Europa já registra 16 mil voos cancelados neste sábado 17/04/2010
- Folha Online com agências internacionais
Cerca de 16 mil voos foram cancelados neste sábado no espaço aéreo da Europa devido à nuvem de cinzas gerada por uma erupção vulcânica na Islândia, anunciou neste sábado a agência de segurança aérea europeia, Eurocontrol.
"A nuvem de cinzas vulcânicas seguirá perturbando a situação pelas próximas 24 horas", indicou a organização em um comunicado.
Serão aproximadamente seis mil voos operando hoje, contra cerca de 22 mil em condições normais, informou a Eurocontrol.
PUBLICIDADE
"Nenhuma decolagem ou aterrissagem é possível para aeronaves civis na maior parte dos países do norte e do centro da Europa", informou a Eurocontrol.
"O espaço aéreo do sul da Europa, que inclui a Espanha, o sul dos Balcãs, o sul da Itália, Bulgária, Grécia e Turquia, ainda permanece aberto e há voos previstos nesses países", acrescentou a organização.
Alternativas
A situação na sexta-feira já indicava que o caos aéreo passou a impactar também as outras alternativas de transporte no continente europeu. A operadora de trem Eurostar disse estar carregando cerca de 50 mil passageiros entre Londres, Paris e Bruxelas. A Thalys, que reúne os serviços de alta velocidade da França, Bélgica e Alemanha, estava deixando passageiros comprar passagens mesmo se os trens estivessem lotados.
As operadoras de balsas no Reino Unido receberam uma enxurrada de reservas de pessoas desesperadas para cruzar o Canal da Manha até a França, e a empresa de taxi de Londres Addison Lee disse ter recebido pedidos para viagens até cidades como Paris, Milão, Amsterdã e Zurique.
A chanceler alemã, Angela Merkel, teve de ir a Portugal, em vez de Berlim, na volta para casa vinda de uma visita aos EUA. O primeiro-ministro da Noruega, Jens Stoltenberg conseguiu pegar um voo de Nova York para Madri, mas ainda não sabia quando e como chegaria em casa.
O Exército americano teve de redirecionar vário voos, incluindo alguns levando feridos do Afeganistão e Iraque, informo um porta-voz do Pentágono. Cinco soldados alemães feridos no Afeganistão foram levados à Turquia. Também foram fechadas temporariamente as bases no Reino Unido e Alemanha.
Efeito financeiro
O caos aéreo na Europa, causado pelas cinzas e fumaça decorrentes da erupção de um vulcão na Islândia e considerado o mais grave desde a interrupção no 11 de Setembro, estão custando mais de US$ 200 milhões ao dia às companhias aéreas, informou nesta sexta-feira a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês).
Mas a menos que a fumaça prejudique os voos por semanas, ameaçando as redes de fornecedores das fábricas, economistas não esperam que o problema afete a recuperação da Europa ou o Produto Interno Bruto (PIB) do segundo quadrimestre.
Especialistas em vulcões afirmam, no entanto, que as cinzas podem causar problemas no tráfego aéreo por até seis meses se as erupções continuarem e, nesse caso, o impacto nas empresas aéreas seria grande.
As ações de empresas aéreas como Lufthansa, British Airways, Air Berlin, Air France-KLM, Iberia e Ryanair caíram entre 1,4% e 3% nesta sexta-feira.