|
CURTO & GROSSO
Edição de 03/07/2014
Marcos Antonio Moreira - fazperereca@yahoo.com.br
12:45
REINALDO AZEVEDO
Datafolha: segundo turno vira realidade Os petistas vão encontrar motivos para comemorar a pesquisa Datafolha publicada hoje. E a oposição poderá fazer o mesmo. Vejam o quadro (todas as ilustrações foram publicadas na edição impressa da Folha de S.Paulo).
Em um mês, a presidente passou de 34% para 38% pontos. Aécio Neves, do PSDB, aparece agora com 20%, contra 19% no levantamento anterior, e Eduardo Campos, do PSB, foi de 7% para 9%.
Todos oscilaram dentro da margem de erro, que é de dois pontos para mais ou para menos. Mesmo com um avanço numericamente maior, diminuiu a vantagem de Dilma sobre os adversários.
Quando considerados todos os candidatos, há um mês, ela tinha 34% contra 32%. Agora, 38% a 38%. No mês, passado, os demais postulantes somavam 6 pontos; agora, somam 9.
Pastor Everaldo, do PSC, continua a marcar expressivos 4 pontos. Nesse caso, o não petistas é que comemoram. E não só por isso. Vejam os números do segundo turno:
Embora a presidente tenha oscilado quatro pontos para cima no primeiro turno, diminuiu a distância numérica para seus adversários no segundo. Há um mês, Dilma vencia Aécio por 46% a 38%; agora, por 46% a 39%.
Ainda que dentro da margem de erro, Campos também pode ter se aproximado: uma diferença de 15 pontos (47% a 32%) é, agora, de 13: 48% a 35%.
Há dois outros fatores preocupantes para Dilma: em primeiro lugar, ela segue sendo a mais rejeitada pelos eleitores, com 32%. A rejeição a Aécio é a metade: 16%; a de Campos é de apenas 12%.
Em segundo lugar porque ela é, de longe, a mais conhecida: afirmam que a conhecem muito bem 50% dos entrevistados, mas só 16% dizem o mesmo sobre Aécio, e 7% sobre Campos.
Os especialistas em pesquisa costumam dizer que candidatos pouco conhecidos, desde que tenham estruturas partidárias sólidas, como é o caso, têm potencial de crescimento.
Notem: só 16% dizem conhecer o tucano muito bem; mesmo assim, 39% votariam nele contra Dilma -- no caso de Campos, essa proporção é de 7% para 35%.
O Nordeste segue sendo a grande fortaleza do PT. Na região, Dilma obtém 55% dos votos, que cai para 44% na Norte, vai a 35% no Centro-Oeste, a 33% no Sul e baixa a 28% no Sudeste, região em que os candidatos de oposição estão na frente: somam 36% (27% para Aécio e 9% para Campos).
A pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 1ºe 2 de julho de 2014, com 2.857 entrevistados, em 177 municípios e foi registrada no TSE sob o número 00194/2014.
Copa do Mundo
O Datafolha também mediu o humor dos brasileiros em relação à Copa do Mundo. Cresceu, em um mês, de 51% para 63% os que se dizem favoráveis à realização do evento no país, e caiu de 35% para 27% os que se dizem contrários.
Mesmo assim, 46% dizem que ela traz mais prejuízos do que benefícios -- estes são 45%.
Os protestos provocam mais vergonha do que orgulho: 65% a 26%; já a realização do evento no país, mais orgulho do que vergonha: 60% a 28%.
Houve uma discreta melhora nas expectativas econômicas da população, mas a avaliação do governo variou sempre dentro da margem de erro: há um mês, 31% o achavam ótimo ou bom; agora, 33%; diziam que era regular os mesmos 38%; e o “ruim/péssimo” oscilou de 28% para 26%.
Dados os números, não parece que a substancial mudança de humor em relação à Copa tenha tido grande impacto na avaliação que fazem os brasileiros do governo Dilma -- a variação é bem menor -- ou mesmo no quadro eleitoral.
Embora ela tenha oscilado quatro pontos para cima no primeiro turno, os dados do segundo turno mostram tendência adversa.
Mesmo com todo o justo auê noticioso que envolve a Copa do Mundo, tudo somado e subtraído, a pesquisa Datafolha de há um mês era melhor para Dilma do que esta.
Por que afirmo isso?
A existência do segundo turno é ainda mais certa do que antes -- e a diferença numérica para os adversários caiu.
Compartilhe:
12:00
AUGUSTO NUNES
Dragão da inflação sonha
com a reeleição de Dilma
O vídeo prova que o padrinho e a afilhada mentem compulsivamente, confirma que a seita sempre apostou no quanto pior, melhor e escancara a superioridade intelectual e moral de Fernando Henrique Cardoso sobre a dupla de sucessores.
”O PT tem uma avaliação de que esse plano econômico é um estelionato eleitoral”, diz Lula à plateia domesticada e repete numa entrevista em meados de 1994.
“Acho que, sem sombra de dúvida, a estabilidade do Real foi uma conquista do governo Fernando Henrique Cardoso”, admite numa sabatina na Folha a candidata que agora jura que teve de ajudar o chefe na reconstrução do país que herdaram “em petição de miséria”.
Click aqui para ler mais
Compartilhe:
11:00
LEITURA DINÂMICA
EM DOSE "TRIIIPA"1 - Cuiabá mais uma vez dá show. De acordo com ranking feito pelo site UOL, através da opinião de internautas que estiveram nos estádios da Copa, a Arena Pantanal é considerada a melhor entre os 12 estádios do Mundial. Com média de 9,3 na avaliação dos torcedores, a Arena se destacou nos quesitos segurança, ajuda de voluntários e facilidade de acesso - destaka a koluna "A Parte Que Me Toka" da edição desta quinta do jornal daquele grupo de komunikação que também dá show e piti diante do kaixa do "kongromelado", enquanto não arranka um certo (?!!!) milionário "legado antecipado" da Kopa.
Bueno...Agora só falta arranjar uma utilidade para o Guaxebão, tipo assim, transformar a arena em um espaço para megaleilões de gado...
...Por supuesto.
***2 - Com quatro candidaturas apresentadas, a campanha eleitoral ao comando do governo do Estado deste ano deve movimentar aproximadamente R$ 30 milhões - informa, komenta e kalkula a koluna "Kuiabá Ur-Gentem!!!" do jornal "DK".
R$ 30 mi por cabeça-de-chapa, claro.
***3 - Estrangeiros elogiam Cuiabá, mas apontam insegurança - antecipa o saite "Midia News".
Well...
São tudo da turma duzurubu.
Só pode!
***
PRESTENÇÃO!Vamos ficar sem energia, logo mais, entre 12:45 e 18:15, conforme aviso da Enervisa, digo Energisa, que chegou de última hora. Por esta razão vamos ter que apertar o passo e sacrificar algumas das maravilhosas atrações desta bat-calúnia.
Sorry, bugrada!
Compartilhe:
10:45
CADA DIA UMA
É Bem Mato Grosso!
Compartilhe:
10:30
JOÃO CÉSAR DE MELO
CAPITALISMO SELVAGEM Entre todas as besteiras ditas pelos socialistas, existe uma única verdade: A que os Estados Unidos representam o capitalismo selvagem.
Click aqui para ler mais
Compartilhe:
10:15
TEMPO&TEMPERATURA
"Desastre" causado
pelo Inverno em MT
Compartilhe:
10:00
Classificados do Saite Bão
RUA SÍRIO-LIBANESA, 312 - ESQUINA COM AVENIDA DOM BOSCO - CUIABÁ-MT
CLICK AQUI PARA CONHECER E AGENDAR SUA VISITA
Compartilhe:
09:45
SELEÇÃO DOS COLUNISTAS
Somente 4 são unanimidade Com as quartas de final da Copa definidas, os colunistas da Folha Juca Kfouri, PVC e Tostão escalaram suas seleções ideais deste Mundial.
Click aqui para saber mais
Compartilhe:
09:30
CONTARDO CALLIGARIS
O beijo uruguaioVários leitores me pediram para explicar por que Luis Suárez, o atacante da seleção do Uruguai, morde seus adversários (ele já mordeu três, que se saiba).
Posso apenas me perguntar por que a mordida de Suárez escandalizou a muitos e suscitou uma punição que alguns julgam excessiva.
Click aqui para ler mais
Compartilhe:
09:15
GRANDE RESENHA
James supera Neymar em
quase todos fundamentos
Camisa 10 da Colômbia é mais efetivo no chutes a gol e nos passes; craque brasileiro corre mais e consegue mais lances individuais.
Click aqui para saber mais
Compartilhe:
09:00
Classificados do Saite Bão
Um verdadeiro clube dentro de casa!
Atual estágio das obras
Click aqui para mais informações
Compartilhe:
08:30
TACURU DO SAITE BÃO
Joelho de Porco
Compartilhe:
08:00
COMPORTAMENTO
Neymar na cabeça
A empolgação com a Copa do Mundo e "Neymarmania" chegou, literalmente, à cabeça dos brasileiros. A moda nas comunidades cariocas é ter o rosto do craque esculpido no cabelo.
Click na telinha para conferir
Compartilhe:
07:30
VITROLÃO DO SAITE BÃO
Sertanejo Universitário
Compartilhe:
07:00
INDÚSTRIA
Mais retração no horizonte
Click na telinha para entender a causa
Compartilhe:
06:00
DATAFOLHA NEWS
Com Copa, humor do país
melhora e Dilma "respira" Pesquisa Datafolha finalizada ontem mostra que a proporção de eleitores favoráveis à Copa no Brasil subiu de 51% para 63% em um mês. O orgulho com a realização do Mundial saltou de 45% para 60%.
De carona nisso, as intenções de voto em Dilma avançaram de 34% para 38% -- a maior variação entre todos os concorrentes -- e a aprovação do governo variou positivamente, de 33% para 35%.
No mesmo período, o senador Aécio Neves (PSDB) oscilou de 19% para 20%. E Eduardo Campos (PSB) foi de 7% para 9%, deixando assim a posição de empate técnico com Pastor Everaldo (PSC), estacionado em 4%.
Click aqui para saber mais
Compartilhe:
|
|