|
TEMA LIVRE : Gabriel Novis Neves
Inacreditável
19/11/2010
Chineses constroem hotel de quinze andares em seis dias!
Vídeo registrou o processo de construção na cidade de Changsha, no centro da China. Eles levaram dois dias para erguer a estrutura e mais quatro para fazer o acabamento.
A estrutura do Ark Hotel, segundo os construtores, é preparada para suportar um terremoto de magnitude 9. Ele foi totalmente feito com material pré-fabricado - ou seja - as partes foram construídas em outros locais e apenas montadas no lugar da construção.
A estrutura é à prova de som e tem isolamento térmico. Os construtores afirmam que ninguém ficou machucado no processo.
Reproduzi esta notícia que está na internet para animar o nosso pessoal com relação às obras para a Copa do Mundo em Cuiabá. Estamos praticamente em 2011 e providências para cumprir com o rigoroso cronograma da FIFA foram discretas.
Lembro-me da criação da AGECOPA pelo Estado, de uma secretaria da Copa pelo Município e da visita do pessoal da FIFA cheio de elogios ao nosso avanço no cronograma.
O projeto arquitetônico da nossa Arena Pantanal é o mais bonito do Brasil e um dos melhores do mundo. Isso ouvi antes das eleições.
As notícias atuais não são muito animadoras. O presidente da AGECOPA pediu demissão do cargo, motivada por divergências da diretoria e até hoje está sem substituto. Logo, esse cargo não era necessário.
A prefeitura acabou com a sua secretaria da Copa por absoluta desnecessidade. De prático o que temos é a demolição do Verdão, a suspensão pelo Tribunal de Contas do Estado de duas avenidas que dão acesso ao ex-Verdão e algumas notícias com relação à ampliação do nosso aeroporto.
Quando se fala em recursos para obras, a prefeitura de saída foi muito honesta: não temos. Os governos estadual e federal sempre se referem no futuro quando o assunto é grana e grossa.
O que aconteceu até agora foram com recursos do tesouro do Estado: pagamento do projeto arquitetônico, demolição do Verdão e o custeio da AGECOPA.
Sou um otimista, e lendo a notícia da China, acho que só temos um probleminha para arrumar Cuiabá para a Copa. Conseguir milhões de euros com os nossos empresários e contratar essa firma coelho de construção de Changsha.
É bom não contar com dinheiro do Estado e, principalmente, do governo Federal. Já estouramos também a nossa cota de empréstimos bancários.
O que ontem parecia inacreditável para mim, hoje é uma realidade. Todas as obras exigidas pela FIFA, com grana grossa, poderão ser realizadas em quarenta dias com essa firma chinesa.
...
*Gabriel Novis Neves (7.5+130) é médico obstetra, professor-fundador, primeiro reitor da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, ¨ginecologista¨ estatutário e compulsório do Grupo Fazendas Reunidas Perereca Enterprise, Broadcasting & Corporation e nas -- poucas -- horas vagas, compositor.
Compartilhe:
|
|