Apenas 30% dos voos previstos na Europa serão operados hoje, diz agência 19/04/2010
- Folha Online com agências internacionais
A Agência Europeia para a Segurança na Navegação Aérea (Eurocontrol) afirmou que será possível operar apenas entre 8.000 e 9.000 voos nesta segunda-feira, o que representa 30% dos trajetos previstos na Europa. Este é o quinto dia de restrições de voo e fechamento do espaço aéreo de vários países europeus pela nuvem de cinzas de um vulcão islandês, que também já ameaça os voos no Canadá.
"Quase 30% do número total de voos devem acontecer hoje (segunda-feira) na Europa, o que representa 50% da superfície total do continente", destaca comunicado da Eurocontrol.
PUBLICIDADE
O sul da Europa, incluindo Portugal, Espanha, algumas áreas da Itália, da França, a região dos Bálcãs, Bulgária, Grécia e Turquia, assim como algumas zonas do norte, em especial Noruega e Suécia, estão atualmente abertas ao tráfego civil.
No sábado, mais de 75% dos voos não decolaram. No domingo, apenas 20% do tráfego aéreo foi garantido, após quatro dias de caos na Europa pela erupção de um vulcão islandês, que desprendeu uma nuvem de cinzas considerada perigosa para a segurança dos aviões e que pode causar pane nas turbinas.
Veja a situação dos voos país a país:
Reino Unido
O Serviço de Controle do Tráfego Aéreo Nacional do Reino Unido (Nats, na sigla em inglês) anunciou na manhã desta segunda-feira que o fechamento do espaço aéreo britânico será válido até a 1h desta terça-feira (21h de segunda-feira no horário de Brasília).
A agência alerta aos passageiros que contatem suas companhias aéreas antes de ir ao aeroporto e afirmou que o movimento da nuvem vulcânica sobre o país continua "dinâmico".
Lituânia e Letônia
A Lituânia mantém nesta segunda-feira seu espaço aéreo aberto, mas não descarta novas restrições como consequência da erupção vulcânica na Islândia.
Os aeroportos lituanos, que permaneceram fechados durante três dias, começaram a funcionar de novo no domingo à tarde.
"Por enquanto o espaço aéreo lituano continua aberto, mas as previsões são pouco promissoras", disse um porta-voz da agência de Aviação Civil.
Ele afirmou ainda que os voos de e para a Rússia são realizados sem restrições e, para os outros países, assinalou que tudo depende de se os aeroportos de destino permitirem a aterrissagem.
Enquanto isso, o espaço aéreo na Letônia está aberto só para voos de passagem, ou seja, aqueles que sobrevoam o país a mais de seis mil quilômetros de altitude.
Além disso, é pouco provável que sejam retomadas as decolagens a partir do aeroporto letão de Riga, já que a nuvem de cinza permanecerá sobre o país pelo menos até às 19h (15 no horário de Brasília), informou o subdiretor da Agência de Aviação Civil, Maris Cernonoks.
Rússia
Os aeroportos russos se viram obrigados a atrasar hoje 411 voos e a cancelar outros 77 como consequência da nuvem de cinzas causada pela erupção vulcânica na Islândia, informou a direção de aeronáutica da Rússia, a Rosaviatsia.
Os atrasos e cancelamentos afetam 34.300 passageiros de voos com destino a países europeus, mas segundo as autoridades russas não são observadas aglomerações nos terminais aeroportuários.
Desde o começo do colapso das comunicações aéreas na Europa, a Rússia manteve aberto seu espaço aéreo sem nenhum tipo de restrições.
Enquanto isso, o Serviço de Meteorologia de Jabarovs, no extremo oriente do país, informou que as cinzas do vulcão islandês poderiam chegar a essa região nos próximos dias.
Polônia
A Polônia decidiu estender as restrições sobre o tráfego aéreo, informou hoje a Agência Polonesa de Navegação Aérea.
Embora a aterrissagem e decolagem de voos comerciais continue proibida, foram permitidos os voos de passagem sobre o espaço aéreo polonês, já que estes aparelhos passam a grande altura, acima da nuvem vulcânica.
Também são possíveis os voos a alturas abaixo dos 6.000 metros, sob o pó procedente do vulcão islandês.
O presidente da LOT, a companhia aérea nacional polonesa, Sebastian Mikosz, se mostrou pouco otimista sobre as condições de voo melhorarem nas próximas horas, e reconheceu que sua companhia ainda não avaliou as perdas "milionárias" provocadas pela proibição dos últimos dias.
Os problemas no tráfego aéreo impediram ontem a presença de importantes estadistas de todo o mundo no funeral do presidente polonês, Lech Kaczynski, na Cracóvia.
Romênia
As autoridades aeronáuticas da Romênia reabriram hoje parte de seu espaço aéreo, após dois dias fechado.
Os aeroportos de Timisoara e Arad, ao oeste do país, retomaram sua atividade. Já os aeroportos de Bucareste, Craiova e Konstanz voltam a funcionar às 10h.
As autoridades romenas planejam a reabertura total do espaço aéreo romeno durante o dia de hoje.
Segundo os meteorologistas, a nuvem de cinza vulcânica sobre a Romênia perdeu densidade e se dirige para o oceano Atlântico.
Bélgica
Bélgica decidiu estender o fechamento de seu espaço aéreo até às 16h desta segunda-feira.
A companhia local Brussels Airlines cancelou todos seus voos até as 12h de terça-feira, apesar do porta-voz do secretário de Estado para a Mobilidade, Etienne Schouppe, ter anunciado a abertura do espaço aéreo, informou o jornal "Le Soir".
Holanda
O país também decidiu estender o fechamento de seu espaço aéreo até as 10h. O Ministério holandês de Transporte, Obras Públicas e Gestão de Água, indicou que a extensão do fechamento é baseada em previsões meteorológicas para as próximas horas, informa a manchete do "Dutch News".
Itália
Na Itália, o espaço aéreo do norte do país, abriu hoje às 7h (3h no horário de Brasília) como tinha anunciado a Entidade Nacional de Aviação Civil.
O voo que partiu às 7h10 de Malpensa, em Milão, para a Catânia, na ilha da Sicília, é o primeiro depois que se decidiu pelo fechamento dos aeroportos do norte do país, entre eles os de Turim, Milão, Gênova e Bolonha, no sábado.
França
A França estuda a reabertura de alguns corredores aéreos, tendo em vista os bons resultados dos voos de teste realizados desde ontem. O aeroporto de Nantes, que fica a cerca de 380 quilômetros da capital francesa, foi reaberto ao tráfego comercial.
Por enquanto, todos os aeroportos situados ao norte de uma linha imaginária entre Bordeaux e Nice vão permanecer fechados pelo menos até amanhã às 8h (4h no horário de Brasília), o que inclui todos os aeroportos de Paris e o de Lyon, segundo anunciou ontem o governo francês.
Alemanha
O departamento alemão de segurança aérea ampliou até pelo menos as 16h o fechamento do espaço aéreo alemão por causa da nuvem de cinzas de um vulcão islandês.
Enquanto isso, são cada vez mais as companhias aéreas que criticam a medida. Wolfgang Nmayrhuber, presidente da Lufthansa, a maior companhia aérea alemã, sustentou hoje em declarações à rede de televisão pública ZDF que "já não existe perigo".
Tanto Mayrhuber como os chefes de outras companhias criticaram que as autoridades oficiais se tenham limitado a tomar como parâmetro uma simulação por computador realizada no Reino Unido, e que não se tenham feito ainda medições reais.
Áustria
O espaço aéreo da Áustria, fechado desde sexta-feira passada (16), foi aberto novamente no começo da manhã desta segunda-feira, anunciaram as autoridades aeronáuticas do país.
Antes das 6h (2h no horário de Brasília), o primeiro voo partiu do aeroporto internacional de Viena, o mais importante da Áustria.
Segundo um porta-voz do aeroporto, o objetivo é chegar o mais rapidamente possível à normalidade, embora por enquanto vários voos continuem suspensos devido no fechamento do espaço aéreo em outros países europeus.
O ex-piloto de Fórmula 1 austríaco Niki Lauda, proprietário da companhia aérea austríaca Fly Niki, fez neste domingo um voo de teste de cerca de 300 quilômetros sem passageiros de Viena a Salzburgo.
Após aterrissar no aeroporto de Salzburgo com um Airbus A320 de sua companhia, que ele mesmo pilotou, Lauda disse: "este foi o voo mais lindo que já fiz, com céu azul. Não entendo nada do que está acontecendo".
Eslováquia
A Eslováquia reabriu o espaço aéreo ao leste do país completamente. O resto do país terá voos apenas acima de 7.500 metros, informou a Autoridade de Aviação do país.
"A parte leste do país está completamente aberta, um novo balanço será feito mais tarde nesta segunda-feira", disse Petr Bruna, chefe da agência de aviação.
O aeroporto da capital, Bratislava, permanecerá fechado até segunda ordem.
Suécia e Dinamarca
O país ordenou a abertura sucessiva de grande parte de seu espaço aéreo, assim como a Dinamarca --embora só para a passagem de aviões acima de 11 mil metros.