|
TÁ LIGADO?
Novo Galaxy S5 supera o iPhone 5S. Por pouco
26/02/2014
Anunciado na última segunda-feira, o Galaxy S5 chegará às lojas do Brasil e outros 149 países em abril. Embora seja mais um entre uma série de novos smartphones disponíveis no mercado nos próximos meses, o modelo da Samsung é o principal concorrente do iPhone 5S, versão mais avançada do aparelho da Apple. As duas empresas disputam a liderança do mercado de smartphones em todo o mundo.
Mesmo sem grandes inovações, o Galaxy S5 traz alguns novos recursos interessantes, como o monitor de batimentos cardíacos e a resistência à água, e aprimora outras características fundamentais, entre elas a câmera. Estes fatores dão alguma vantagem ao smartphone da Samsung em relação ao iPhone 5S. Confira a seguir a comparação entre os dois produtos:
Design
Sem alterações no tamanho da tela, o Galaxy S5 continua o mesmo, mas ganhou novo acabamento. Em vez da imitação de couro, a parte traseira recebeu uma cobertura metalizada. Porém, como a empresa resiste a substituir o plástico -- motivo de reclamação entre muitos consumidores -- o S5 continua sem um design de encher os olhos. A versão dourada do produto, por exemplo, foi comparada a um band-aid.
O destaque fica com a proteção à água, que pode evitar problemas ao usar o aparelho na piscina – o smartphone pode ser molhado sem problemas, mas o fabricante não aconselha que fique submerso por muito tempo. Em tese, ele aguenta 30 minutos a um metro de profundidade.
No quesito design, o iPhone 5S supera, com folga, o smartphone da Samsung. Bem construído, o aparelho da Apple tem acabamento em alumínio fosco na parte traseira que torna o visual mais sofisticado. Além disso, o iPhone 5S é mais fino e leve que o Galaxy S5, com espessura de 7,6 milímetros e peso de apenas 112 gramas. O S5, por outro lado, tem espessura um pouco maior, de 8,1 milímetros, e pesa 145 gramas.
Tela
A tela do Galaxy S5 tem 5,1 polegadas, uma alteração mínima em relação à versão anterior, que tinha tela de 5 polegadas. Ela é feita com a tecnologia Super Amoled, que torna mais vivas as cores das imagens. A tela do iPhone 5 tem a tecnologia Retina, reconhecida por oferecer ótima qualidade de imagem, mas é menor que a do Galaxy S5, com 4 polegadas.
Tamanho quase sempre é uma questão de preferência, mas na resolução o iPhone 5S fica atrás. Ele oferece tela com 1.136 x 640 linhas de pixels, pouco inferior ao HD. Já o Galaxy S5 exibe imagens com resolução Full HD (1.920 x 1.080 linhas). Na prática, o smartphone da Samsung tem mais pixels por polegada (PPI), o que torna as imagens mais ricas em detalhes: são 432 PPI no caso do Galaxy S5 contra 326 PPI do iPhone 5S.
Desempenho
Ambos os smartphones tem processadores de alto desempenho, que são suficientes para fazer qualquer tipo de atividade, como navegar na internet, usar redes sociais e assistir vídeos. No caso dos games, a Samsung incluiu uma unidade de processamento gráfico (GPU) no Galaxy S5. Isso garante que mesmo os jogos mais complexos rodem sem travar.
O Galaxy S5 usa o processador Snapdragon 800, da Qualcomm, de 2,5 GHz com quatro núcleos, enquanto o iPhone 5S usa chip A7 com dois núcleos. Contudo, o chip do iPhone 5S usa arquitetura de 64 bits, e o da Samsung adota é de 32 bits. O processador do iPhone consegue processar o dobro de informações no mesmo período de tempo, o que torna o aparelho mais rápido que os concorrentes.
Câmera
A câmera nunca foi o forte do smartphone da Apple, desde sua primeira versão. No iPhone 5S ela fotografa com resolução de 8 megapixels e grava vídeos com resolução Full HD (1080p). O Galaxy S5 se mantém à frente do iPhone na nova versão: a câmera fotografa com 16 megapixels e filma vídeos com resolução 4K, quatro vezes maior que o Full HD (limitado a cinco minutos de gravação). A câmera frontal do S5 também tira fotos com melhor qualidade.
Contudo, por ser um dos smartphones mais avançados do mercado, o Galaxy S5 poderia oferecer uma câmera melhor. O Xperia Z2, anunciado pela Sony também durante o Mobile World Congress, tira fotos com resolução de 20,7 megapixels. A Nokia, que vem tentando recuperar mercado, oferece a melhor câmera do mercado em um smartphone, no Lumia 1020. Ele fotografa com resolução de 41 megapixels.
Software
O iPhone 5S usa o iOS 7, a versão mais recente do sistema liberada pela Apple. Nesta versão, o software recebeu sua primeira grande mudança de visual desde a primeira versão do iPhone, em 2007. Os novos recursos e o visual mais limpo e minimalista não foram unanimidade entre os usuários, mas a Apple fez melhorias importantes, como adicionar uma central de controle e novos recursos na câmera.
O Galaxy S5 utiliza o Android na versão 4.4 ou KitKat. O software, no entanto, é diferente da versão “pura” do Android, por causa da interface TouchWiz. Tantas customizações dificultam a chegada de atualizações. Recursos exclusivos desenvolvidos pela Samsung são úteis, como o SmartStay que monitora o olhar do usuário para ligar a tela do celular ou pausar um vídeo no momento certo.
Com a chegada de novos sensores, como o leitor de digitais e o monitor cardíaco, os aplicativos e serviços oferecidos pela Samsung através do smartphone ganharam mais relevância. O S Health, por exemplo, monitora os batimentos cardíacos do usuário durante atividades físicas e mantém um registro no smartphone. O aparelho também permitirá autenticar pagamentos por meio do PayPal com o uso de digitais, sem usar senha numérica.
Bateria
Aumentar a duração da bateria dos smartphones para, pelo menos, aguentar um dia inteiro de uso, é um dos desafios dos principais fabricantes. A Samsung conseguiu aumentar a autonomia de bateria de 10 horas para 12 horas de uso no S5. Além disso, acrescentou um modo de economia de bateria que transforma a tela em preto e branco e desliga serviços essenciais quando a bateria está fraca, o que garante mais tempo de uso.
A bateria do iPhone 5S tem autonomia estimada em 10 horas de conversação contínua. Em uso moderado, não chega a durar um dia inteiro, motivo de queixas de muitos consumidores. Faz falta no aparelho um sistema que permita ativar a economia de bateria, quando o tempo de uso está acabando e o usuário precisa fazer uma ligação importante.
Claudia Tozetto - Veja.com
Compartilhe:
|
|