Bombeiros localizam mais 3 corpos em Alagoas; NE contabiliza 41 mortos 22/06/2010
- Solange Spigliatti - estadão.com.br
As equipes de resgate do Corpo de Bombeiros localizaram mais três corpos em Alagoas, vítimas das enchentes provocadas pelas chuvas dos últimos dias. Com isso, sobe para 29 o número de óbitos no Estado e chega a 41 o número de vítimas em toda a região Nordeste. Somente em Alagoas, estima-se que mais de mil pessoas estejam desaparecidas.
Segundo os bombeiros, os corpos encontrados serão resgatados na manhã desta terça-feira, 22, na cidade de Branquinha, e ainda não há informação sobre a identidade das vítimas. Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, um boletim atualizado com o número de afetados pelas chuvas no Estado de Alagoas deve ser divulgado por volta das 12 horas de hoje.
As vítimas das enchentes no Estado vão receber emergencialmente R$ 25 milhões em ajuda para a compra de mantimentos, remédios e auxílios emergenciais. A informação foi confirmada nesta segunda-feira, 21, durante reunião em Brasília entre o governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que assegurou que não faltarão recursos para socorrer os atingidos por fortes chuvas desde a última quinta-feira, 17, em Pernambuco e Alagoas.
PUBLICIDADE
Pernambuco
As chuvas dos últimos dias já afetaram 54 municípios de Pernambuco e deixaram 30 em situação de emergência, segundo levantamento da Defesa Civil Estadual, divulgado nesta terça-feira, 22. Até agora foram contabilizados oficialmente 12 óbitos e ainda não há número oficial de desaparecidos.
De acordo com o levantamento, existem no Estado 17.719 pessoas desabrigadas e outras 24.331 desalojadas. Números que tendem a subir ao longo do dia, durante levantamento dos afetados nas cidades.
Além disso, pelo menos 32 cidades em PE ainda sofriam nesta terça-feira, 22, com a falta de abastecimento de água. Segundo a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), 44 cidades foram prejudicadas. As equipes de manutenção da empresa já conseguiram restabelecer o abastecimento em 12 delas, segundo o diretor de Operações da Compesa, Roberto Tavares. Outras 12 estão com fornecimento parcial de água e outras 20 estão sem água.
A previsão é de que, nos próximos três dias, 80% do abastecimento seja restabelecido.
Mais chuvas
Segundo previsão do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). Nas capitais de Pernambuco e de Alagoas, as nuvens que se formam por conta da umidade que chega do mar provocam chuva fraca hoje.
No norte do Maranhão, no nordeste da Bahia, no oeste de Sergipe, de Alagoas, faixa central de Pernambuco e da Paraíba o dia será de sol com nebulosidade variável e pancadas de chuva. No Recôncavo Baiano o tempo fica instável com aberturas de sol e chuva a qualquer hora. No leste entre Sergipe, Alagoas e Pernambuco o tempo fica nublado com chuva. Nas demais áreas da região haverá predomínio de sol.