capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 23/11/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.933.817 pageviews  

MT Cards Que tal mostrar a cara de Mato Grosso?

DIA A DIA

Papilomatose: problema se manifesta em todo o corpo do animal
02/09/2009 - Fernanda Yoneya e Tânia Rabelo - O Estado de S.Paulo

Para o professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, Eduardo Harry Birgel Júnior, não é possível estimar, com precisão, o impacto econômico da papilomatose no rebanho brasileiro. "Se as verrugas forem em pequena quantidade e isso não afetar o produtor, o problema não é considerado prioritário e o custo de tratamento não compensa. A doença só é tratada se provoca quebra na produção de leite ou de carne", diz o professor. "Estima-se que de 25% a 50% dos rebanhos estejam infectados", calcula ele, embora o Laboratório de Genética do Instituto Butantã dê conta de que essa contaminação chegue a 60% do rebanho.

As formas clínicas da papilomatose, explica Birgel Jr., são classificadas conforme o aspecto das lesões. A forma fungiforme é observada com mais frequência em bezerros ou bovinos jovens e acomete, principalmente, a região da cabeça, pescoço e barbela. "Este tipo de papiloma é facilmente arrancado, mas provoca sangramento do local." A forma filiforme, espalhada pelo corpo do animal, afeta pernas, abdômen e úbere. "Esta forma clínica é mais comum em animais adultos", diz. Já a forma plana acomete o úbere normalmente de animais adultos.

Segundo Birgel Jr., por enquanto, não há nenhum tratamento efetivo. "Há drogas, pasta cáustica, autovacina, além de tratamentos que surgiram empiricamente", diz. "O que é certo é que quando existem muitos tratamentos para um só problema significa que nenhum funciona 100%." A falta de padronização de tratamentos é atribuída pelo professor ao fato de a papilomatose ser uma doença autolimitante. "Num intervalo de 1 a 12 meses, há a queda natural dos papilomas." Em casos de contaminação, a recomendação do Departamento de Clínica Médica da FMVZ-USP é isolar o animal e associar o arrancamento dos papilomas à autovacina. A autovacina é feita, grosso modo, com o papiloma triturado, filtrado e posto em solução contendo formol e antibiótico. Depois, é reinjetada no animal doente. "O arrancamento acaba com o aspecto horripilante do animal e evita sua depreciação."


PUBLICIDADE


Soluções nem sempre eficazes

Enquanto uma vacina não chega ao pecuarista, tentam-se várias maneiras empíricas de erradicar o problema. Uma das mais usuais - e que nem sempre funciona, segundo o pesquisador-doutor e biólogo Antônio Carlos de Freitas, que participa do grupo no Instituto Butantã, é a autovacina.

"Faz-se a autovacina coletando-se algumas verrugas do animal e macerando-as com uma solução especial. Esta mistura tem, em seguida, os vírus inativados, filtrados e reinjetados no animal, que passaria a produzir anticorpos", explica. Nem sempre a autovacina funciona, porque o animal pode ter sido infectado por mais de um tipo de papilomavírus e, casualmente, nas verrugas coletadas não haver todos os tipos. "Além disso, o sistema imunológico do animal pode não ser suficientemente estimulado. Assim, apenas algumas verrugas somem e outras não." Além disso, mesmo que a autovacina contenha todos os tipos de vírus, na maceração ou inativação pode-se alterar algumas proteínas dos vírus e "enfraquecer" o poder justamente daquela proteína responsável por provocar uma resposta do sistema imunológico. "Aplica-se um macerado inócuo, que não tem os ingredientes necessários para imunizar o animal." Já a extirpação das verrugas é um paliativo. "O vírus continua no bovino e pode ser transmitido." Há, ainda, soluções sem origem comprovada, como colocar um anel de cobre na tábua do pescoço do bovino.

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
30/11/2023 - Cuiabá aproveita expulsão de Martinelli e vence o Fluminense na Arena Pantanal
24/09/2023 - São Paulo 1x1 Flamengo
22/09/2023 - NÃO QUER ENTREGAR SEU DINHEIRO AO SINDICATO? LULA E O STF FARÃO VC PAGAR À FORÇA
22/09/2023 - FOME ZERO-BALA!
21/09/2023 - SIM, PASSARINHOS! &NÃO PASSARÃO!!!
18/09/2023 - JUSTÍSSIMA HOMENAGEM
18/09/2023 - APARECEU O ANTIAGRO!!!
18/09/2023 - PEGADAS VERDES
18/09/2023 - JANJECA-OSTENTAÇÃO
17/09/2023 - AGINDO COMO A JUSTIÇA DE CUBA
17/09/2023 - EM COMPENSAÇÃO...
16/09/2023 - URNAS ELETRÔNICAS
16/09/2023 - DROGAS
16/09/2023 - ACABOU A FASE DO CAGANDO E ANDANDO Botafogo perde para o Galo, em Beagá, mas ainda segue líder
16/09/2023 - É DO BALACOBACO!!!
16/09/2023 -
16/09/2023 - Maconha Faz o L com foto de Lula é apreendida em SP
16/09/2023 - O INFELIZ XADREZ DE LULA
16/09/2023 - STF deveria proibir Lula sair do País
16/09/2023 - TAÍ O LADO BÃO!!!

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques