|
TEMA LIVRE : Talvani Guedes da Fonseca
Assim é, se lhe parece
26/11/2005
O ministro da Fazenda nega que discutiu sua demissão com o presidente da república, e numa audiência com parlamentares que durou nove horas, foi mais humilde, ao dizer que sua permanência no governo depende da vontade do messiânico.
Desde que a “companheira d’armas” do ex-chefe da Casa Civil falou de um ajuste fiscal de longo prazo, não andam boas as coisas dentro do “governo do Pt”, e a maneira mais simples de constata-lo é ouvir o que dizem o presidente e seus súditos, que fazem questão de enfatizar que o messiânico é o “fiador da política econômica vigente no país”.
É como se o ex-metalúrgico viajante trabalhasse, gostasse de economia, tivesse um projeto de governo para mudar o país, quando tudo não passa de um terceiro mandato de Fernando Henrique Cardoso, aí estão no Banco Central o deputado eleito pelo PSDB goiano e ex-presidente do Bank Boston, Murilo Portugal, Joaquim Levy, etc., etc., todos da esquerda “petista”, infiltrados e atuantes nos primeiros oito anos desse governo que ano que vem, completa doze. Portanto, se assim lhe parece, os acima citados são a essência do único “sucesso” messiânico, a política econômica mais neo-liberal que o país já viu, e isso, também, se deve a calmaria no cenário internacional.
¨Isso tudo tem meias mentiras e meias verdades. Meios exageros e meias considerações. O que eu disse e repito é que estou fortemente vinculado ao projeto que faço sob o comando do presidente”, disse o sanitarista de Ribeirão Preto, certo de que escapou do furacão, sem ver que está no vórtice do próprio, porque declarações idênticas já as tivemos das bocas de Benedita da Silva, Cristóvão Buarque, do “guerrilheiro” que nunca deu um tiro, “Zé Mensalão”, e de outros e mais outros.
Afinal, o ministro da fazenda pediu demissão ou não?
Ficará até o fim do governo, dizem os líderes do “governo do Pt”, e somente eles dizem isso; e assim é, se assim lhe parece.
Há muita sujeira sob o tapete desse governo resultante da picaretagem ideológica de “esquerda”, ainda que o ministro diga que ¨o Brasil está conquistando avanços significativos com essa política, eu acredito que não deveremos alterar o rumo¨.
E em Nova Iorque, Pedro Malan dava risadas, nunca pensara estar a serviço do Pt, e estava, a menos que o messiânico e seus trezentos picaretas tenham roubado suas idéias e adotado-as como deles, de “esquerda”.
Não obstante as pesquisas, e ainda que S. Exª abra o cofre da União para tentar reeleger-se, é cedo para cantar vitória, porque daqui por diante só haverá surpresas. A Comissão Parlamentar de Inquérito dos Bingos solicitou a ida do ministro da Fazenda, para depor, e se “não se trata de uma convocação nem de convite”, seja o que assim for e assim lhe parecer, porque o messiânico não está nem aí, vive viajando, a dizer “eu acho”.
Acha o quê, Exª?
Que as “Zelites” conspiram contra vossa soberba incompetência?
Há um encontro marcado para 10 de dezembro, provavelmente, e até lá muita água rolará ribeirão abaixo, porque antes de depor, o sanitarista terá que assinar um documento, autorizando a utilização de seu depoimento como peça jurídica, o que aconteceria automaticamente se fosse convocação.
...
*Talvani Guedes da Fonseca é jornalista, poeta e escritor norte-rio-grandense.
Compartilhe:
|
|