Forte terremoto atinge o Haiti 12/01/2010
- Folha Online
Um terremoto de 7 graus de magnitude atingiu o Haiti nesta terça-feira, segundo a medição do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). Não há confirmações sobre vítimas ou danos, mas um cinegrafista ligado à agência de notícias Associated Press informou ter presenciado o desabamento de um hospital.
Segundo o cinegrafista, o hospital desabou em Pétionville, subúrbio da capital Porto Príncipe, e, logo após o acidente, era possível ouvir pessoas pedindo socorro.
"Estão todos muito assustados e abalados", disse Henry Bahn, funcionário do Departamento de Agricultura dos EUA que visitava o país. "O céu está cinza com poeira." Bahn relatou que estava em seu quarto de hotel quando percebeu o tremor. "Só ouvia um grande barulho e gritos a distância."
PUBLICIDADE
O americano contou à Associated Press ter visto um barranco no qual diversas casas foram destruídas. "Está cheio de paredes, escombros e arame farpado."
Um repórter de uma rede de TV local Haiti Pal disse que vários prédios caíram por conta do tremor. Por telefone, ele descreveu a situação como desesperadora.
O embaixador do Haiti nos Estados Unidos, Raymond Joseph, disse que o tremor é uma "catástrofe de enormes proporções". Segundo Dale Grant, analista da USGS, este foi o terremoto mais forte já registrado na região. Antes, disse, o mais forte havia sido um tremor de 6,7 graus em 1984.
No Brasil, os ministérios da Defesa e da Relações Exteriores informaram que até por volta das 21h (horário de Brasília) não haviam conseguido contato com os brasileiros no Haiti. O governo norte-americano disse à Reuters que o terrmoto havia danificado a rede de telefonia do Haiti.
O tremor teve seu epicentro a apenas 15 quilômetros da capital Porto Príncipe, seu foco foi a apenas 30 quilômetros de profundidade. Após uma primeira medição de 7 graus, uma medição chegou a apontar magnitude 7,3, mas o registro foi corrigido em seguida para 7.
Dois fortes tremores secundários, um de 5,9 graus e outro de 5,5, foram registrado alguns quilômetros a sudoeste do forte terremoto, poucos minutos depois do primeiro sismo.
Segundo um correspondente da agência France Presse, que confirmou o desabamento de um prédio em Petionville, o tremor durou mais de um minuto, e um trator foi levado ao local do desabamento para ajudar no resgate de possíveis vítimas.
O Haiti, a República Dominicana, Cuba e as Bahamas receberam avisos do Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico para "a possibilidade de um tsunami local que afetaria a costas a não mais que 100 km do epicentro do terremoto". Conforme o Centro de Alertas, não há ameaça "extensa e destrutiva", dado o histórico da região.
...
Texto atualizado às 20:33 - hora MT
Compartilhe:
Comentários dos Leitores Os textos dos leitores são apresentados na ordem decrescente de data. As opiniões aqui reproduzidas não expressam necessariamente a opinião do site, sendo de responsabilidade de seus autores.
Comentário de Deusa Santos (dsantos.santos.@sapo.pt) Em 21/01/2010, 20h28
Haiti foi avisado sobre o terremoto?
Parece-me que houve aviso de que haveria um grande terremoto no haiti,é verdade?