capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 24/09/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.761.166 pageviews  

Críticas Construtivas Se todo governante quer, por quê não?!!!

TÁ LIGADO?

Teclado "sabe" quando usuário está estressado, diz estudo
08/01/2010

Da próxima vez que você inserir um nome de usuário e a senha, pense sobre o seu ritmo de digitação. Ele não só pode ser usado para identificá-lo, como também pode revelar se você está em um ambiente estressante.

A equipe por trás da descoberta sugere que o método deve ser usado por varejistas ou bancos para detectar se você está acessando sua conta sob estresse extremo ou coação.

Há muito se sabe que os ritmos do estilo de digitação de uma pessoa são estáveis ao longo do tempo, levando a sugestões que poderiam ser utilizadas para verificar a identidade, ou mesmo detectar sinais precoces da doença de Alzheimer. Mas pouco se sabe sobre o efeito do estresse sobre os padrões de digitação, segundo investigaram o psicólogo Mike Dowman e colegas da Universidade de Abertay, Reino Unido.

Teste de estresse

Eles pediram a 35 pessoas para que se logassem em um computador 36 vezes, ao longo de três sessões intercaladas por até um mês de intervalo, usando o mesmo nome de usuário (abertayexperiment) e senha (understandsomething).

As pessoas foram colocadas em estados de estresse e neutralidade, alternadamente, por meio da audição de uma série de sons conhecidos, a fim de evocar emoções particulares -- desde papel amassando suavemente, passando por discussão de casais, até sirenes de emergência.

O tempo de cada tecla pressionada, assim como o intervalo entre uma e outra sendo liberada e pressionada, foi gravado para criar uma "impressão digital" da digitação de cada um. Eletrodos foram fixados nas mãos dos datilógrafos para detectar a partir da transpiração --um sinal de estresse também explorado por detectores de mentira.

A partir daí, o grupo usou os dados para desenvolver e testar softwares que identificassem uma pessoa a partir do seu estilo de digitação subjetivo. Usando apenas 36 caracteres, de detalhes de login, a pesquisa foi capaz de identificar corretamente 97,2% dos usuários, em um total de 42.840 logins. Não era incomum, no sincronismo de uma pessoa, a variação de apenas 20 milésimos de segundo entre dois logins de uma semana de intervalo, diz Dowman.

Os dados também mostraram que o stress podia ser detectado na digitação de uma pessoa porque ela variava os padrões de tempo (por exemplo, pressionando as teclas de forma mais curta, em média) --embora datilógrafos mantivessem seu estilo identificável.

"Não há dúvida: as pessoas fazem digitações diferentes sob estresse", diz Dowman. Ele sugere que sistemas de segurança podem ser concebidos para emissão de um alarme, caso pareça que uma pessoa seja obrigada a entrar em um sistema, tanto em um caixa eletrônico quanto em uma conta on-line. Mais pesquisas serão necessárias, entretanto, antes de um sistema identificar se uma pessoa está, por assim dizer, apenas tendo um dia ruim ou sendo rendida por homens armados.

Adeus às senhas

Neil Barrett, consultor de segurança informática e professor-visitante do Centro de Computação Forense e Segurança da Universidade de Cranfield, Reino Unido, diz que a taxa de sucesso do sistema é semelhante à de outros sistemas biométricos em uso, tais como voiceprints ou os scanners de impressões digitais incorporados a laptops.

Com novas melhorias para reconhecimento do estilo de digitação, as senhas podem já não ser necessárias para alguns sistemas, diz ele. "Você pode ter as características de identificação da forma como elas são digitadas em seu nome de usuário."

...

New Scientist com Folha Online

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
30/12/2021 - JUNÇÃO PORNOTECH EXPÕE OUTRO ASPECTO: O VÍCIO
21/12/2021 - App de reforço escolar é a ajuda que faltava nas férias
20/12/2021 - Marco legal para geração própria de energia é aprovado no Congresso
19/12/2021 - Projeto que cria bula de remédio digital com QR Code é aprovado na Câmara*
23/11/2021 - Como saber se uma oferta de Black Friday realmente vale a pena
03/11/2021 - Governo proíbe demissão de quem não se vacinou contra covid
03/11/2021 - Nova tecnologia transforma língua Libras em sons
02/11/2021 - A importância de fazer backup
31/10/2021 - Líderes do G-20 vão ratificar apoio a imposto global
30/10/2020 - Instagram libera lives com até quatro horas de duração
07/04/2020 - Como descobrir se tem alguém usando seu Wi-Fi*
17/03/2020 - Em meio coronavírus, canais por assinatura liberam sinais*
23/02/2020 - GRANDES DILEMAS
18/02/2020 - Dicas de segurança digital para curtir o Carnaval sem preocupações
14/02/2020 - Zoom do Galaxy S20 Ultra aproxima foto em 100 vezes*
11/02/2020 - Carteirinha estudantil digital continuará a valer mesmo sem MP
14/01/2020 - Norte e Centro-Oeste passam a ter informações sobre linhas pré-pagas
02/01/2020 - Bebidas com leite vegano são mais calóricas, afirma pesquisa
03/03/2019 - MP determina que contribuição sindical deve ser cobrada por boleto
02/03/2019 - Os perigos das redes sociais

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques