capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 23/09/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.739.451 pageviews  

Críticas Construtivas Se todo governante quer, por quê não?!!!

TÁ LIGADO?

Erro de português prejudica carreira
23/07/2006

Maltratar a língua portuguesa causa má impressão e pode prejudicar uma carreira em ascensão. Ou até impedir o começo dela. Seja com erros ao expor uma estratégia de negócios ao chefe; ao redigir um e-mail para um cliente importante, ou com vícios de linguagem, como terminar as frases com expressões como “tá”, “né” e “meu”.

“As empresas avaliam a comunicação como um todo. É uma competência bastante considerada quando se pensa em promover alguém”, avalia a consultora de carreiras Vera Vasconcellos, da Career Center.

A dificuldade de se expressar corretamente não atinge apenas profissionais mais jovens e menos qualificados, segundo Vera. “Não é difícil ver executivos muito competentes, do ponto de vista técnico, que cometem erros graves.”

COMUNICAÇÃO CLARA

“O mundo é muito veloz e a informação deve fluir de forma clara”, diz a sócia-diretora da Praxis Soluções Educacionais, Fabiana Bechara. Nos trabalhos de consultoria que presta a empresas, a melhora na comunicação aparece como necessidade em 80% dos casos. Para Fabiana, erros de português na comunicação verbal ou escrita depõem contra a imagem do funcionário. “Não é uma postura profissional.”

Erros não são muito comuns nos currículos, pois os candidatos costumam passar corretor ortográfico ou pedir para alguém revisar o texto. As falhas aparecem mesmo na hora da entrevista. Os jovens são mais prejudicados: como usam mais gírias ao falar, passam a impressão de falta de cuidado e descaso. “Quem se expressa bem e usa um bom vocabulário é visto com outros olhos”, diz a gerente de Produto Efetivo da Gelre, Sidnéia Palhares.

Universitários, formados e até pós-graduandos com dificuldade de se comunicar adequadamente são recorrentes no dia-a-dia de Patrícia Nery, coordenadora de Recursos Humanos da agência Adecco. “Eles são excluídos da seleção para uma vaga em que a fluência verbal é importante.” As empresas dão prioridade a estudantes de faculdades de primeira linha, mais exigentes na formação.

RECICLAGEM CORPORATIVA

Melhorar o português tem sido o foco de cursos de reciclagem contratados por empresas. Na distribuidora de rolamentos industriais Trevotek, todos os empregados do setor de estoque, com exceção dos motoristas, fizeram curso de português e redação empresarial. “Antes eu escrevia o e-mail e já enviava de uma vez”, conta o gerente, João Rodrigo de Souza, que mudou o hábito. “Ser cuidadoso acaba abrindo novas oportunidades”, acrescenta o auxiliar de estoque Iran Gonzaga, que agora presta mais atenção no que fala e no que escreve em relatórios. Está lendo mais. No momento, diverte-se com Dom Casmurro, de Machado de Assis, indicado pela professora.

INICIATIVA PRÓPRIA

Para o profissional que deseja se aprimorar por conta própria, a melhor receita é ler bastante, principalmente sobre assuntos fora de sua área. “A leitura técnica consolida o conhecimento técnico, mas não amplia a visão de mundo”, diz o coordenador do Centro de Desenvolvimento e Liderança da Business School São Paulo, Humberto Mariotti. “Se você não lê, não tem vocabulário e não consegue se expressar bem para audiências diferenciadas.”

...

Igor Giannasi - O Estado de S.Paulo

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
30/12/2021 - JUNÇÃO PORNOTECH EXPÕE OUTRO ASPECTO: O VÍCIO
21/12/2021 - App de reforço escolar é a ajuda que faltava nas férias
20/12/2021 - Marco legal para geração própria de energia é aprovado no Congresso
19/12/2021 - Projeto que cria bula de remédio digital com QR Code é aprovado na Câmara*
23/11/2021 - Como saber se uma oferta de Black Friday realmente vale a pena
03/11/2021 - Governo proíbe demissão de quem não se vacinou contra covid
03/11/2021 - Nova tecnologia transforma língua Libras em sons
02/11/2021 - A importância de fazer backup
31/10/2021 - Líderes do G-20 vão ratificar apoio a imposto global
30/10/2020 - Instagram libera lives com até quatro horas de duração
07/04/2020 - Como descobrir se tem alguém usando seu Wi-Fi*
17/03/2020 - Em meio coronavírus, canais por assinatura liberam sinais*
23/02/2020 - GRANDES DILEMAS
18/02/2020 - Dicas de segurança digital para curtir o Carnaval sem preocupações
14/02/2020 - Zoom do Galaxy S20 Ultra aproxima foto em 100 vezes*
11/02/2020 - Carteirinha estudantil digital continuará a valer mesmo sem MP
14/01/2020 - Norte e Centro-Oeste passam a ter informações sobre linhas pré-pagas
02/01/2020 - Bebidas com leite vegano são mais calóricas, afirma pesquisa
03/03/2019 - MP determina que contribuição sindical deve ser cobrada por boleto
02/03/2019 - Os perigos das redes sociais

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques