capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 23/11/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.936.022 pageviews  

MT Cards Que tal mostrar a cara de Mato Grosso?

TÁ LIGADO?

Gilmar Mendes diz que julgamento sobre Raposa/Serra do Sol será realizado até junho
06/05/2008

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, disse nesta terça-feira que vai dar prioridade ao julgamento das ações que se referem à reserva indígena Raposa/Serra do Sol em Roraima. Segundo ele, o julgamento deve ocorrer, no máximo, até junho.

¨Vamos aguardar a manifestação do relator e em seguida colocar em pauta. Isso tem prioridade para o Tribunal¨, disse Gilmar, que participou da cerimônia de posse do novo presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Carlos Ayres Britto.

Gilmar lembrou ainda que a decisão liminar do STF -- que suspendeu a ação da Polícia Federal na reserva -- foi acertada porque, do contrário, os confrontos na região poderiam se agravar. ¨Imagine se o Tribunal não tivesse suspendido [definindo pela ação liminar]. Muito provavelmente nós teríamos a conflagração desses conflitos. Acredito que a manifestação desse conflito [ocorrido ontem na reserva] revela que nós examinamos com cuidado esse tema¨, disse ele.

Gilmar afirmou também que a iniciativa do governo em ter enviado homens da PF para a reserva foi adequada porque a área é federal. ¨No que diz respeito a bens da União, a Polícia Federal está atuando bem. O próprio relator recomendou que ela fosse lá para evitar conflitos¨, afirmou o ministro.

O relator das ações no STF é o ministro é o Carlos Ayres Britto, que examina a possibilidade de encaminhar seu voto na próxima semana.

O governador de Roraima, José de Achieta Júnior (PSDB) compareceu hoje à cerimônia de posse de Ayres Britto e aproveitou a oportunidade para pedir ao presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP) para que ele ajude a tomar providências em relação ao impasse que domina a questão na reserva Raposa/Serra do Sol.

PF prende arrozeiro envolvido em conflito com índios

A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira, 6, o arrozeiro e prefeito de Pacaraima, Paulo César Quartiero, dono da fazenda Depósito, na reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, onde dez índios foram feridos a tiros após confronto na última segunda-feira. Os índios disseram que foram atacados. Segundo um fazendeiro, os índios invadiram as terras dele. Imagens de TV mostraram homens encapuzados disparando com suas armas de cima e arremessando uma bomba de fabricação caseira.

A prisão, por tentativa de homicídio, formação de quadrilha e porte de artefato explosivo, ocorreu durante o cumprimento de um mandando de busca e apreensão autorizado nesta terça pelo Supremo Tribunal Federal. Também foram presos o filho do arrozeiro Renato Quartiero e nove funcionários de sua fazenda. forma levados para a Polícia Federal em Boa Vista para reconhecimento na suposta participação no atentado contra os índios. Eles serão identificados com base em uma gravação.

Os presos foram levados para a superintendência da Polícia Federal em Boa Vista para reconhecimento da participação no atentado que vitimou os dez índios. Eles serão identificados com base em uma fita de vídeo gravada durante o tiroteio e também serão reconhecidos pelas vítimas do ataque. A PF vai reforçar a segurança em Surumu, localidade a 160 quilômetros de Boa Vista que concentra conflitos envolvendo índios e não-índios na terra indígena.

Durante a prisão de Quartiero, houve reação da população do Surumu e confronto com a polícia. Eles atiraram pedras contra os policiais, que reagiram com bombas de efeito moral, balas de borracha e spray de pimenta. Três pessoas sofreram ferimentos leves.

Um pouco antes da prisão de Quartiero, o ministro da Justiça, Tarso Genro, visitou a área. Ele disse que a decisão do STF sobre a manutenção ou não da demarcação da terra deverá sair em 15 ou 30 dias. Tarso avisou o ministro Carlos Ayres Britto sobre sua ida a Roraima e com forte aparato de segurança, ele esteve no local onde os indígenas sofreram o atentado .

Tarso disse que veio para fazer a investigação e responsabilizar as pessoas que cometeram o ¨incidente grave¨. ¨Peço tranqüilidade aos indígenas e que não reajam a nenhuma provocação e aguardem decisão do STF¨, disse.

O ministério da Justiça é quem faz as demarcações de terra indígena e estamos estendendo através da força institucional que seja suspensa a proibição da retirada dos fazendeiros dentro da lei.

...

Folha Online e Agência Estado

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
30/12/2021 - JUNÇÃO PORNOTECH EXPÕE OUTRO ASPECTO: O VÍCIO
21/12/2021 - App de reforço escolar é a ajuda que faltava nas férias
20/12/2021 - Marco legal para geração própria de energia é aprovado no Congresso
19/12/2021 - Projeto que cria bula de remédio digital com QR Code é aprovado na Câmara*
23/11/2021 - Como saber se uma oferta de Black Friday realmente vale a pena
03/11/2021 - Governo proíbe demissão de quem não se vacinou contra covid
03/11/2021 - Nova tecnologia transforma língua Libras em sons
02/11/2021 - A importância de fazer backup
31/10/2021 - Líderes do G-20 vão ratificar apoio a imposto global
30/10/2020 - Instagram libera lives com até quatro horas de duração
07/04/2020 - Como descobrir se tem alguém usando seu Wi-Fi*
17/03/2020 - Em meio coronavírus, canais por assinatura liberam sinais*
23/02/2020 - GRANDES DILEMAS
18/02/2020 - Dicas de segurança digital para curtir o Carnaval sem preocupações
14/02/2020 - Zoom do Galaxy S20 Ultra aproxima foto em 100 vezes*
11/02/2020 - Carteirinha estudantil digital continuará a valer mesmo sem MP
14/01/2020 - Norte e Centro-Oeste passam a ter informações sobre linhas pré-pagas
02/01/2020 - Bebidas com leite vegano são mais calóricas, afirma pesquisa
03/03/2019 - MP determina que contribuição sindical deve ser cobrada por boleto
02/03/2019 - Os perigos das redes sociais

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques