|
TÁ LIGADO?
Campeã de recalls, Toyota propõe reparo voluntário em 650 mil veículos no mundo
30/11/2010
A montadora japonesa Toyota anunciou nesta terça-feira que vai propor uma substituição gratuita da bomba do líquido refrigerador de 650 mil veículos em todo o mundo de seu modelo híbrido Prius, mas fez questão de destacar que este não é um recall.
Dos 650 mil veículos, 390 mil foram comercializados nos Estados Unidos, 180 mil no Japão e 70 mil na Europa. Os modelos do Prius afetados foram fabricados entre 2004 e 2007. O Prius não é comercializado no Brasil.
Uma grave crise no fim de 2009 e início de 2010 obrigou a Toyota a convocar o recall de mais de 10 milhões de automóveis no mundo por uma série de problemas técnicos, em particular nos pedais de aceleração, que poderiam ficar bloqueados.
"Esta é uma campanha destinada a satisfazer os clientes, uma ação voluntária da empresa, diferente de um recall, que é um procedimento decidido juridicamente", afirmou o porta-voz da Toyota, Paul Nolasco.
Esse tipo de recall "branco" tem se popularizado devido ao alto número de veículos convocados à troca obrigatória de peças cujo mau funcionamento coloquem em risco a segurança do consumidor. Dito não oficial, o recall branco é "utilizado" quando não há risco eminente à segurança do consumidor, mas a possibilidade de defeito fica configurada. Muitas vezes, a subtituição da peça imperfeita é autorizada nas revisões.
A maior montadora mundial propõe aos donos dos modelos envolvidos a troca da bomba utilizada para a circulação do líquido refrigerador para o controle da temperatura do motor, que pode aumentar de maneira excessiva e provocar problemas no funcionamento da peça.
O porta-voz disse que se o problema for detectado, o veículo tem condições de continuar circulando.
"Caso um superaquecimento aconteça, o veículo não vai parar, e sim terá a potência reduzida", afirmou Nolasco.
O porta-voz disse ainda que nenhum acidente foi registrado em consequência do problema.
A montadora vendeu mais de dois milhões de Prius, um modelo de carro "ecológico" com um motor híbrido (gasolina e eletricidade), desde 1997.
MAIS RECALL
No último dia 21, a montadora anunciou que um recall de 1,53 milhão de veículos no mundo todo, dos quais 599 mil no Japão, devido a problemas no depósito de combustível e nos freios. Segundo a assessoria de imprensa da empresa, nenhum desses carros está à venda no Brasil. No total, serão chamados a recall por iniciativa da Toyota 599.029 veículos no Japão e 930 mil no resto do mundo, afirmou a empresa.
Os modelos afetados são Crown Majesta, Higlander (conhecido como Kluger no Japão e na Austrália), Toyota Mark X (Reiz na China), Alphard, Avalon, Lexus RX (Harrier), Lexus GS350, Lexus IS250 e Lexus IS350.
Segundo o porta-voz da empresa Paul Nolasco não havia informações sobre algum acidente ocorrido por esses defeitos, que segundo as autoridades japonesas não acarretam um risco sério.
CRISE E IMAGEM
A líder mundial do setor automotivo, que há alguns meses passou por uma séria crise devido a vários recalls, indicou que, entre os veículos afetados, estão cinco modelos Lexus e seis da Toyota, como o Crown e o Highlander.
Desde o começo deste a ano a montadora japonesa anunciou uma série de recalls em diversos mercados do mundo. O número alto de reparos ou substituições levou o presidente da companhia, Akio Toyoda, a pedir desculpas públicas no mês de março pelos problemas técnicos e pelas falhas no controle de qualidade de seus veículos na China.
O recall de milhões de veículos do mercado não se restringe apenas à China. Só nos Estados Unidos e Japão, a empresa foi obrigada a reparar cerca de 1,33 milhão de veículos. No Brasil, cerca de 107 mil veículos do modelo Corolla foram chamados para substituição de peças que não ofereciam segurança adequada na utilização do carro.
Em 2009, a companhia passou por perdas históricas provocadas pela recessão mundial.
...
Folha Online
Compartilhe:
|
|