Para presidente do Palmeiras, anulação de jogo seria engraçada e benéfica 13/11/2009
- José Ricardo Leite - Folha Online
O presidente do Palmeiras, Luiz Gonzaga Belluzzo, disse se sentir constrangido em comentar o pedido do Sport de anular a partida de quarta-feira entre as duas equipes e admitiu que isso poderia beneficiar seu clube, que teria chance de tentar vencer a partida. O dirigente classificou a situação como engraçada e curiosa, já que, em teoria, o beneficiado com a anulação seria o Sport.
O time pernambucano, que teve decretado o rebaixamento para a Série B do Nacional com o empate por 2 a 2 contra a equipe alviverde, na quarta-feira, se considera prejudicado pelo fato de o árbitro Elmo Alves Resende Cunha ter validado o segundo gol do Palmeiras, marcado por Danilo, em lance polêmico no final do segundo tempo.
O árbitro aparentemente apitou apontando impedimento no lance antes de o defensor palmeirense concluir para o gol. No entanto, apesar de já ter apitado, ele deixou a jogada correr e em seguida validou o gol. O Sport já disse que pretende acionar o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) para anular o jogo.
PUBLICIDADE
"É uma prerrogativa deles do Sport. Eles têm o direito de pedir a anulação por conta de um erro de direito. Me sinto até constrangido em comentar esse assunto, que é de interesse do Sport, mas se o jogo fosse repetido, isso ajudaria o Palmeiras. É uma situação engraçada, pois o Palmeiras não deu motivo para nada. O Sport está no direito dele", disse Belluzzo, em entrevista à Folha Online.
"O juiz apitou um lance em que não existia infração. Ele faria um estrago. Em tese, você pode estar anulando um jogo porque um juiz equivocadamente tentou anular um lance legal. Existe um paradoxo. Isso não impede o Sport de tentar a anulação, que não seria negativa para o clube que se beneficiou do lance. É engraçado e curioso", continuou o dirigente.
Faltando três jogos para encerrar sua participação no Campeonato Brasileiro, o Sport tem 31 pontos e não tem mais chances de ultrapassar o Botafogo, primeiro time fora da zona de rebaixamento, que soma 41 pontos.
O resultado de quarta fez o Palmeiras se igualar ao São Paulo na liderança, com 59 pontos. O time alviverde ocupa a ponta da tabela em função do saldo de gols, mas pode despencar para a quarta colocação caso São Paulo, Flamengo e Atlético-MG vençam seus jogos no complemento da rodada, no final de semana.
Na quinta-feira, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou, em seu site oficial, que o árbitro Elmo Alves Resende Cunha está fora do restante do Campeonato Brasileiro devido à "falha técnica".
Punição
Belluzzo foi denunciado pelas acusações e ofensas dirigidas a Carlos Eugênio Simon e pode ser suspenso do futebol por mais de seis anos. Após a derrota de 1 a 0 para o Fluminense no domingo, em que o árbitro anulou um gol do palmeirense Obina, o mandatário do clube paulista questionou a conduta de Simon e disse que o agrediria caso o encontrasse.
Belluzzo responderá a seis artigos do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) pelas palavras contra Simon. Com as punições somadas, a pena do dirigente pode chegar a 2.530 dias de suspensão.
O mandatário palmeirense disse acreditar que a pena de seis anos é muito forte. "No momento que dei as declarações, eu já sabia que ia ter uma consequência. Não posso reclamar da denúncia. Vou tentar me informar como vou montar a defesa. Mas acho que uma pena de seis anos é um pouco excessiva", disse Belluzzo, à Folha Online.
"Mas eles não podem me suspender de minhas funções de presidente do clube. Como adminstrador, eles não podem fazer isso", continuou.