|
TEMA LIVRE : Pra Seu Governo
O insólito teatro da política
12/04/2009- Anacoluto Borges*
Ficção, caro leitor, é produto da imaginação. Imaginação, sonho e fantasia, diria eu. Projeções de situações dramáticas, humorísticas ou trágicas. Como sonhar não custa nada, estava imaginando o resultado de encontros políticos, caso o juiz Julier Sebastião e o Procurador Pedro Taques se lancem e ganhem as eleições. Como rogo que ganhem, vamos às cenas mais pitorescas:
Cena 1:
No Congresso Nacional, encontram-se Taques e Paulo Maluf. Este cumprimenta – como vai,caro colega? Ao que é respondido: como vai o que rapaz? E que história é essa de caro?
Cena 2:
Na Assembléia Legislativa, esbarram-se os deputados Julier e Riva. O presidente da Casa cordialmente oferece a todos uma dose de xerez. Julier nega, docemente constrangido, dizendo que seria o caso de xadrez.
Cena 3:
No Congresso, Pedro Taques preside a Comissão de Orçamento: Já vou avisando que emenda parlamentar serve para fazer progredir o país e não para dar moleza às empreiteiras. Final da sessão: ovação triunfante e hino nacional a plenos pulmões.
Cena 4:
Numa cerimônia no TCE, sentam-se o Governador Julier e Humberto Bosaipo: Quanto tempo, hein Governador? Pois é...tá quase chegando a prescrição né, nobre Conselheiro. Não era disso que eu estava falando, Governador.
Cena 5:
Na posse, o deputado Alexandre César abraça o Governador Taques: no ouvido, sussurra – até que enfim! O outro alfineta: não abraça muito forte porque dá na cara.
Cena 6:
No Senado, lado a lado, os senadores Jayme Campos e Julier. Campos cumprimenta: o senhor por aqui? Julier responde: o senhor ainda por aqui? Pois é, agora nos sentamos lado a lado. Julier responde: não dá pra escolher outro?
Cena 7:
Na campanha eleitoral, disputam Antero e Julier, sentados numa emissora de televisão: É o seguinte,Julier, tudo muito bom, tudo muito bem, proposta daqui, proposta de lá, mas resolvamos esse debate lá fora, com argumentos mais contundentes. Da outra vez, não deu pra chegar no mano a mano.
Cena 8:
Eleição para a Mesa Diretora da Assembléia com Riva e Taques. O escrutinador informa: Senhores Deputados, atenção! Não houve unanimidade na Casa. A bancada unitária retirou-se em protesto.
Cena 9:
O Governador Julier, ao discursar sobre segurança pública: Vocês não estão entendendo. Se há cacetete e revólver, é pra fazer o que com isso?
Cena 10:
Reunião de bancadas com Sarney, presente o Senador Taques: Senhor Presidente, estamos aqui para articular uma ação conjunta que contemple o Estado de Mato Grosso. Vamos fazer um grande acordo de coalizão. Taques: com licença.
Cena 11:
Do Governador Julier numa sessão do TCE: distinta platéia, desculpe o mau-jeito, mas não sei a quem me dirijo. Acho que vou falar direto pra TV que estou mais acostumado.
Cena 12:
O Governador Pedro Taques saúda a Assembléia Legislativa: Meus queridos companheiros e minhas queridas companheiras e...outros demais processados.
Cena 13:
Reunião do setor madeireiro com o Senador Julier: pois bem, Senador, é preciso defender os interesses dos empresários que desenvolvem Mato Grosso. Julier retruca: mas claro, já prendi muita gente com esses interesses, inclusive vocês já estão quase-quase.
Cena 14:
Encontro de cúpula do Tribunal de Justiça com o Governador Pedro Taques: O Judiciário Mato-Grossense está necessitando de mais verbas, Sr. Governador. Taques: para que?
Ato Final:
Sessão de abertura do ano judiciário. Justiça Federal. O Governador Julier discursa: “Caros Colegas”, um juiz logo interrompe: Alto lá, camarada: devagar com o andor que o santo é de barro – colega não! Cada macaco no seu galho.
Fecham-se as cortinas.
E assim finalizamos a nossa pequena especulação, reconhecendo que seriam impactantes esses dois novos personagens na política mato-grossense. Teremos um laboratório à disposição – como a política pode transformar uma personalidade ou uma personalidade pode transformar a política.
...
*Anacoluto Borges é e-leitor do Saite Bão
Compartilhe:
Comentários dos Leitores
Os textos dos leitores são apresentados na ordem decrescente de data. As opiniões aqui reproduzidas não expressam necessariamente a opinião do site, sendo de responsabilidade de seus autores.
Comentário de Flash Back (turquinho@bturbo.com) Em 12/04/2009, 11h18 |
Governado Julier e Deputado César |
Governador Julier e Deputado César... Saindo escoltados para bebemorar o poder atropelam um velhinho:
- Eita Julier, não vai parar?
- Se ligar Césinha... agora temos escolta...
- Quem, o Taques? no Senado?
- Não seu burro, nossos batedores dão um jeito nisso...
Só não imagivam que a TV SAPESP estaria filmando tudo...rsssss |
|
|