinthians em nota oficial.
No site do Fenerbahce, a negociação é dada com certa. "O Fenerbahce chegou a um acordo com o Corinthians para a contratação dos 'superstars' André dos Santos e Cristian Oliveira", afirmou o clube em comunicado.
"Desde já, o Corinthians faz questão de agradecer aos dois jogadores pela dedicação, empenho e profissionalismo com que defenderam as cores do clube no período em que aqui estiveram", declarou a equipe alvinegra.
DINHEIRO
Os valores da negociação não foram revelados. O Corinthians, porém, não receberá o dinheiro total das negociações, já que o clube possui apenas 37,5% dos direitos econômicos de André Santos. Já Cristian é dividido entre Corinthians, Flamengo e Atlético-PR.
Assim, os dois jogadores se despediram do Corinthians na vitória por 2 a 1 sobre o Cruzeiro, domingo, no Mineirão. Cristian e André Santos chegaram ao Corinthians em 2008 e, como titulares, conquistaram o título da Série B do Campeonato Brasileiro.
André Santos, que passou também por Figueirense, Flamengo e Atlético Mineiro, participou de 98 jogos e marcou 25 gols no Corinthians. O bom desempenho o levou a seleção brasileira e ele foi titular na conquista da Copa das Confederações em junho. Já Cristian, que já defendeu Paulista, Atlético-PR e Flamengo, atuou 51 vezes pelo clube paulista e fez oito gols.