Marfrig arrenda 11 frigoríficos de Margen e Mercosul 22/09/2009
- Alberto Alerigi Jr. e Camila Moreira - Reuters
Uma semana depois de anunciar a compra da Seara, a Marfrig informou nesta terça-feira que fechou mais três negócios, entre eles a expansão em bovinos no Brasil através do arrendamento de 11 frigoríficos.
A diretoria da companhia ainda decidiu elevar seu capital via oferta pública primária de ações ordinárias, cedendo mandato para Bradesco BBI ser coordenador líder da operação.
Pelos termos aprovados na reunião, a companhia autorizou aumento de capital com emissão de até 232,06 milhões de ações ordinárias adicionais, que fecharam na segunda-feira a 17,57 reais. A companhia não divulgou quantas novas ações pretende emitir, nem eventual data da operação.
PUBLICIDADE
Em comunicado ao mercado, a Marfrig informou que fechou protocolo de intenções com os frigoríficos Margen e Mercosul para o arrendamento de 11 frigoríficos, com capacidade total de abate de 8,8 mil cabeças de gado por dia, além de uma indústria de charquearia com produção de 1.700 toneladas de produtos industrializados por mês.
As unidades arrendadas estão em Goiás, Pará, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul.
O acordo, segundo o comunicado, elevará a capacidade de abate da empresa para 22.350 bovinos por dia no Brasil e para 30.150 bovinos diários no total.
"A Marfrig considera estratégica essa operação num momento de gradual crescimento na oferta de gado e melhoria do comércio nacional e internacional", diz o comunicado.
Na semana passada, a empresa anunciou um "acordo irrevogável" para a compra da Seara por 900 milhões de dólares.
ZENDA E MARTINS
Mais cedo, a Marfrig anunciou que fechou acordo para compra de 51 por cento do grupo Zenda, que atua no fornecimento de couros para as indústrias automotiva e de aviação, por 49,5 milhões de dólares.
O acordo com o grupo Zenda, que tem sede no Uruguai, prevê a transferência das ações remanescentes de acordo com o desempenho operacional do negócio.
O grupo Zenda, que atua desde 1890, tem a capacidade diária de produção de até 7.000 couros acabados e cortados e possui unidades na Argentina, México, Estados Unidos, Alemanha, África do Sul, Chile, Hong Kong e China.
Em 2008, o grupo teve faturamento de cerca de 177 milhões de dólares. A companhia tem entre os clientes montadoras como BMW, Audi, Porsche, Nissan e Mitsubishi e companhias aéreas como LAN, Aerolineas Argentinas.
Em comunicado separado, a Marfrig informou que também acertou uma parceria de cinco anos com o grupo atacadista Martins, que "visa buscar ganhos comuns nos canais de distribuição e logística dos dois grupos para atender seus clientes de varejo (restaurantes, açougues e supermercados), podendo ser prorrogado por igual período."