capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 23/11/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.935.819 pageviews  

Falooouuu... Frases e textos para ler, reler, treler e guardar

TÁ LIGADO?

Mapa 3D traz detalhes de edifícios de cidades
11/01/2009

São Paulo e Brasília estão com novas imagens no Google Earth, programa gratuito para visualização geográfica em um globo em três dimensões. As cidades brasileiras tiveram parte das fotos de satélite renovadas no mês passado. Também em dezembro, a ilha de Manhattan, em Nova York, teve quase todos os seus prédios representados em 3D, com textura.

Para ver as construções em três dimensões de Nova York, ou de outros lugares disponíveis, vá ao campo Camadas, no canto esquerdo inferior da tela do programa, que pode ser obtido em earth.google.com.

As camadas são conteúdos gerados pelo Google ou por parceiros da empresa. Marcando uma caixinha, aquele assunto vai ficar visível no globo, enquanto o usuário navega.

Marque a caixinha Construções em 3D. No campo Pesquisar, no canto superior esquerdo, escreva Nova York, Manhattan. Dê zoom sobre a localidade usando a rodinha do mouse. Para mudar o ângulo de visão dos prédios em três dimensões, mantenha pressionado o botão esquerdo do mouse simultaneamente à tecla Ctrl ou à Shift e mexa com o mouse.

O ângulo de visão e o zoom também podem ser alterados nos controles do Google Earth, no canto superior direito.

Existem outros locais com prédios tridimensionais, mas nenhum tem a qualidade desse trecho de Nova York. No Brasil, por exemplo, é possível ver o estádio do Pacaembu com uma estrutura tridimensional.

Vídeos

No campo Camadas, é possível determinar que o programa mostre vídeos do YouTube que foram georreferenciados -ou seja, colocados no portal de filmes com as informações de localização. Para isso, no campo Camadas, abra o diretório Galeria (clicando no ícone +) e marque YouTube.

Quando o cursor passar por cima de um ponto que tenha um vídeo do portal associado, vai aparecer o símbolo do site de filmes. Basta clicar sobre esse símbolo para ver mais informações sobre o clipe e ter a chance de reproduzi-lo.

Variando o nível de zoom, mais ou menos vídeos do YouTube aparecem. Experimente aproximar a visão do estádio do Maracanã ou da Torre Eiffel com a camada YouTube ligada.

Mais camadas

Esse campo ainda dá acesso a conteúdo gerado por Wikipédia, Nasa, Agência Espacial Europeia e revista ¨National Geographic¨, entre outras fontes. Também em Camadas, no diretório Locais de interesse, o usuário pode determinar que o Google Earth mostre pontos como alojamentos, restaurantes e transporte público, úteis para quem vai viajar.

Lugares

O campo Lugares, que fica acima de Camadas, no programa, tem funcionamento parecido, mas guarda os pontos de interesse criados pelo próprio usuário ou pela comunidade do Google Earth.

O tipo de arquivo usado pelo programa, KMZ, tornou-se um padrão para informações geográficas na internet.

O Google Earth funciona como um tocador para esse formato. Ou seja, uma pessoa pode criar conteúdo em KMZ -- como uma camada que mostre o local de fotos famosas -- e dividir com a comunidade.

Galeria e fotos famosas

Pegue-se o exemplo do KMZ de fotos famosas. Para poder assistir ao conteúdo em seu programa, clique em Adicionar conteúdo, no campo Lugares.

O acervo, chamado Google Earth Gallery, vai abrir no navegador.

No lugar de buscas, escreva ¨famous photos¨. Quando a janela de download aparecer, clique em Abrir no Google Earth. Uma vez aberto no software de mapas, o arquivo vai ficar guardado sob a pasta Lugares temporários, no campo Lugares.

Escolha uma das fotos pelo nome -- você também poderá vê-las navegando aleatoriamente pelo programa -- e clique duas vezes sobre o nome.

O Google Earth vai levá-lo automaticamente até o lugar certo, colocando a foto no centro do globo. A imagem, com mais detalhes, pode ser vista ao se clicar sobre o ícone de máquina fotográfica que deve estar no centro do Google Earth.

Se quiser, dê zoom para ver a região onde a imagem foi capturada com mais detalhes.

Variados e inusitados

O caminho acima pode ser reproduzido com outros arquivos guardados no acervo Google Earth Gallery.

A comunidade cria tours virtuais temáticos para o software. No canto esquerdo da página da internet da galeria, é possível procurar por assuntos como Educação e Viagem.

Seus marcadores

O usuário pode marcar seus lugares de interesse -como o local da sua casa ou da escola. Para isso, vá até o local que deseja marcar e clique no alfinete amarelo que aparece em uma barrinha horizontal sobre a imagem do globo.

Ele será colocado no centro da tela, mas é possível mudar a posição do alfinete selecionando-o com a setinha e mexendo com o botão esquerdo do mouse pressionado.

Na janela que se abre, o usuário pode escolher o nome e detalhes para o marcador, que será gravado no campo Lugares.

Para encontrar o local posteriormente, basta clicar duas vezes sobre o marcador correspondente em Lugares. O programa vai automaticamente colocar o alfinete no centro do globo.

Distâncias

Na mesma barrinha horizontal onde fica o marcador amarelo, é possível selecionar a ferramenta régua, para medir a distância em linha reta entre dois ou mais pontos.

Além de escolher a unidade de medida (quilômetros, milhas), na janela que é aberta quando se escolhe o recurso régua, o navegante pode medir a distância entre dois pontos (na opção Linha) ou entre vários pontos (em Caminho).

Mais conteúdo

Uma das melhores fontes de informação para quem usa o Google Earth é o blog www.gearthblog.com. Além de acompanhar as novidades oficiais, o site reúne conteúdo criado por outros usuários e truques para usar melhor o programa.

...

Gustavo Villas Boas - Folha de S.Paulo

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
30/12/2021 - JUNÇÃO PORNOTECH EXPÕE OUTRO ASPECTO: O VÍCIO
21/12/2021 - App de reforço escolar é a ajuda que faltava nas férias
20/12/2021 - Marco legal para geração própria de energia é aprovado no Congresso
19/12/2021 - Projeto que cria bula de remédio digital com QR Code é aprovado na Câmara*
23/11/2021 - Como saber se uma oferta de Black Friday realmente vale a pena
03/11/2021 - Governo proíbe demissão de quem não se vacinou contra covid
03/11/2021 - Nova tecnologia transforma língua Libras em sons
02/11/2021 - A importância de fazer backup
31/10/2021 - Líderes do G-20 vão ratificar apoio a imposto global
30/10/2020 - Instagram libera lives com até quatro horas de duração
07/04/2020 - Como descobrir se tem alguém usando seu Wi-Fi*
17/03/2020 - Em meio coronavírus, canais por assinatura liberam sinais*
23/02/2020 - GRANDES DILEMAS
18/02/2020 - Dicas de segurança digital para curtir o Carnaval sem preocupações
14/02/2020 - Zoom do Galaxy S20 Ultra aproxima foto em 100 vezes*
11/02/2020 - Carteirinha estudantil digital continuará a valer mesmo sem MP
14/01/2020 - Norte e Centro-Oeste passam a ter informações sobre linhas pré-pagas
02/01/2020 - Bebidas com leite vegano são mais calóricas, afirma pesquisa
03/03/2019 - MP determina que contribuição sindical deve ser cobrada por boleto
02/03/2019 - Os perigos das redes sociais

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques