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iPhone vira plataforma para jogos
03/04/2009

O iPhone, o aparelho celular da Apple, está emergindo como forte competidor no mercado de consoles portáteis. A Conferência de Desenvolvedores de Jogos de San Francisco, realizada na semana passada, deu pistas sobre novidades sobre jogos para iPhone e seu "primo próximo" iPod Touch.

Aumentou o número de designers de jogos interessados em desenvolver produtos para este mercado, em que, segundo a agência Reuters, há cerca de 17 milhões de iPhones e 13 milhões de iPods Touch.

Algumas pessoas já dizem que as possibilidades do iPhone -- como a tela sensível ao toque, a conectividade e o GPS -- e sua grande variedade de conteúdo dão a ele vantagem na hora de competir com outros consoles portáteis, como Nintendo DS e o PSP da Sony.

"O iPhone é uma ameaça a outras plataformas portáteis de jogos", disse Mitch Lasky, sócio do grupo de capital para empreendimentos Benchmark Capital.

A série DS já registrou mais de 100 milhões de unidades vendidas, e o PSP tem mais de 50 milhões de vendas desde que os dois modelos chegaram ao mercado no final de 2004.

Sanette Chao, diretora de relações públicas da Gameloft, disse que a empresa ganhou mais dinheiro vendendo jogos para o iPhone e o iPod Touch nos últimos meses do que em todas as suas vendas a outras operadoras.

"O setor móvel estava esperando pelo momento da virada... O lançamento da App Store foi esse momento", disse Chao.

A App Store, loja virtual de aplicativos da Apple, estreou em julho do ano passado, mas já surgiu toda uma rede de programadores que criou milhares de jogos, que variam de quebra-cabeças e jogos de fliperama a jogos de ação e combate individual. Os programadores ficam com 70 por cento da receita, e a Apple retém 30 por cento.

  

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