A maior preocupação do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, após a deflagração da Operação Carne Fraca, que revelou irregularidades no controle sanitário das carnes vendidas nos mercados interno e externo, é com a imagem do Brasil.
"É um tremendo soco na gente", disse ele em entrevista a Lu Aiko Otta, Estadão.
A Lava Jato faz três anos nesta sexta-feira. Quanto tempo ainda vai demorar? Não se sabe. Há resultados substanciais? Há, sim. Mas também não são pequenos os problemas. Vamos lá.
O protesto contra o projeto de reforma da Previdência em tramitação no Congresso, convocado por centrais sindicais e os ditos movimentos sociais e realizado quarta-feira passada em quase todas as capitais, não passou de mero pretexto para uma manifestação nitidamente política contra o governo.
Tudo isso misturado com cenas de vandalismo que já se tornaram habituais nesses casos, principalmente no Rio de Janeiro e em Brasília, e com os transtornos causados a milhões de trabalhadores por causa da paralisação do transporte público.
A Polícia Federal deflagrou nesta sexta (17) a Operação Carne Fraca, que investiga uma suposta organização criminosa formada por fiscais agropecuários federais e empresas do agronegócio.
O objetivo é desarticular uma suposta organização criminosa liderada por fiscais agropecuários do Ministério da Agricultura, que, com o pagamento de propina, facilitavam a produção de produtos adulterados, emitindo certificados sanitários sem fiscalização.
A investigação revelou até mesmo o uso de carnes podres, maquiadas com ácido ascórbico, e a re-embalagem de produtos vencidos por alguns frigoríficos.
Alguns dos principais frigoríficos do país estão na mira, como JBS, BRF e Seara.
Três anos após receber um telefonema do doleiro Alberto Youssef avisando que havia caído na Operação Lava Jato, a modelo Taiana de Souza Camargo entrou na mira da maior investigação contra corrupção no País.
Já seria possível iniciar a remessa dos documentos ao gabinete de ao ministro-relator, mas a decisão foi esperar para enviar todos os 320 pedidos de uma só vez, entre inquéritos e petições.