Fumaça vulcânica cancela 17 mil voos na Europa; Reino Unido não terá voos até as 21h 16/04/2010
- Folha Online
A nuvem de cinza gerada pela erupção de um vulcão na Islândia causou nesta sexta-feira o cancelamento de 17 mil voos em toda a Europa, segundo a Agência Europeia para a Segurança na Navegação Aérea (Eurocontrol). O Reino Unido, país mais afetado pela nuvem vulcânica, estendeu o fechamento de seu espaço aéreo até, ao menos a 1h deste sábado (21h desta sexta-feira no horário de Brasília).
Segundo as últimas informações da própria entidade, cerca de 1,36 milhão de passageiros serão afetados nesta sexta-feira pelos cancelamentos de voos na Europa.
A Eurocontrol informou que uma média de 28 mil aviões circulariam nesta sexta-feira pelo espaço aéreo europeu, mas diante dos riscos impostos pela fumaça às turbinas dos aviões, apenas 11 mil voos serão realizados.
PUBLICIDADE
A agência diz ainda que os aeroportos de Londres, no Reino Unido, e Amsterdã, na Holanda, são os mais afetados até o momento. Destes aeroportos viriam quatro voos cancelados com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
O espaço aéreo permanece completamente fechado na Irlanda, Reino Unido, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia, Estônia, e na Eslováquia.
Já os aeroportos foram fechados no norte da França, incluindo todos os aeroportos de Paris, em algumas zonas da Alemanha (Düsseldorf, Colônia, Hamburgo, Berlim e Frankfurt) e da Polônia (incluído o aeroporto de Varsóvia e da Cracóvia, onde chagarão os líderes para o funeral do presidente).
O responsável de imprensa da Eurocontrol, Kayla Evans, indicou que vários especialistas vigiam a evolução da nuvem que sai do centro do vulcão e que por enquanto se dirige rumo ao leste, para ver quando é seguro reabrir o espaço aéreo, mas "os dados mudam minuto a minuto".
Reino Unido
O Serviço de Controle do Tráfego Aéreo Nacional do Reino Unido (Nats, na sigla em inglês) anunciou que o espaço aéreo britânico estará fechado até à 1h deste sábado já que a fumaça de cinzas vulcânicas continua a cobrir o país.
Os voos da Irlanda do Norte e das ilhas do oeste da Escócia para e de Glasgow e Prestwick serão mantidos até às 19h desta sexta-feira (14h no horário de Brasília). Segundo o Nats, os voos com destino e procedência em Glasgow, Prestwick e Belfast para e do Atlântico Norte também serão mantidos no mesmo período.
O Nats diz ainda que as previsões meteorológicas indicam que o espaço aéreo escocês poderá receber voos domésticos.
Bélgica
Na Bélgica, o espaço aéreo foi fechado às 16h30 desta quinta-feira (11h30 no horário de Brasília) até, inicialmente, às 10h de sábado (5h no horário de Brasília), segundo o site do aeroporto de Bruxelas.
Noruega
Na Noruega, todos os voos continuam suspensos até, ao menos a manhã desta sexta-feira. As companhias escandinavas SAS informaram que não farão nenhuma conexão com a Noruega até a tarde desta sexta-feira.
Dinamarca
O país mantém seu espaço aéreo fechado durante todo o dia.
Finlândia
A companhia aérea Finnair informou que o aeroporto de Helsinki permanecerá fechado até a tarde desta sexta-feira e seus voos não devem ser retomados até este sábado.
Áustria
O país deve fechar seu espaço aéreo nesta tarde, mas por enquanto cancelou 50 partidas e 41 chegadas do Aeroporto de Viena.
Eslováquia
A Eslováquia anunciou nesta sexta-feira que também fechou seu espaço aéreo devido à fumaça vulcânica oriunda da Islândia.
A porta-voz dos Serviços de Navegação Aérea, Aniko Fodorova, diz que o espaço aéreo ficará fechado a partir das 15h desta sexta-feira (10h no horário de Brasília).
Fodorova disse que o fechamento deve ser mantido até a noite de domingo (18).
O presidente eslovaco, Ivan Gasparovic, planeja viajar para a Cracóvia, na Polônia, no domingo para o funeral do presidente polonês, Lech Kaczynski.
França
Na França, os aeroportos de Paris --incluindo Charles de Gaulle e Orly-- permanecerão fechados até as 20h (15h de Brasília).
A medida adotada pela Direção Geral de Aviação Civil (DGCA) diz respeito aos aeroportos do norte e leste do país.
No entanto, os pousos serão autorizados nos dois aeroportos parisienses entre 12h (7h no horário de Brasília) e 16h (11h no horário de Brasília).
Espanha
Na Espanha, os aeroportos preveem o cancelamento de entre 453 e 617 voos com destino ao norte da Europa. Destes, segundo o jornal espanhol "El Pais", 311 são voos que saem do país e 306 chegam.
Os cancelamentos afetaram os aeroportos de Barajas (Madri), Palma de Mallorca, Lanzarote, Málaga, Valencia, Alicante e Reus.
A maioria dos cancelamentos são, segundo o jornal, voos com destino ao Reino Unido, França, Alemanha, Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca, Holanda, Irlanda e Bélgica.
Alemanha
Com a nuvem se movendo a leste, os voos foram interrompidos também no aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, o terceiro maior da Europa, e dez outros aeroportos alemães, incluindo Duesseldorf, Berlim, Hamburgo e Colônia -- até, ao menos às 14h desta sexta-feira (11h no horário de Brasília).
Holanda
Na Holanda, o aeroporto de Amsterdam-Schiphol suspendeu todo o tráfego aéreo.
"Durante as próximas horas, nenhum avião aterrissará ou decolará de Schipol", disse o aeroporto, que não deu previsão para a retomada das atividades.
Polônia
A Polônia também expandiu sua área de proibição de voos para a maior parte do país, excluindo a cidade de Rzeszow, no sul, a partir das 20h desta quinta-feira e sem previsão de retomada.
A medida inclui o aeroporto na Cracóvia, onde devem chegar aos autoridades que vão assistir ao funeral de Kaczynski.
Os analistas afirmam que a direção do vento poderia fazer com que nas próximas horas a nuvem siga para o sul da Polônia.
Ásia
A situação também prejudica os voos para a Europa na região Ásia-Pacífico, com o cancelamento de várias conexões.
Milhares de passageiros em Wellington, Tóquio, Hong Kong e Cingapura, entre outros, esperavam por informações.
A companhia aérea australiana Qantas cancelou nesta sexta-feira vários voos para Londres e Frankfurt, assim como a Air New Zealand e a Japan Airlines (JAL).