capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 23/11/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.918.939 pageviews  

Falooouuu... Frases e textos para ler, reler, treler e guardar

TEMA LIVRE : Coluna do Arquimedes

Outras colunas do Tema Livre

Não por desforra
21/12/2012

Não consigo compreender o que é que leva um grupo de pessoas ilustres, ao culto da estultícia, da indecência, da imoralidade pública, da mentira, da desfaçatez e da ignomínia; sinceramente!

Há uma tropilha de figurões da política nacional que acabam de receber na testa o carimbo de... “CONDENADO PELO STF”.

No verso dessa fotografia - que deveria envergonhar mas nem à custa do tal carimbo envergonha - escaninhos cuidadosamente camuflados, escondem nomes e mais nomes de outras desbotadas figuras emparceiradas na sanha de negar o inegável: evidências de dolosas ações que levaram a Nação Brasileira às mais inusitadas e inacreditáveis situações, como por exemplo a chegada à mídia, da senhora Rosemary e seus bebês, as declarações de Marcos Valério, o caixa forte do mensalão, de que teria pago altíssimas somas em benefício de Lula, à época Presidente do Brasil - o que é mais do que muito gravíssimo e exige um posicionamento à altura, das altas esferas do Poder Constituído brasileiro - a insurgência de Marco Maia (PT), Presidente da Câmara dos Deputados, contra decisões do Supremo Tribunal Federal, o que não é menos grave do que Lula haver sido beneficiado a mancheias pelas ações dos mensaleiros, se é que o foi e isso precisa ser rigorosamente apurado, e coisas outras, tão medonhas quanto.

O Brasil não entende por que Marco Aurelio Spall Maia, gaúcho de Canoas, também torneiro mecânico, metalúrgico e político, assim como Lula a quem defende soberbamente e de forma quase infantil e, sendo o segundo dessa categoria profissional a chegar à Presidência da República – inda que interinamente e por força de dispositivo Constitucional - esquecendo-se de que é contra o Supremo Tribunal Federal do Brasil que se insurge, quando afirma que não acatará as decisões daquela Corte de Justiça, no tocante à perda imediata de mandatos dos deputados mensaleiros lá recentemente condenados, continue nessa posição de extrema arrogância, quando pouco tempo lhe resta à na Presidência daquela Casa Legislativa.

Ou será que – como Lula – também se imagina acima do bem e do mal? Será uma síndrome ainda não catalogada pela medicina geral; ou pela psiquiatria?!

Talvez seja porque ele, Maia, e de resto significativas porções políticas, imaginem que Lula, o torneiro mecânico mais ilustre a ganhar as manchetes da mídia internacional nos últimos anos, seja quem segura a trava que trava o cadafalso e os mantém a todos - hipoteticamente, claro! – no imaginário “topo” da plataforma político-partidária nacional, pelo menos por enquanto.

Quem sabe seja porque Zé Dirceu, Delúbio Soares, João Paulo Cunha “et caterva” condenada, sejam todo o referencial de liderança que essa gente ainda enxerga como bom, poderoso e válido.

Talvez ainda seja porque a marcha vampiresca tenha dado certo até aonde tenham podido sugar as forças do erário e do bom nome do Brasil.

Talvez seja por medida de segurança, já que, ao que parece, há rabos e mãos e rabos em mãos que seguram rabos.

Mas, hoje que se arrastam pela mesma estrada onde garbosamente desfilaram até há pouco, é bem possível que gritem “é mentira!”, como um último e desesperado estremecer de moribundos políticos, que em verdade o são.

De todo modo é inaceitável que o Estado de Direito seja ameaçado por ações tão sombrias, surgidas do corporativismo político, que embaça o brilho da democracia e tenta alavancar tamanhos e tão nocivos desvios de conduta de grupos incorrigíveis, em detrimento de direitos de toda a gente. Perde o Brasil e perde a história!

Lula não é mais o Presidente do Brasil, e mesmo que o fosse não estaria fora do alcance da lei que, como mandatário da Nação, lhe coube zelar. O que os canais competentes, como a Procuradoria Geral da República, o Ministério Público Federal, a Polícia Federal e órgãos afins têm investigado, descoberto, documentado e denunciado, já é mais do que suficiente para que tudo seja devidamente compilado, questionado, julgado e sentenciado. Não como - ou por – desejo ou sentimento de desforra, porque não disputamos lugares com a indecência; mas porque a Constituição da República Federativa do Brasil - que coincidentemente é o nosso País - diz que “todos somos rigorosamente iguais perante ela”.

Perguntemos, portanto: até quando os condenados mensaleiros “et malta”, continuarão esbravejando pelos corredores palacianos e por onde mais queiram, impropérios, acusações e desacatos à ordem, à lei e aos bons exemplos?

Aos tempos do antigo Egito de Ramsés III [1198 a 1176 a.C.] essa turma toda já teria sido emparedada a bem da cidadania, da ética na política e da moralidade pública.

Mas aqui é Brasil; tudo bem, somos pacíficos, cidadãos e ordeiros, e compreendemos tudo isso como coisas que denotam níveis evolutivos diferentes entre pessoas de mesma classe social, econômica ou política.

Nem por isso, no entanto, vamos aplaudir o que contraria as mínimas exigências de cidadania e bem viver.


...

Arquimedes Estrázulas Pires é só um cidadão brasileiro


OUTRAS COLUNAS
André Pozetti
Antonio Copriva
Antonio de Souza
Archimedes Lima Neto
Cecília Capparelli
César Miranda
Chaparral
Coluna do Arquimedes
Coluna do Bebeto
EDITORIAL DO ESTADÃO
Edson Miranda*
Eduardo Mahon
Fausto Matto Grosso
Gabriel Novis Neves
Gilda Balbino
Haroldo Assunção
Ivy Menon
João Vieira
Kamarada Mederovsk
Kamil Hussein Fares
Kleber Lima
Léo Medeiros
Leonardo Boff
Luciano Jóia
Lúcio Flávio Pinto
Luzinete Mª Figueiredo da Silva
Marcelo Alonso Lemes
Maria Amélia Chaves*
Marli Gonçalves
Montezuma Cruz
Paulo Corrêa de Oliveira
Pedro Novis Neves
Pedro Paulo Lomba
Pedro Pedrossian
Portugal & Arredores
Pra Seu Governo
Roberto Boaventura da Silva Sá
Rodrigo Monteiro
Ronaldo de Castro
Rozeno Costa
Sebastião Carlos Gomes de Carvalho
Serafim Praia Grande
Sérgio Luiz Fernandes
Sérgio Rubens da Silva
Sérgio Rubens da Silva
Talvani Guedes da Fonseca
Trovas apostólicas
Valéria Del Cueto
Wagner Malheiros
Xico Graziano

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
26/12/2020 - MARLI (Marli Gonçalves)
21/12/2020 - ARQUIMEDES (Coluna do Arquimedes)
20/12/2020 - IDH E FELICIDADE, NADA A COMEMORAR (Fausto Matto Grosso)
19/12/2020 - 2021, O ANO QUE TANTO DESEJAMOS (Marli Gonçalves)
28/11/2020 - OS MEDOS DE DEZEMBRO (Marli Gonçalves)
26/11/2020 - O voto e o veto (Valéria Del Cueto)
23/11/2020 - Exemplo aos vizinhos (Coluna do Arquimedes)
22/11/2020 - REVENDO O FUTURO (Fausto Matto Grosso)
21/11/2020 - A INCRÍVEL MARCHA DA INSENSATEZ (Marli Gonçalves)
15/11/2020 - A hora da onça (Coluna do Arquimedes)
14/11/2020 - O PAÍS PRECISA DE VOCÊ. E É AGORA (Marli Gonçalves)
11/11/2020 - Ocaso e o caso (Valéria Del Cueto)
09/11/2020 - Onde anda a decência? (Coluna do Arquimedes)
07/11/2020 - Se os carros falassem (Marli Gonçalves)
05/11/2020 - CÂMARAS MUNICIPAIS REPUBLICANAS (Fausto Matto Grosso)
02/11/2020 - Emburrecendo a juventude! (Coluna do Arquimedes)
31/10/2020 - MARLI (Marli Gonçalves)
31/10/2020 - As nossas reais alucinações (Marli Gonçalves)
31/10/2020 - PREFEITOS: GERENTES OU LÍDERES? (Fausto Matto Grosso)
26/10/2020 - Vote Merecimento! (Coluna do Arquimedes)

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques