Felipe Massa pode fazer parte final de recuperação em São Paulo 28/07/2009
- Folha Online
O pai de Felipe Massa, Titônio Massa, confirmou nesta terça-feira que seu filho irá se transferir para um hospital em Paris assim que for possível e disse que ele pode fazer em São Paulo a parte final da recuperação pós-acidente sofrido no treino classificatório para o GP da Hungria de F-1.
O piloto da Ferrari está internado no Hospital Militar de Budapeste desde sábado, quando foi atingido no capacete por uma mola que se soltou da Brawn dirigida por Rubens Barrichello. O acidente causou fratura no crânio e concussão cerebral em Massa.
"A melhoria dele é visível praticamente a cada hora, e continuamos muito otimistas em relação ao futuro. Se continuar nesse ritmo, talvez na quinta-feira já possa ser transferido para o hospital em Paris, onde continuaria sua recuperação até o momento de poder voltar para casa. Não sabemos ainda se ele irá para Montecarlo ou São Paulo, cidades onde mora. Mas temos de continuar acatando as ordens dos médicos e obedecendo ao cronograma deles", disse Titônio.
PUBLICIDADE
O brasileiro ainda está na UTI, mas teve a sedação suspensa na segunda-feira. Hoje, ele conseguiu abrir o olho esquerdo --lado que foi atingido pela mola. Segundo o médico Dino Altman, que foi levado a Budapeste pela família Massa, o piloto está enxergando normalmente.
Apesar da melhora, o ferrarista ainda não consegue se lembrar do treino classificatório de sábado e do acidente que o levou ao hospital. Mas esse é o único lapso na memória do brasileiro, afirmou Titônio.
"Popó [Bueno, piloto de Stock Car] até perguntou para ele [se lembrava do acidente], mas Felipe disse que não. Popó, então, ficou de dar amanhã os detalhes de tudo o que aconteceu. Embora não se recorde da prova, Felipe foi capaz de lembrar outros acontecimentos passados, o que também é um bom sinal."
"Felipe passou o dia bem e continua se recuperando cada vez melhor. Hoje, falou um pouco mais, embora ainda continue um pouco sonolento. Pela primeira vez, o Felipe manifestou fome e o desejo de comer alguma coisa, mas ainda não é possível receber alimentação sólida", completou o pai do piloto.
O diretor médico do Hospital Militar de Budapeste, Peter Bazso, afirmou que o brasileiro pode deixar o hospital, andando, em cerca de dez dias.
"Minha expectativa é que ele possa sair andando do hospital, sem ajuda. Se a recuperação dele seguir esse ritmo, não descartaria a possibilidade de ele sair em dez dias", comentou Bazso em entrevista à TV local M1.
O médico, no entanto, alertou que a situação de Massa ainda é grave. "Gostaria de ressaltar que, apesar de ele estar se recuperando, esse ainda não é o fim da história: ele ainda está em uma condição de risco. Mas, é claro, o perigo está diminuindo dia após dia", completou.
Substituto
Em visita ao hospital, o chefe de equipe da Ferrari, Stefano Domenicali, não quis comentar sobre o possível substituto de Massa na escuderia para o próximo GP, em Valência (Espanha), no próximo dia 23 de agosto.
"Dissemos que estávamos esperando por ele assim que ele voltar e que aquele é o carro dele", declarou Domenicali.