capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 23/11/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.934.074 pageviews  

Hoje na História Saiba tudo que aconteceu na data de hoje.


CURTO & GROSSO

Inscreva nosso RSSEdição de 14/05/2003

Marcos Antonio Moreira -- fazperereca@yahoo.com.br


00:00


><>///<>///<><

Nova sede do diretório estadual do PTB é um luxo só.

Coincidentemente, fica no mesmo prédio, na Avenida do CPA, onde se acha também luxuosamente instalado, alguns andares abaixo, o escritório particular do presidenciável que virou motorista de madame e carregador de malas em Brasília.

Segundo as más línguas, a vizinhança favorece a futuras coligações.

><>///<>///<><

Foi empossada nesta terça-feira à noite a nova diretoria do Sindicato da Indústria Metalúrgica e Material Elétrico do Estado de MT – triênio 2003-2006

Na presidência do Sindimec, Heitor Trentin, também tesoureio da Federação das Indústrias de Mato Grosso.

><>///<>///<><

Enquanto os produtores de soja comemoram, os pecuaristas amargam mais um ano de vacas magras.

Com o preço da arroba de carne por volta de 14 dólares, os criadores só estão agüentando o tranco porque é o setor menos endividado e tem conseguido – pelo menos até agora -- compensar a constante queda de preço com investimentos em melhoramento genético e novas técnicas de manejo.

Semana passada, na Acrimat, estiveram reunidos com o presidente Anildo Lima Barros, o ex-ministro da Agricultura, Alisson Paulinelli e o presidente da Acrisul – Associação de Criadores de Mato Grosso do Sul, Laucídio Coelho.

A intenção é estreitar os laços entre as duas associações, através da criação de uma espécie de Conselho Consultivo, aumentando, assim, o poder de barganha junto às autoridades e frigoríficos.

Mato Grosso e Mato Grosso do Sul somam perto de 50 milhões de cabeças de gado – aproximadamente 1/3 do rebanho nacional, estimado em 160 milhões.

A ação conjunta seria o embrião de uma futura Federação da Pecuária, com a provável adesão das demais associações de criadores.

A união do setor também seria o ponto de partida visando reivindicar a formação de um Fundo de Apoio, dotado de uma espécie de “gatilho”, a que os pecuaristas teriam acesso automático sempre que a cotação da arroba da carne ficasse abaixo de 18 dólares e que seria compensado quando a o preço excedesse a 25 dólares.

A pecuária, pelo menos em tese, é representada atualmente pelas federações de agricultura, embora os interesses de criadores e agricultores nem sempre sejam convergentes.

A coisa chegou a tal ponto que, no batidão que as coisas andam – os frigoríficos lucrando cada vez mais e o pecuarista recebendo cada vez menos – não pode inclusive ser descartada a possibilidade de os criadores de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul decidirem segurar a boiada no pasto por uma ou duas semanas.

“É melhor não vender nada por 15 dias que operar no prejuízo não se sabe até quando”, resume um pecuarista, que acredita que iniciativa idêntica será adotada por criadores de Minas, Rio Grande do Sul, Tocantins, Goiás e São Paulo...

..Forçando os frigoríficos a mudarem o tom e o governo a dar um jeito no corpo – se é que se pretende mesmo honrar os contratos de exportação, manter e conquistar novos clientes externos.

><>///<>///<><

Está demorando muito para ser desmontado o esquemão da “indústria de multas” implantado na Fema durante a Era Dantesca.

Para se conseguir uma licença ambiental, é muito mais vantagem fazer tudo errado, deliberadamente, para ser multado, porque, assim, as coisas se resolvem mais rápido.

É tanta exigência, tanta moagem – a velha artimanha de criar dificuldades para vender facilidades -- o que acaba desestimulando pequenos, médios e grandes investidores.

><>///<>///<><

Falar em investimentos...

Maior comprador da Agrishow-Ribeirão, onde adquiriu cerca de 20 milhões em máquinas e implementos, o goiano Wander Carlos de Souza planeja cultivar 20 mil hectares de arroz no município de São José do Xingu, em Mato Grosso, o que faria dele o maior plantador individual ou seja, o novo Rei do Arroz.

Prefeito de Acreúna – conhecida como a Capital do Algodão --, Wander já é considerado o maior produtor individual de algodão da América Latina e possui quatro indústrias algodoeiras em Goiás, além da várias fazendas e unidades armazenadoras.

Na safra, apesar do elevado índice de mecanização, emprega cerca de três mil pessoas.

><>///<>///<><






































   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
Edição de 13 de Maio de 2003
Edição de 06 de Maio de 2003
Edição de 1º de Maio de 2003
Edição de 29 de Abril de 2003
Edição de 28 de Abril de 2003
Edição de 24 de Abril de 2003
Edição de 23 de Abril de 2003
Edição de 15 de Abril de 2003
Edição de 11 de Abril de 2003
Edição de 10 de Abril de 2003
Edição de 09 de Abril de 2003
Edição de 08 de Abril de 2003
Edição de 03 de Abril de 2003
Edição de 02 de Abril de 2003
Edição de 10 de Março de 2003
Edição de 07 de Março de 2003
Edição de 03 de Março de 2003
Edição de 26 de Fevereiro de 2003
Edição de 13 de Fevereiro de 2003
Edição de 12 de Fevereiro de 2003

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques