Festa do Peão de Barretos (SP) aposta na internacionalização e nas novas tribos 19/08/2010
- Marcelo Toledo - Folha de S.Paulo
Para conseguir atrair mais público e se recuperar do revés sofrido no ano passado, quando o evento foi atrapalhado pela chuva, a organização da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos (423 km de São Paulo) aposta na internacionalização e na presença de novas tribos.
Conheça a arena e as modalidades de Barretos
Veja o calendário e o preço dos ingressos
Leia cobertura completa do rodeio
PUBLICIDADE
Por isso, contratou a cantora norte-americana Mariah Carey, que fará o primeiro show de artistas estrangeiros no parque desde 2002. Completam a festa nomes nacionais como os da cantora Ana Carolina e a escola de samba Unidos da Tijuca, além de encontros inéditos de outros artistas na arena.
A direção da festa não poupou recursos: investiu R$ 4,5 milhões em shows, ante os R$ 2,5 milhões do ano passado. É o maior valor já gasto. O primeiro "teste" acontece nesta quinta-feira mesmo, quando Ana Carolina faz o show principal, mas a noite terá também a banda Inimigos da HP.
Na sexta-feira (20), a salada musical será ainda maior. Ritmistas da Unidos da Tijuca tocarão hits rurais no estádio de rodeios, em apresentação que precederá o encontro entre a dupla Victor & Leo e os pagodeiros do Exaltasamba no palco. A expectativa é que a dupla e a banda toquem algumas canções juntas.
"O público sempre espera algo diferente de Barretos, e temos de criar shows especiais para agradar a esse público, com encontros inéditos", disse Cássio Leite, diretor cultural da festa e responsável pela contratação dos cerca de cem shows.
PALCO ESPECIAL
Mas é o sábado (21) que está reservado para a principal atração da Festa do Peão: a apresentação da cantora Mariah Carey. Sua contratação obrigou a festa a montar um palco especial, com a construção de uma rampa de 13 m com escadas, para a troca de roupas da artista e de suas bailarinas.
"Com o show da Mariah, Barretos volta a entrar no cenário internacional, e isso vai repercutir lá fora, facilitando até mesmo os contatos e contratações de shows no futuro. A ideia é termos um estrangeiro todos os anos", disse o diretor cultural.
A cantora não era a primeira opção da organização para o show internacional. A número um era Shania Twain, uma obsessão de Os Independentes, que tenta desde meados da década contratar a musa country --a cantora não tem feito shows.
O número dois era Garth Brooks, o "Furacão de Oklahoma", que esteve na festa em 1998, com canções como "Standing Outside The Fire". Mas ele tem exclusividade com um cassino de Las Vegas (EUA).
Antes de Mariah Carey, os últimos shows estrangeiros apresentados em Barretos foram em 2002: da banda norueguesa A-Ha e da cantora Gloria Gaynor. Outras apresentações internacionais, além de Garth Brooks, foram as de Alan Jackson (1999) e Reba McEntire (2000).
Leite e Marcos Murta, presidente da festa, afirmam que as inovações têm como meta atrair um público novo.
"A gente não perde a 'turma do chapéu', que tradicionalmente vem para as outras atrações do parque. Queremos também atrair um público que não viria para a festa em condições normais", afirmou Leite.
Essa é a situação de um grupo de amigas de Franca, que prevê viajar para Barretos no sábado atraído pelo show da banda Restart. "Nunca tinha pensado em ir à Festa do Peão, mas gosto deles e vou com minhas amigas. Será diferente", disse a estudante Amanda Meireles.