Com sobras, Hamilton voa no fim do treino e faz a pole em Abu Dhabi 31/10/2009
- GLOBOESPORTE.COM
Com uma volta espetacular no minuto final da superpole, Lewis Hamilton vai largar na pole position do GP dos Emirados Árabes, última etapa da temporada 2009 da Fórmula 1. O inglês colocou seis décimos em cima de Sebastian Vettel, da RBR, que ficou na segunda posição. Na briga pelo vice-campeonato, o alemão ficou duas posições à frente de Rubens Barrichello, da Brawn GP, que larga em quarto.
Mark Webber, companheiro de Sebastian Vettel na RBR, ficou na terceira posição e pode ajudar o parceiro na briga pelo vice-campeonato em Abu Dhabi. Jenson Button, campeão da temporada 2009 com uma corrida de antecipação, marcou o quinto tempo com a Brawn GP. Jarno Trulli, da Toyota, larga na sexta posição neste domingo.
A Rede Globo transmite o GP dos Emirados Árabes neste domingo, às 11h (de Brasília), com narração de Galvão Bueno; comentários de Reginaldo Leme e Luciano Burti; e reportagem de Mariana Becker.
PUBLICIDADE
- É claro que não foi uma posição satisfatória para um campeão do mundo. Apesar disso, o treino classificatório foi muito bom. O carro estava muito bem. Mas tive muitas vibrações no chassi na superpole. Todas as vezes que eu tocava na zebra, o volante tremia. Estava muito estranho. Espero que possamos resolver isso para a corrida - diz Button, após o treino classificatório.
Robert Kubica, da BMW Sauber, marcou o sétimo tempo, uma posição à frente do companheiro Nick Heidfeld. A equipe alemã se despede da Fórmula 1 nesta corrida e precisa de um bom resultado para encerrar bem sua passagem pela categoria. Nico Rosberg, em sua despedida da Williams, larga em nono, e Sebastien Buemi, da STR, completa a lista dos dez primeiros colocados em Abu Dhabi.
Na segunda parte do treino (Q2), Kimi Raikkonen, da Ferrri, não conseguiu passar à superpole. O finlandês foi superado por Nico Rosberg, da Williams, na última volta do Q2, mesmo com um erro do alemão. O campeão de 2007 vai largar apenas em 11º, uma posição à frente da revelação Kamui Kobayashi, da Toyota.
Heikki Kovalainen, melhor de sexta-feira, também ficou fora no Q2. O finlandês da McLaren teve problemas em seu carro e acabou parando em uma das áreas de escape. Ele vai largar apenas na 13ª posição, enquanto Lewis Hamilton, seu companheiro de equipe, avançou à superpole.
A Renault não conseguiu se acertar no novo circuito de Abu Dhabi. A equipe francesa teve seus dois carros eliminados ainda na primeira parte do treino classificatório (Q1). Fernando Alonso, bicampeão mundial, conseguiu apenas o 16º tempo. Já Romain Grosjean, criticado por seu fraco desempenho na temporada, ficou em penúltimo.
- Espero que neste domingo possamos fazer uma boa corrida, com várias ultrapassagens. O circuito é muito largo e deve ter lugares para a gente superar os adversários - diz Alonso.
Giancarlo Fisichella ficou apenas na última posição com sua Ferrari. O italiano não conseguiu andar bem nas corridas que fez pela equipe italiana e deve encerrar sua passagem como titular do time de forma melancólica. Ele culpou a falta de aderência na parte final do circuito de Abu Dhabi pelo mau resultado.
- Foi uma situação difícil tentar marcar um tempo sem aderência. Estava apenas um décimo mais lento que Kimi até o último setor da pista, mas ele saía muito de traseira neste trecho e não funcionava bem. Infelizmente, não consegui avançar - diz Fisichella.