Por oito votos a um, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou hoje a exigência de diploma universitário para o exercício da profissão de jornalista. Apenas o ministro Marco Aurélio votou a favor da exigência do diploma.
O relator e presidente da Corte, ministro Gilmar Mendes, alegou, em seu voto, que a profissão de jornalismo tem vinculação com o amplo exercício da liberdade de expressão e de informação.
Segundo Mendes, exigir o diploma é contra a Constituição Federal, que garante a liberdade de expressão e de informação. Ele chegou a comparar a profissão de jornalismo com a de chefe de cozinha para provar que não é necessário fazer faculdade específica para atuar em determinadas áreas.
Compartilhe:
Comentários dos Leitores Os textos dos leitores são apresentados na ordem decrescente de data. As opiniões aqui reproduzidas não expressam necessariamente a opinião do site, sendo de responsabilidade de seus autores.
Comentário de corregedor (correg@hotmail.com) Em 17/06/2009, 23h54
Festa
Se o STF aceitasse a tese dos defensores do canudo, até pra fazer jornalzinho da associação do CPA III seria preciso contratar um "profissional" para assinar como responsável. O que, convenhamos, vai de encontro à clausula pétrea constitucional que garante a liberdade de expressão.
Os tais cursos de nível superior para formar jornalistas surgiram na década de 60 do século passado. Como se fazia jornal até então? Respondo: com as pessoas sendo formadas na própria redação, o que, convenhamos, sempre forjou melhores profissionais que as faculdades. Não me consta que tenha havido grande melhoria na produção jornalística desde quando o lobby das faculdades forçou a exigência do diploma para o exercício da profissão. Não falo de avanço tecnológico, falo de produção jornalística (apuração, texto, edição). Na "catiguria" costuma-se dizer que quem não é bom repórter, redator ou editor, vai dar aula pros manés.
Agora quem vai ter que rebolar são os cursos de jornalismo. Nos EUA e na França tbm não se exige o diploma, entretando, a maioria dos profissionais em atuação passaram pelo curso superior de jornalismo. Sabe por quê? Porque as escolas formam bons profissionais e o mercado os procura. Vamos ver como vão sobreviver as fábricas de canudos...
Comentário de andre (andreandre@hotmail.com) Em 17/06/2009, 22h56
Luto
Ta de luto marques? ou ta comemorando? Ou vai dar desculpa da Brasil Telecom, desculpe, OI???!?
Comentário de andre (andreandre@hotmail.com) Em 17/06/2009, 22h51
Agora é serio amor! MENTIRA
Se puta nao precisa de nivel superior, porque jornalista que se prostitui precisa?!??!?!
Comentário de andre (andreandre@hotmail.com) Em 17/06/2009, 22h50
Agora é serio amor!
NIVEL SUPERIOR, nunca foi e nunca vai ser medida de carater em qualquer profissao, nao nesse Brasil...Portanto, quando chamaram os capagas do Mato Grosso desse juiz, quem primeiro chiou foi a OAB, entao agora, pode prestar atencao nos NOMES dos jornalistas que vao chiar...SO OS BONS!!!!
E puta que pariu..jornalismos proffissionais que ficam dando materia pra obama matando mosca tem que se fuder mesmo......
HAHAHAH...NAO RECLAMEM DO MEU PALAVRIADO...AGORA SOU JORNALISTA TAMBEM....
Comentário de andre (andreandre@hotmail.com) Em 17/06/2009, 22h45
hahah
Ah nao, quem for mais homem cospe aqui....GILMAR MIMADO MENDES comparou os JORNALISTAS (COM MAIUSCULAS) aos COZINHEIROS??!??!!?
AH nao, comparar jornalistas com cozinheiros?!?!?!? COMPANHEIROS COZINHEIROS, MOBILIZAI-VOS....KAKAKAKAKAKAKAKAKAKKA
Comentário de Nelson Pompeo (nelpom@hotmail.com) Em 17/06/2009, 22h13
Luto pelo assassinato do jornalismo
Os jornalistas brasileiros estão de luto. O STF acaba de assassinar à sangue frio a profissão.
Dos muitos equivocos do STF nos últimos anos, a completa desregulamentação da profissão dos jornalista é o maior desserviço à pátria e o maior golpe que os profissionais da imprensa já sofreram na historia deste país. Tal agressão é maior, mais injuriante e cruel do que a perseguição movida pela ditadura, maior até que a adoção de leis de excessão e censura aplicadas contra jornalistas por regimes totalitários.
No entanto, seguindo a linha de raciocínio utilizada pela maioria dos ministros, torna-se insustentável agora a exigência do diploma também para quem desejar atuar como advogados, juizes, promotores, procuradores de estado/união ou municípios, em fim, qualquer um dos postos das chamadas "carreiras jurídicas" que, assim como as da área de comunicação, prescindem perfeitamente de formação específica como o provaram em tempos não tão remotos assim os Rabulas, bastando que o postulante às funções, faça uma "especialização" em ritos processuais e em alguma das vertentes do códice legal do país. Até porque, decorar leis e identificar o que está no códigos e o que não está não exige nenhum esforço sobrehumano de inteligência...
Depois de admitir que o presidente Lula poderá vetar algum artigo do texto, presidente em exercício, José Alencar, afirmou que 1.500 hectares "é muita coisa no Estado de São Paulo e mesmo no meu Estado, Minas Gerais, mas lá, na Amazônia, não é muita coisa, não, porque só pode aproveitar 20%".
(Ainda?!) secretário Éder Moraes agora
usa a "valorosa" também para ameaçar
SÓ PRA CONSTAR:
Expediente da manhã terminou e nenhum oficial de
Justiça apareceu para notificar este pobre marquês.
O melhor, sem aspas, de tudo:
Se e quando aparecer, correr e chorar não vou.
KKKK!!!
><>///<><
Vela "boato" postado a zero hora para pegar o fio da meada
Compartilhe:
Comentários dos Leitores Os textos dos leitores são apresentados na ordem decrescente de data. As opiniões aqui reproduzidas não expressam necessariamente a opinião do site, sendo de responsabilidade de seus autores.
Comentário de Carlão P da Silva (carlaopsilva_49@yahoo.com.br) Em 17/06/2009, 17h02
Merendinha na boquinha
Hum, pelo jeito tem gente metida a graúda ganhando merendinha pra puxar o saco do secretário da brilhantina. Será o pé de pirlimpimpim? A confraria sempre se cerca e se defende, chi lo sa. Melhor meter a rede no armador e ir dormir com triunfo. Tudo farinha do mesmo saco.
Comentário de Marcos Antonio Moreira (fazperereca@yahoo.com.br) Em 17/06/2009, 14h20
O que está pegando, Marco Moreira? - II
Prezado consulente,
"Chama na chincha os contribuintes, pega de grande ao pequeno?"
Tá bão, disfarça!...
Por que, então, tentou livrar a cara do Grupo Rede/Cemat?
Só rindo!
Quanto ao mais...
Comentário de Felisbino Porta (fporta@royalties.com) Em 17/06/2009, 13h32
Muambeiros, vírgula
Eder tem alcunha de algoz das calcinhas e sutiãs lá em Barra do Garças... Suspeitíssimo!
Comentário de Felisbino Porta (fporta@royalties.com) Em 17/06/2009, 13h29
Sabe...
Paixão mal resolvida tem dessas coisas... ui!
Comentário de Amado Amador (amoamadoamador@hotmail.com) Em 17/06/2009, 12h39
O que está pegando, Marco Moreira?
Você não pegava no pé do Teis com tanto afinco, e olhe que o Teis tinha uma funçao só: beneficiar a AMAGGI. O Teis deixava os fiscais da Fazenda fazerem o que queriam, apurava pouco os desvios, deixava os contribuintes soltos, enfim, deixava a máquina seguir o ritmo por si só.
Agora, o atual secretário é bem diferente, chama na chincha os contribuintes, pega de grande ao pequeno muambeiro, manda investigar desvios, arranca esqueletos do armário e dirige a máquina. Aliás, você não descia o sarrafo no Albano, nem no Rodovalho com tanta sofreguidão. Por que? Simplesmente porque esses caras nunca foram notícia nem se fizeram, nunca se apareceram e sempre foram aparecidos.
Oras, se há secretários que são apáticos, omissos e despreparados, e até corruptos mesmo e não merecem a sua atenção, então só posso crer que o há um lance aí de pele entre o nobre jornalista e o secretário de Fazenda.
Supremo pode decidir nesta 4ª sobre exigibilidade de diploma
Em novembro de 2006, o STF decidiu liminarmente pela garantia do exercício da atividade jornalística aos que já atuavam na profissão independentemente de registro no Ministério do Trabalho ou de diploma de curso superior na área.
Frigoríficos param de comprar
gado de Jotaverissimossaurus
"Saldoso" senador "empoçado" Jotaverissimossaurus-Compressus -- aquele que "esqueceu" de declarar 50 mil bois -- está impedido de vender gado para os três grandes grupos frigoríficos do Brasil -- JBS-Friboi, Bertin e Marfrig.
Entenda o caso:
Por conta da devastação de mais de 10 mil hectares que promoveu em uma de suas fazendas, a Santa Amália, na região de Alta Floresta, o que lhe rendeu uma multa de 6,2 milhões de reais -- onde se permitiu, inclusive, submeter fiscais do Ibama a cárcere privado...
...O coronelão do "demo" de Mato Grosso acabou na lista negra do Greenpeace, que conseguiu a adesão das grande redes varejistas -- Carrefour, Pão de Acúcar e Wal-Mart e, ainda, da recém-criada Brasil Foods -- para pressionar os referidos grupos frigoríficos a não comprar carne de propriedades incluídas no listão de devastadores da Amazônia.
Resultado:
Jotaverissimossaurus, agora, terá que desovar seu rebanho em frigoríficos de segunda e terceira linhas -- desses, geralmente em nome de "laranjas", que "brincam" o gado na porteira do curral, para dizer que o boi é rastreado --, em abatedouros clandestinos ou fazer churrasco para seu eleitorado.
Os professores brasileiros são os que mais desperdiçam com outras atividades o tempo que deveria ser dedicado ao ensino. No período em que deveriam estar dando aula, eles cumprem tarefas administrativas -- como lista de chamada e reuniões -- ou tentam manter a disciplina em sala de aula, em consequência do mau comportamento dos alunos, segundo estudo realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.
Plenário do Senado deve votar nesta quarta-feira a Proposta de Emenda Constitucional que reduz os gastos das Câmaras de Vereadores, de acordo com a população cada município, fixando percentuais para localidades que têm entre 100 mil habitantes e 8 milhões de pessoas.
Projeto, de autoria do deputado Gilmar Machado (PT-MG), foi aprovado em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, ou seja, segue direto para votação no Senado.
Cúpula do Bric termina sem
impacto, apesar do 'barulho'
Apesar de ter feito muito barulho quanto a desafiar o status quo das finanças internacionais, a primeira cúpula das potências emergentes do Bric -- realizada em na cidade russa de Ecaterimburgo -- foi uma performance pouco expressiva, demonstrando as dificuldades que seus membros enfrentam para formar um bloco coeso.
Durante entrevista ao correspondente da rede CNBC John Harwood, o presidente Barack Obama foi interrompido por uma mosca várias vezes e aproveitou que o momento em que a mosca pousou em sua mão para matá-la na primeira tentativa. Pelo golpe certeiro, foi aplaudido pelos presentes à gravação.
Nos primeiros sete dias úteis de junho, a poupança somou R$ 2,018 bilhões -- média diária de R$ 288,4 milhões -- em novos depósitos, já descontados os saques. O volume é maior que toda a captação líquida de maio, que foi o melhor mês do ano para a caderneta, quando os depósitos somaram R$ 1,881 bilhão -- R$ 94 milhões diários.
Ministro do Meio Ambiente comunicou ontem que as Hidrelétricas de Torixoréu e de Santa Isabel, no Rio Araguaia, não poderão ser construídas por causa do grande impacto ambiental que causariam. Em troca, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff exigiu a liberação da Usina de Belo Monte.
Nova tecnologia recupera estradas
rurais com entulhos de construção
Material reciclado é resultado do processamento de entulho mineral da construção civil -- concreto, terra e areia --, transformado no chamado agregado reciclado misto - ARM.
Novo Estádio Verdão: você prefere
o projeto original ou o paraguaio?
Deixe essa vergonha de lado e expresse aqui sua opinião
Compartilhe:
Comentários dos Leitores Os textos dos leitores são apresentados na ordem decrescente de data. As opiniões aqui reproduzidas não expressam necessariamente a opinião do site, sendo de responsabilidade de seus autores.
Comentário de Felisbino Porta (fporta@royalties.com) Em 17/06/2009, 21h47
Resposta
Depende de quem molha a mão [de quem].
Comentário de Charlie Brow (cbrow@hotmail.com) Em 17/06/2009, 17h18
mentiu antes ou agora?
O Secretário Yuri mentiu para Fifa, ou está mentindo para nós agora. À FIFA foi dito que o Estádio custaria R$ 350 milhões. Porém, esse estádio novo, que diz-que será mais "barato", custará R$ 430 milhões.
Tem alguém bom de matematica aí para me explicar esse cálculo? Quando 350 é maior que 430?
Comentário de Marcos Antonio Moreira (fazperereca@yahoo.com.br) Em 17/06/2009, 11h39
O que quer a Liga Spartakus? Parte II - II
Prezado consulente,
Falôooooooo, bródi!
E FODA-SE O PTB!
Quanto ao mais... Operação Padrão.
Comentário de josef brother (josefbrother@trotsky.com) Em 17/06/2009, 11h26
O que quer a Liga Spartakus? Parte II
II
A concretização da ordem socialista da sociedade é a mais grandiosa tarefa que já foi conferida a uma classe e a uma revolução, na história mundial. Essa tarefa exige uma completa transformação do Estado e uma inteira revolução dos fundamentos econômicos e sociais da sociedade.
Essa transformação e essa revolução não podem ser decretadas por nenhuma autoridade, comissão ou parlamento. Podem ser apenas assumidas e executadas pelas próprias massas populares.
Em todas as revoluções havidas até o presente momento, foi uma pequena minoria do povo quem dirigiu a luta revolucionária, conferindo-lhe objetivo e direcionamento, utilizando as massas enquanto ferramenta para conduzir à vitória seus próprios interesses, i.e. os interesses da minoria. A revolução socialista é a primeira que, por si mesma, pode atingir a vitória, no interesse da grande maioria e através da grande maioria dos trabalhadores.
As massas do proletariado estão incumbidas de não apenas inserir na revolução objetivos e orientação, com claro conhecimento de causa : elas mesmas devem também, através de sua própria atividade, a passo e passo, trazer o socialismo à vida.
A essência da sociedade socialista consiste em que as grandes massas trabalhadoras deixam de ser massas governadas, passando a vivenciarem elas mesmas, pelo contrário, toda a vida política e econômica, guiando-a, com auto-determinação consciente e livre.
Por isso, da cumeeira mais elevada do Estado até à mais ínfima comunidade, devem as massas proletárias substituir os órgãos legados pela dominação da classe burguesa – os senados, os parlamentos, os conselhos municipais – por órgãos da sua própria classe, os Conselhos de Trabalhadores e Soldados, ocupar todos os postos, supervisionar todas as funções, mensurar todas as competências do Estado com base no interesse de sua própria classe e nas tarefas socialistas. E tão somente em interação permanente e viva, mantida entre as massas populares e seus órgãos, i.e. os Conselhos de Trabalhadores e Soldados, poderá sua atividade suprir plenamente o Estado com espírito socialista.
Também a revolução econômica é apenas suscetível de ser executada enquanto processo impulsionado pela ação das massas proletárias. Os meros Decretos sobre a Socialização, editados pelas autoridades supremas da revolução, nada mais constituem senão palavras vazias. Somente os trabalhadores podem, através de sua própria ação, fazer as palavras tornarem-se realidade encarnada. Em luta tenaz contra o capital, ombro a ombro em cada uma das fábricas, através da pressão direta das massas, por meio das greves, mediante a criação de seus próprios órgãos de representação regular, os trabalhadores são capazes de conquistar para si o controle da produção e, finalmente, a direção efetiva.
De máquinas mortas que o capitalista coloca no processo de produção, as massas proletárias devem aprender a se transformarem em guias autônomas, livres e pensantes desse processo. Devem conquistar o sentimento de responsabilidade de membros atuantes do público em geral, esse último o único detentor de toda a riqueza social. Devem desenvolver a assiduidade, sem o látego capitalista, o máximo desempenho, sem os instigadores capitalistas, a disciplina, sem o jugo, e a ordem, sem a dominação. O supremo idealismo no interesse do público em geral, a auto-disciplina mais severa, o verdadeiro sentido de civismo das massas constituem o fundamento moral da sociedade socialista, tal como a brutalidade, o egoísmo e a corrupção são o fundamento moral da sociedade capitalista.
Todas essas virtudes socialistas civis - conjugadas aos conhecimentos e às habilidades de direção das empresas socialistas -, podem apenas ser conquistadas pelas massas trabalhadoras através de sua própria atividade, através de sua própria experiência.
Tão somente através da luta pertinaz e incansável das massas trabalhadoras, é possível realizar a socialização da sociedade, em toda a sua amplitude, em todos os pontos, em que trabalho e capital, povo e dominação de classe burguesa encaram-se reciprocamente, olhando uns no fundo dos olhos dos outros. A libertação da classe trabalhadora deve ser obra da própria classe trabalhadora.
to be continued...
Comentário de Roberto Dias (robertodias20@hotmail.com) Em 17/06/2009, 10h38
Novo Estádio é melhor
O projeto atual, além de ser economicamente mais viável, fará com que a área existente ao redor do Estádio possa ser melhor ocupada. Ademais, o novo estádio é muito parecido com os padrões dos ingleses, além de ser mais arejado, o que por certo, é mais ideal ao clima cuiabano.
(Ainda?!) secretário Éder Moraes agora
usa a "valorosa" também para ameaçar
Não bastasse torrar irresponsavelmente dinheiro público em autopromoção e para "conquistar" a simpatia da mídia amestrada, o senhor Éder Moraes Dias (na foto, com o sorumbático -- seria premonição? -- presidente do Supremo, Gilmar Mendes, dias antes -- eparrê! -- do edificante debate-boca com o ministro Joaquim Barbosa)...
...Agora usa a "valorosa" para ameaçar quem não lhe rende vassalagem, conforme se lê em nota plantada ontem na coluna "Aparte" do jornal "A Gazeta" -- o ex(?)-Diário Oficial Cover:
"O secretário Eder Moraes (Fazenda) contratou uma banca de advogados para processar órgãos de comunicação. Ele quer responder aos ataques que tem sofrido".
Well...
Pode até ser que o faça -- todo mundo tem o direito de defender a honra supostamente ofendida --, porém não mais não no cargo e na condição de secretário, por absolutamente certo, conforme veremos.
O melhor, sem aspas, de tudo:
Não adianta chorar na rampa
(do Palácio Paiaguás -- claro)
KKKK!!!
Mais detalhes deste e muitos outros "boatos" e comentários exclusivos, no decorrer desta quarta, só aqui nesta bat-calúnia -- a única que contém “Bosta de Catchorro News”, “Teu Passado Te Condena News”, “Quousque Tandem? News” e, claro, “Tabajara News".
Compartilhe:
Comentários dos Leitores Os textos dos leitores são apresentados na ordem decrescente de data. As opiniões aqui reproduzidas não expressam necessariamente a opinião do site, sendo de responsabilidade de seus autores.
Comentário de Astrid Navarro (navarro77@prexecainfo.com) Em 17/06/2009, 17h14
Filme triste
É o cartaz da nova produção da Disney, A CORUJA E A HIENA? Ouví dizer que vai fazer o maior sucesso com o público GLSTB ou algo que o valha. Vão gostar móóóóóinto!!!!