capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 24/11/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.948.422 pageviews  

Guia Oficial do Puxa-Saco Pra quem adora release...

DE ÚLTIMA!

Lula se diz vítima do ¨ódio¨ e pede que PT reaja a ataques
31/07/2006 - Folha de S.Paulo

Elevando o tom de seus ataques à oposição, citando inclusive o nazismo para responder ao PFL, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva colocou o tema da ética na pauta da disputa eleitoral e convocou militantes petista a reagirem a todas as provocações dos adversários.

¨Sem perder a ternura, temos de responder à altura. Vamos vender tranqüilidade, paz e amor para quem quiser. Mas não deixem [a oposição] chutar a canela de vocês¨, disse, em discurso de improviso a 2.000 pessoas em Florianópolis (SC).

Em sua fala, o presidente referiu-se diversas vezes ao ¨ódio¨ dos adversários à sua gestão, pedindo aos petistas que levantem a cabeça e reajam aos ¨desaforados¨ da oposição, que a seu ver estaria desesperada. ¨Não têm dados comparativos para disputar conosco. Mas eles [adversários] são desaforados. Eles resolveram vender a idéia que eles são éticos, e nós não somos éticos. Não levaremos desaforo para casa.¨


PUBLICIDADE


Lula citou sem nominar o senador catarinense Jorge Bornhausen, presidente do PFL, como autor de uma ¨agressão¨ que recorda a era nazista: ¨Um dia eu estava vendo televisão e ouvi um deles dizer: ¨Precisamos acabar com essa raça¨. Essa raça éramos nós. Eu não sei, Marco Aurélio [Garcia, coordenador do programa de governo do PT], você que é professor de história, se na época mais brava do nazismo as pessoas diziam assim uns dos outros¨, disse.

Em agosto de 2005, no auge da crise do mensalão, Bornhausen disse que o país ficaria ¨desta raça por, pelo menos, 30 anos¨. Para Lula, trata-se de uma ¨violência destemperada¨: ¨Porque eu nunca vi um gesto de violência tão profundo. Violência verbal, gratuita, destemperada, de alguém que quer ofender por ofender e que não demonstra em nenhum momento o que fez para dizer que foi melhor do que nós¨.

Bornhausen não quis polemizar. ¨O presidente Lula fala nesse tom porque sabe que vai ser fragorosamente derrotado em Santa Catarina. É um Estado politizado.¨ No ano passado, cartazes mostrando o senador vestido de nazista causaram polêmica em Brasília.

A reação do presidente à oposição ocorre no momento em que pesquisas internas do PT indicariam perda de terreno em Estados de Sul e Sudeste. A tática de retomar espaço nessas regiões começou anteontem, em visita ao Rio Grande do Sul.

Na sexta, Lula participará de um jantar de adesão de empresários à sua candidatura em São Paulo e, no final de semana, deve percorrer o interior do Estado e passar por Belo Horizonte, Governador Valadares e Montes Claros, em Minas Gerais.

Ontem, Lula sinalizou que antigas bandeiras petistas, como ética, devem fazer parte da campanha. Mesmo após a crise do mensalão, ele disse que os erros petistas não são comparáveis aos da oposição. ¨Talvez esse [o campo ético] seja o único argumento que eles tenham pra atacar vocês na maioria dos Estados. Levantem a cabeça. Porque, mesmo quando uma parte do povo, ou uma parte de um partido ou de vários partidos, comete um erro, certamente esse erro não é maior do que os erros que eles já cometeram durante tantos e tantos anos em que governam o país¨.



Após um período de reclusão, o ex-presidente do PT José Genoino disse ontem em São Paulo, em encontro do partido com a presença de Aloizio Mercadante e João Paulo Cunha, que o governo Lula enfrenta uma guerra armada por setores da mídia.

Disse que não praticou crime algum e que as acusações a ele não foram provadas. ¨Quando é para condenar, as manchetes são grandes e coloridas. Quando é para dar o resultado da investigação, a nota é pequena. Meu irmão, quando foi absolvido, ficou num cantinho de página.¨

Durante o encontro, Mercadante afirmou que quer firmar parcerias com o setor privado para gerir as prisões.



  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
23/04/2023 - Vergonha! Lula foge de solenidade do Dia dos Cravos
17/01/2022 - LEGENDAS TORRAM VERBA DO FUNDO PARTIDÁRIO
17/01/2022 - Investigado, governador do Acre atribui aumento do patrimônio à inflação
25/12/2021 - JORRA DINHEIRO PELO LADRÃO NO PALÁCIO ALENCASTRO
23/12/2021 - AO TODO FORAM LAVRADOS 14 AUTOS DE INFLAÇÃO
23/12/2021 - Exportação de jumentos para China cresce no Nordeste em meio a fome, caça e animais contaminados
18/12/2021 - É DO BALACOBANCO (OPS!, BACO) A FACÇÃO MANO VÉI
16/12/2021 - ORCRIM DO PALETÓ TEM ATÉ ASSALTANTE DE BANCOS
13/12/2021 - ROUBAR MUIIITO COMPENSA!
10/12/2021 - Proposta trata garimpeiro e pecuarista como comunidades tradicionais, igual a indígenas e quilimbolas
08/12/2021 - MP aponta prescrição e opina por arquivamento de denúncia contra Lula no caso do triplex do Guarujá
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
25/11/2021 - Ministério diz que EUA ensaiaram ataque nuclear contra a Rússia neste mês
24/11/2021 - ORCLIM MUNICIPAL TOCAVA ESQUEMA PAPA-DEFUNTOS
23/11/2021 - Ação apreende produtos irregulares para alimentação animal
02/11/2021 - QUADRILHAS ATACAM NAS BRs E PROPRIEDADES RURAIS
02/11/2021 - MST fala em fim de trégua e retoma ocupações de terras
30/10/2021 - Novo golpe do PIX pode levar empresas à falência; saiba se proteger
29/10/2021 - Vetado PL que criava auxílio financeiro para órfãos da Covid-19 em MT

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques