Braço de participações do BNDES, o BNDESPar pedirá aos demais acionistas da JBS/Friboi a abertura de uma ação de responsabilidade civil contra os controladores e os ex-administradores do grupo pelos danos causados “em razão dos atos ilícitos confessados” em delação premiada.
O pedido será feito em assembleia de acionistas solicitada pelo próprio BNDESPar -- que é o maior minoritário da empresa, com 21,3% de participação --, marcada para o dia 1º de setembro.
As vendas do varejo avançaram 1,20% em junho ante maio e avançaram 3,0% em relação ao mesmo mês do ano passado, conforme os números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Há 450 dias das eleições gerais de outubro de 2018, seis candidaturas ao Palácio Paiaguás estão alinhadas no paddock -- pelo menos diz que estão, "se pelo bem do pooovo e a felicidade geral daquele belo país a Oeste de Tordesilhas -- aquele mesmo onde puta goza, cafetão se apaixona, padre cai na gandaia, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, e tal, também onde acontece coisa que até no Paraguai dá cadeia.
Pela ordem alfabética -- hmmm... são tão melindrosos! -- putativamente estão no páreo Antonio Joaquim, ainda presidente do TCE/MT, sem partido "fiche"; Bráulio Mággico, miministro dos agronegócios dele; Carlos "Mão de Pilão" Bezerra, deputado federal e inoxidável cacique do PMDB; Jaimeveríssimossaurus, estratégico-primeiro-damo do Reino Encantado de Vadjú, donatário do Demo, ex-péfe-éle; José Pedro Gonçalves Taques, governador-candidato à reeleição; Mauro Mendes, empresário e ex-prefeito da Capital, no "veremos" no qüesito legenda, e o tio Uélton, senador do PP.
Na catiguria "saldoso e numeroso" a classificação é outra, com PTX em último -- uma desvantagem e tanto nestes tempos bicudos agravada pela proibição de doações de pessoas jurídicas na campanha. Porém -- sempre tem um ou mais --, em compensação, conta com a caneta na mão, o que reequilibra a disputa, principalmente, se lograr materializar a promessa que caiu na besteira de fazer, qual seja: entregar metade das obradas do VLT, às vésperas do início da contenda eleitoral, o que todo mundo duvida com W$, um mentiroso militante e caloteiro praticante, como o motorneiro.
Independente do discurso que cada um vai adotar, maiores dificuldades terão o Menininho Mimadinho do Vale do Rio Bostinha -- que acaba de virar banqueiro -- arrolado e enrolado em trocentos trambiques milionários em prejuízo do Erário, e Antônio Joaquim -- este por conta da enviesada escolha de prioridades nas duas vezes em que presidiu o Tribunal de Contas: a construção de um teatro fantasma top de linha em cujo projeto e execução não ekziste sanitários, e uma academia de ginástica superequipada com aparelhos sofisticados -- coisa de fazer inveja à do CT do Corinthians.
A prevalecer tais critérios de gestão, teremos em cada currutela -- quem sabe até nas malocas indígenas -- um palco do balacobaco para uma plateia de anjos; um sofisticadíssimo espaço-VIP reservado à malhação da bugrada e peonada e, o "melhor" de tudo: nenhuma estrada pavimentada, porque a diversão que Sua Excelência o candidato mais aprecia é competição off road, ou seja, pode tratar de esquecer o asfaltamento das rodovias estaduais, pois o foco será transformar todas elas em uma pista de rally e o Estado numa forja de campeões mundiais da modalidade.
Uma pesquisa realizada pelo Ipsos, divulgada domingo no Estadão, mostrou que apenas 6% dos eleitores brasileiros se sentem representados pelos políticos nos quais já votaram.
PT e esquerdas queriam esse instrumento desde 2013; proposta não emplacou. Quando veio a Lava Jato, formou-se o berreiro contra a doação de pessoas jurídicas. Eis aí!
O avião pilotado pelo ex-senador Roger Pinto Molina pode ter sido alvo de sabotagem, segundo suspeitam seus aliados na Bolívia. A aeronave caiu logo após a decolagem. Fernando Tibúrcio, advogado do ex-senador, afirmou ontem que as autoridades brasileiras deveriam estar atentas à hipótese de sabotagem. São conhecidos os métodos do “serviço secreto” de Evo Morales, e dos aliados de Cuba e Venezuela.
No olho do furacão, após as delações de maio, a JBS, dona da Friboi, que pertence aos irmãos Batista, anunciou lucro líquido de R$ 309,8 milhões no segundo trimestre, queda de 79,8% em relação a igual período de 2016, quando os ganhos ficaram em R$ 1,536 bilhão.
Que partido, a 15 meses da próxima eleição presidencial, pode dar-se ao luxo de dispor de mais de um candidato com chances naturais de disputá-la? O PMDB de Temer, por exemplo, não tem nenhum.
Depois que o deputado Ulysses Guimarães disputou e perdeu feio a eleição de 1989, a primeira depois de 21 anos da ditatura de 64, o PMDB não apresentou mais candidato próprio à presidência.