Contra o Grêmio, Araguaia-MT planeja estreia grandiosa com reforço colorado 10/02/2010
- Richard de Souza - globo.com
O discurso do Araguaia-MT não é diferente do dos demais clubes de menor expressão da Copa do Brasil. Equipes modestas, com quase nada de dinheiro em caixa e dispostas a surpreender. A folha salarial é de R$ 60 mil. É tudo na base da vontade. Estreante, o time deu o azar de cruzar com o Grêmio, tetracampeão da competição nacional. Mas nem pensa em desanimar. A equipe comandada pelo técnico Pedro Mendes promete que não vai facilitar para o Tricolor.
A motivação começou na temporada passada. O ano de 2009 entrou para a história deste clube com pouco mais de três décadas de existência. Além de ter conquistado o vice-campeonato estadual, fez grande campanha na Série D do Brasileirão. Mesmo depois de ter perdido seis pontos por escalar um jogador de forma irregular, ficou na sexta colocação. Caiu apenas nas quartas de final. Contra o Grêmio, a motivação é extra.
- A nossa preparação iniciou no dia 7 de janeiro. O Estadual é a nossa prioridade, mas a Copa do Brasil foi um presente que ganhamos no ano passado pelo vice-campeonato. Queremos fazer uma boa campanha, surpreender. O favoritismo é do Grêmio, mas queremos ser uma boa surpresa – disse o técnico Pedro Mendes.
PUBLICIDADE
Engana-se quem pensa que a única intenção é não perder por dois gols de diferença para evitar que o adversário elimine o jogo da volta.
- A intenção inicial é vencer o jogo. Claro que temos consciência do poder do Grêmio. Nosso time é jovem, com pouco investimento, humilde, com vários jogadores de 23, 24 anos. Mas temos de acreditar - comentou.
No esquema com dois zagueiros, Pedro espera conseguir conter a força ofensiva dos gaúchos.
"A intenção inicial é vencer o jogo. Claro que temos consciência do poder do Grêmio. Nosso time é jovem, com pouco investimento, humilde, com vários jogadores com 23, 24 anos. Mas temos de acreditar."
- Apesar de saber que o time está em início de temporada, sabemos que o poder ofensivo é muito forte. É uma equipe que já está acostumada com essas competições. Vamos jogar firme, conseguir a vitória ou o resultado para fazer o segundo jogo em Porto Alegre – analisou.
Ao mesmo tempo em que destaca a juventude do grupo, dois jogadores com mais de 30 anos formam o pilar do Araguaia. O goleiro Flávio Mendes, que tem passagem pelo Goiás, e o meia Verona, que jogou no Atlético-GO.
- Vamos fazer a nossa parte. Todos querem uma vitória e nós não somos diferentes. Dentro das quatro linhas, depende de cada um buscar aquilo que deseja. Podemos conseguir uma vitória. Que seja um empate. É um time que está em formação, não tem nem um mês, mas temos jogadores de qualidade, profissionais, bons. Espero que eu possa passar para eles o que já pude fazer na carreira. Jogar com time grande é bom porque deixa jogar. Vai ser bom, confio na minha equipe, diante da torcida que vai ver a partida – frisou o capitão Verona.
Apesar de mandar seus jogos no estádio Bilinão (que tem capacidade para 3.500 pessoas), no Alto Araguaia, a partida contra o Grêmio será disputada em Rondonópolis, a 200 km, no Luthero Lopes, onde cabem quase 20 mil pessoas. O problema é que o grande número de gaúchos na região deve dar uma força aos visitantes. Mas como o Rio Grande do Sul é metade vermelho, a esperança é que seja assim também no Mato Grosso.
- Muita gente do Sul mora por aqui. São muitos gremistas, mas espero muitos colorados para torcer contra o Grêmio e nos dar uma força. Quem sabe não conseguimos reforçar a torcida do Araguaia com os torcedores do Inter? (risos) – brincou.
A partida começa às 19h30m (de Brasília). Se vencer por dois gols de diferença, o Grêmio se classifica para a segunda rodada sem precisar do jogo da volta.