|
TEMA LIVRE : Serafim Praia Grande
Agora, falando sério...
27/07/2006
Um tio meu, verdadeiro filósofo, dizia que ¨tarado é um cara normal apanhado em flagrante¨. Faz sentido. Mas não posso comprovar porque nunca fui apanhado em flagrante.
Aí vem a cruel dúvida se infiltrando pelos combalidos neurônios: esse negócio de mensalão e de sanguessugas começou agora? Vamos lá, olho no olho, sem piscar, tremer nem gaguejar: o que você imagina que acontece nos gabinetes refrigerados do legislativo, do executivo e do judiciário? E das estatais? Heim? Vamos mais longe um pouco: e nas empresas que prestam serviços aos poderes constituídos? E mesmo naquelas que trabalham só com a iniciativa privada? Imagina?
Tem um monte, uma carrada, uma ruma, uma fieira de bagres ensaboados travestidos de vestais, arrotando probidade, honestidade, decência.
Pura hipocrisia.
Tal e qual a música conhecida, ¨na hora em que gritar pega ladrão, não fica um, meu irmão!¨.
A Polícia Federal na Operação Curupira. Beleza! Delegados da PF presos por roubo, desvio de mercadoria, tráfico de influência, etc etc etc.
As raposas cuidam dos galinheiros.
Agora, falando sério: isso é novidade? Ou foi o poder de investigar que aumentou, o acesso a tecnologias mais avançadas, a capacidade de leigos operar equipamentos dedo-duros, gravar conversas, fotografar safadezas?
A essência da indecência sempre existiu porque não se muda uma cultura enraizada em subornos, em roubos de urnas, em compras de votos, em propinas para juízes (de futebol!!!), em prostituição mental e canalhice argentária sem se mexer nas estruturas da educação de uma nação inteira. Nossa herança cultural, desde antes do império, passando pela escravidão, pelos barões do café, pelas tais elites encasteladas no poder, metendo impostos e mais impostos pra cima dos trabalhadores par sustentar vagabundos e/ou apaniguados com o suor da massa dominada, é velha. E se perpetua, com tucanos ou petistas, tudo farinha do mesmo saco, né Pig?
Povo analfabeto é povo sob controle. E fim de papo.
No dia em que um Cristovam Quixote Buarque conseguir mandar alguma coisa e colocar essa propalada reforma educacional pra funcionar, aí não vai sobrar pedra sobre pedra, vão se acabar essas enganações tipo MLST, essas associações espúrias do capital com os propinodutos, valeriodutos, dudamendonçadutos e outras anomalias que se tornaram a normalidade dentro do nosocômio.
Lula, um espertalhão de sindicato cuja mãe ¨nasceu analfabeta¨, se vale dos miseráveis pra cabalar votos e falar contras as elites das quais, hoje em dia, faz parte. FHC, com toda sua sapiência professoral, se vale dos analfas pra buscar espaço eleitoral e conseguir empurrar sopa de tucano pela goela abaixo dessa brava gente brasileira que só faz sustentar vagabundo a pão-de-ló, uisquinho importado e moluscos artrópodes por pura ignorância e medo medieval.
Aí vem aquele sujeitinho enfatiotado com cara de quem comeu sopa de lesma com quibôa e diz: ``Por que o povo isso, o povo aquilo``. Como se nós, o povo, os que pagam taxas e mais taxas pra galináceos variados sustentaram suas megalomanias, tivéssemos algo a ver com isso. Essa situação vai perdurar enquanto conseguirem manter nosso país no esgoto educacional e intelectual em que se encontra. Se sair, a coisa muda. E aí, cambada, cês tão ferrados! Enquanto isso não ocorre, mensalões e sanguessugas e máfias variadas vão continuar dominando. Tristes trópicos.
...
*Serafim Praia Grande é sócio-atreta da equipe olímpica do SuperSiteGood.
Compartilhe:
|
|