capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 24/09/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.752.475 pageviews  

MT Cards Que tal mostrar a cara de Mato Grosso?


CURTO & GROSSO

Inscreva nosso RSSEdição de 04/10/2002

Marcos Antonio Moreira -- fazperereca@yahoo.com.br


00:00


Em comício realizado no início da semana no Parque Cuiabá, Bráulio Mággico prometeu "privatizar" o grupo Gazeta&Planeta.

...

Já não era sem tempo.

...

A propósito, no tal comício não ficou só aí o tom hilário. Teve de tudo um pouco:

...

Iraci França, a vice, disse aos moradores que se sentia em casa.

...

Lembrou que morou lá, revelou que sua costureira ainda mora lá e que foi professora lá.

...

-- Ajudei a formar futuros "cidadões" (sic), orgulhou-se a professora-candidata a vice, pedindo aos agora "cidadões" já formados, bem como a seus antigos vizinhos, para votar na majoritária da chapa Mato Grosso Mais Forte.

...

O prefeito Roberto França, por sua vez, para surpresa da própria "vítima", aproveitou o comício para lançar a candidatura do jornalista Jonas Josino -- morador no bairro -- à Câmara Municipal, na eleição de 2004.

...

Não faltou, claro, a queda de braço estatutária entre militantes de candidatos proporcionais -- desta vez entre cabos eleitorais do verereador-candidato à deputado estadual Yênes Magalhães -- que não estava no palanque -- e simpatizantes do candidato à reeleição Carlos Brito -- morador e bam-bam-bam do lugar, que anda meio "encanado" ultimamente, achando-se vítima de perseguição até de correligionários.

...

Contabilizados mortos e feridos, saiu machucado apenas o Português.

*/*/*

Prefeito da Capital, Dândi Oliveira construiu, na avenida do CPA, o Monumento Ulisses Guimarães...

...

No governo do Estado, em obra que não era dele -- a Termelétrica da Enron, de triste memória -- colocou o nome de Mário Covas...

...

A poucas horas de entregar o cargo, em abril último, inaugurou a ponte pênsil sobre o rio Cuiabá, batizando de Sérgio Motta a obra -- superfaturada, como adorava o finado PC de FHC e Serra.

...

Antes, porém, teve o cuidado de vetar homenagem ao poeta Ronaldo Castro -- projeto que mereceu aprovação unânime da Assembléia Legslativa de Mato Grosso.

...

Como se sabe, Ulisses Guimarães, Mário Covas e Sérgio Motta são cuiabanos de tchapa e cruz, do tipo que não vira gente enquanto não toma seu guaraná ralado "no mõ"...

...

Já o poeta Ronaldo Castro -- como é de conhecimento público -- era um pau-rodado.

...

Compreende-se, portanto, a preocupação de Dândi.

...

Vai que Maggi ganhe a eleição e resolva "descuiabanizar" a cultura mato-grossense -- conforme Dândi e Pés de Barro tanto temem --, e resolva rever tudo e homenagear o autor de "Cuiabanália" e de tantas outras obras-primas -- aquele poeta pau-rodado?

*/*/*

A propósito, seis meses depois de "inaugurada" descobre-se, afinal, para que foram torrados 18 milhões de reais na construção da ponte Sérgio Motta: para Dândi conceder entrevista.

*/*/*

Ex-secretário de Segurança é contra força-tarefa...

...

Deve ter lá seus motivos...

...

Mas não deixa de ser hilário...

*/*/*

Ato pela paz, nesta sexta, a partir das 16 horas, na avenida Getúlio Vargas.

...

Só não pode ir quem não tem nenhum parente, amigo, vizinho ou conhecido que não tenha sido vítima de violência, muito menos comerciante que nunca teve seu estabelecimento assaltado.

...

No mais, de mamando a caducando, todo mundo lá -- "tumultuando o processo", como convém neste paraíso dantesco.

*/*/*

Pés de Barro convocou coletiva para as 10 horas da manhã de ontem, no queijo, digo, QG da coligação Gazeta/PSDB/PMDB, no bairro Santa Rosa, para exibir o que qualificou de "provas" de desmatamento ilegal em fazendas de Blairo Maggi.

...

O assunto foi parar na capa do Diário Oficial Cover desta sexta-feira, óbvio.

...

Valendo-se de um painel, "explicando" tudo direitinho, o secretário de Meio Ambiente e bi-presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Fema) e do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), Frederico Guilherme de Moura Müller.

...

Nani Müller -- aquele mesmo que, entre outras patifarias, autorizou a construção de mansões ilegais sobre a lâmina dágua da Baía de Siá Mariana e cujo grande mérito foi o de transformar Mato Grosso no hoctacampeão mundial de queimadas -- distribuiu inclusive um CD Rom, com fotos "comprovando" o desmatamento.

...

Apesar das "abalizadas explicações" de Müller, restaram pelo menos três dúvidas:

...

Primeira de todas:

Se sabia do crime, por que não multou o infrator?

...

Isto se chama prevaricação, o que -- onde tem governador e não vice -- resulta em demissão a bem do serviço público.

...

Segunda de todas:

O que o excelentíssimo sr. secretário de Meio Ambiente e bi-presidente (Fema e Consema) estava fazendo no queijo, digo, QG tucano, em pleno horário de expediente -- com "direito" a motorista e carro chapa-branca?

...

Isto se chama uso da máquina e dá cadeia, segundo a legislação eleitoral.

...

Terceira de todas:

Quem produziu as tais "provas", da noite para o dia, para o candidato tucano?

...

Seria a Tucanomapas -- aquele empresa "terceirizada" que manda e desmanda na Secretaria, na Fema e no Consema?

...

Com a palavra o (vice?) governador do Estado, a Justiça Eleitoral e o Ministério Público...

*/*/*


Pés de Barro não quis revelar, ontem, nome e endereço da escola onde vota, no bairro do Coxipó.

...

Explica-se:

...

Pés de Barro faz parte do cast e é artista exclusivo do grupo Gazeta&Planeta...

*/*/*


Plantação na mídia local dá conta de que Dândi retornou de sua última viagem a Brasília, onde esteve reunido com o alto tucanato, "com a caixa de ferramenta lotada".

...

Puro quás-quás-quás...

...

Quer dizer com isto que está com a bola toda, no Planalto, o que não corresponde absolutamente à verdade.

...

Se Dândi voltou de Brasília com alguma coisa cheia não foi a tal "caixa de ferramenta"...

...

E voltou ardendo...

*/*/*

Aliás, com Dândi praticamente fora do páreo, no cardinalato tucano, já tem gente torcendo pela eleição da ex-primeira-dama, Thelma Oliveira...

...

Está assim de tucano-açu que adoraria ver Dândi, com a crista baixa, zanzando pelos corredores do Congresso com um crachá no peito no lugar de um botton...

*/*/*

Sinal da derrocada: o comitê de Inês Oliveira localizado nas imediações da Igreja da Boa Morte ficou a tarde toda de ontem cercado por chefes de equipe, com cara de poucos amigos, que ameaçavam só sair dali depois de receber o que têm direito.

...

Diante do comitê tinha umas duzentas pessoas, mas consta que, no Estado inteiro, são 1.200 chefes de equipe contratados -- cada um responsável pela arregimentação de outras 50 pessoas.

...

Só para refrescar a memória:

Inês Oliveira -- a primeira irmã -- é aquela mesma que arrematou uma vaca, na Expoagro, pela bagatela de 42 mil dólares.

*/*/*


Pesquisa Toledo&Associados que sai publicada na edição deste final de semana da revista ISTOÉ traz os seguintes números sobre a sucessão em Mato Grosso:

Blairo Maggi - 48%
Pés de Barro - 26%
Alexandre César - 14%

*/*/*


Dez menores -- meninos e meninas na faixa de 10 a 14 anos, moradores na avenida 31 de Março, no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande -- foram submetidos a trabalho escravo, semana passada.

...

Sob promessa de pagamento de dez reais, eles ficaram das 4 da tarde de quarta a uma da manhã de quinta-feira da semana passada, cortando pão e preparando sanduíches que foram distribuídos aos participantes de arrastão e caminhada organizados no bairro, naquela mesma quinta-feira, pela coligação Frente Cidadania e Desenvolvimento.

...

Concluído o trabalho, no lugar do dinheiro, veio uma "explicação", oferecida por assessores do candidato ao governo Antero Pés de Barro:

...

As crianças não iriam receber nada porque o senador Carlos Bezerra, que ficou de repassar o dinheiro para cobrir a despesa, "mandou todo o dinheiro para o exterior".

...

Por "todo dinheiro" entenda-se exatos 100 reais.

...

A criançada acreditou, claro.

...

A que ponto essa gente chegou!

*/*/*

Leitura dinâmica:

Rompimento em adutora deixa 70% da população de Cuiabá sem água...

...

Falta dágua é coisa que irrita profundamente a população, mas acontece...

...

Além do que, certas adutoras tem mesmo a mania de se romper em véspera de eleição...

...

Garimpo triste!

...

Aí tem!... Se bem conheço meu gado.

*/*/*


Pesquisa por telefone, realizada logo após o debate na TVCA, revelou números desastrosos, o que explica o clima de velório, ontem, no queijo, digo, no QG do autor da encomenda, a coligação Gazeta/PSDB/PMDB...


Conforme antecipamos assim que demos a notícia em primeiríssima mão, o megatrambique da Enron ainda vai fazer feder chifre queimado em Mato Grosso.

...

Até a Cemat pode estar no rolo, conforme comentário, ontem, na rede CNN, nos Estados Unidos, logo após a prisão de Andrew Fastow, que aqui neste outro país é sócio de uma certa LJM.

...

Sintomaticamente, nos últimos meses, a Cemat vem enfrentando problemas de fluxo de caixa, deixando até de recolher o ICMS, conforme também revelamos aqui -- com exclusidade, é óbvio -- adiantando que a empresa está inclusive à venda, se algum interessado houver.

...

A história ainda é muito nebulosa -- como de resto tudo que cerca a Enron.

...

Leia a seguir comentário assinado por Argemiro Ferreira, publicado na edição de ontem do jornal Tribuna da Impressa, sob o título "O Brasil na corrupção da Enron":

...

"Andrew Fastow, 40 anos, ex-executivo-chefe de finanças da Enron, compareceu ontem algemado a um tribunal federal de Houston, Texas, depois de se entregar ao escritório do FBI. O procurador federal adjunto Larry Thompson anunciou que já está tentando bloquear e congelar pelo menos US$ 37 milhões em depósitos dele (ou em nome de parentes), pois é dinheiro proveniente de ação criminosa.

...

"Mas cito o assunto aqui por uma razão. Um analista da rede CNN Financial News, ao se referir às acusações criminais contra Fastow, encarado por alguns como o grande gênio do mal que montava as complexas fraudes e parcerias fraudulentas que levaram à falência da Enron, citou especificamente, com destaque, a compra de uma companhia brasileira de energia elétrica em Cuiabá.

...

"Provavelmente o assunto será melhor explicado nas próximas horas. Mas o que me intriga é a total falta de interesse da mídia brasileira em investigar no Brasil o papel de brasileiros nos escândalos corporativos. Fastow é acusado de lavagem de dinheiro, fraude de vários tipos, suborno e conspiração. Algum veículo da mídia no Brasil já pensou em apurar como foi a privatização das empresas brasileiras de energia?

...

"Na área de energia a corrupção fala mais alto do que na maioria das outras. Sabe-se que a compra de uma empresa da Argentina pela Enron resultou de corrupção e distribuição de propinas, um dos casos mais conspícuos de privatização + corrupção logo no início do primeiro mandato do ladrão Carlos Menem. É hora de investigar as privatizações no Brasil, com destaque para Enron, Southern e AES".

*/*/*

Só para constar:

A Cemat é aquela empresa de distribuição de energia que, antes de ser privatizada -- dinheiro que ninguém sabe o destino -- um ex-funcionário, hoje poderoso e insaciável empreiteiro da goela grande, dizia que era dele...

...

E era mesmo...

*/*/*

Sindicato das empresas distribuidoras de gás vai revelar hoje à tarde o que o leitor do Site Bom já sabe há muitas luas: vai faltar gás de cozinha em Mato Grosso.

...

O culpado é o governo, que na tentativa de bombar Serra e os candidatos tucanos, reduziu o preço do GLP, provocando prejuízo imenso às distribuidoras.

...

Tem nada não, mermão:

Segunda-feira, se estiver configurada a vitória de Lula no primeiro turno, o governo reajusta tudo: gás, gasolina, diesel e o que mais o empresariado desejar.

*/*/*





















   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
Edição de 03 de Outubro de 2002
Edição de 02 de Outubro de 2002
Edição de 1º de Outubro de 2002
Edição de 29 de Setembro de 2002
Edição de 27 de Setembro de 2002
Edição de 26 de Setembro de 2002
Edição de 25 de Setembro de 2002
Edição de 24 de Setembro de 2002
Edição de 23 de Setembro de 2002
Edição de 22 de Setembro de 2002
Edição de 18 de Setembro de 2002
Edição de 17 de Setembro de 2002
Edição de 16 de Setembro de 2002
Edição de 13 de Setembro de 2002
Edição de 12 de Setembro de 2002
Edição de 11 de Setembro de 2002
Edição de 10 de Setembro de 2002
Edição de 09 de Setembro de 2002
Edição de 08 de Setembro de 2002
Edição de 06 de Setembro de 2002

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques