capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 24/11/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.947.493 pageviews  

Hoje na História Saiba tudo que aconteceu na data de hoje.

DE ÚLTIMA!

Terror do PCC chega à TV Globo
13/08/2006 - O Estado de S.Paulo

Facção seqüestrou auxiliar técnico e repórter e rede foi obrigada a transmitir vídeo com manifesto, esta madrugada, para garantir a vida de funcionário.

A TV Globo transmitiu na madrugada de hoje um vídeo com reivindicações do Primeiro Comando da Capital. Esta foi a condição imposta pelo PCC para não matar o repórter Guilherme Portanova, seqüestrado horas antes com um colega, o auxiliar técnico Alexandre Coelho Calado. O assistente foi libertado pela facção por volta das 22h30, perto da sede da Globo, com o DVD e as condições determinadas pelo PCC. Na gravação, com o rosto coberto com uma touca ninja, no estilo de terroristas da Al-Qaeda, um integrante do PCC leu um texto com críticas ao sistema carcerário, particularmente ao Regime Disciplinar Diferenciado ( RDD).

O PCC iniciou a ofensiva terrorista por volta das 8 horas de ontem. Dois homens seqüestraram Portanova e Calado, que saíam da padaria União Fialense, na Avenida Luís Carlos Berrini, no Brooklin, zona sul. Ambos tinham parado no local - a padaria, próxima da emissora, é freqüentada por vários funcionários da Globo - para tomar café da manhã, antes de iniciar uma reportagem.


PUBLICIDADE


O motorista Marco Antônio Felipe disse que estava na porta da padaria quando os criminosos saíram levando as vítimas pelo braço. Ele afirmou ter visto dois homens: um mais alto, mulato, de cabelos enrolados, vestindo moletom cinza, e outro de pele morena, cabelo liso, blazer e calça pretos. “O mais alto levava a arma na mão, junto ao peito. O outro estava com a arma na calça. Estavam muito tranqüilos.” Um dos bandidos disse a uma testemunha: “Fica quieto. Não é nada contra você. Não crie problema.”

Segundo a polícia, os homens do PCC e os funcionários da Globo saíram da União Fialense num Vectra preto, achado queimado pouco depois na Avenida Portugal, na mesma região. “Era um carro roubado. Havia boletim de ocorrência no 15º DP (Itaim-Bibi)”, disse o delegado do 96º DP (Brooklin), Dejair Rodrigues. Uma motocicleta e um Gol vermelho também foram usados no seqüestro. A dupla da moto queimou o Vectra, cujos ocupantes entraram no Gol com os reféns.

Às 22 horas, foi encontrado o aparelho de celular e o rádio de Portanova, jogados em uma rua de Santo Amaro. Também à noite, a polícia fez buscas do cativeiro em uma favela da zona sul, mas nada encontrou.

Depois da veiculação do vídeo, o diretor de Jornalismo da Globo, Luiz Cláudio Latgé, informou que os homens do PCC mantiveram Portanova e Calado juntos, encapuzados, num carro parado e depois numa casa de alvenaria. Por volta das 21 horas, os seqüestradores colocaram Portanova num carro e Calado em outro. Solto logo depois, o técnico chegou, em pânico, à sede da emissora.

Latgé disse que nem Calado, funcionário da Globo há cinco meses, nem Portanova, contratado há oito meses, foram agredidos. O técnico serviu de portador da advertência do PCC: se a fita não fosse divulgada ainda ontem, o colega seria executado, como já aconteceu com jornalistas no Oriente Médio. A Globo então divulgou as imagens, em 3 minutos e 36 segundos. A expectativa da emissora era de que Portanova fosse solto ainda nesta madrugada.

De acordo com o diretor, havia imagens adicionais que não foram ao ar - elas mostravam armas pesadas. “Mas o texto com os pedidos da facção foi divulgado na íntegra.” Latgé disse que a polícia participou das negociações envolvendo o seqüestro, mas a decisão de transmitir a fita foi tomada exclusivamente pela emissora. “Foi muito rápido e a gente precisava dar uma resposta. Decidimos pela tentativa de preservar a vida de uma pessoa. Provavelmente a gente vai ter de discutir muito este assunto.”

O Estado procurou o governador Cláudio Lembo na madrugada de hoje, tão logo a Globo levou ao ar o vídeo do PCC. Foi informado por sua assessoria de que Lembo já havia se recolhido e não comentaria o caso.





  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
23/04/2023 - Vergonha! Lula foge de solenidade do Dia dos Cravos
17/01/2022 - LEGENDAS TORRAM VERBA DO FUNDO PARTIDÁRIO
17/01/2022 - Investigado, governador do Acre atribui aumento do patrimônio à inflação
25/12/2021 - JORRA DINHEIRO PELO LADRÃO NO PALÁCIO ALENCASTRO
23/12/2021 - AO TODO FORAM LAVRADOS 14 AUTOS DE INFLAÇÃO
23/12/2021 - Exportação de jumentos para China cresce no Nordeste em meio a fome, caça e animais contaminados
18/12/2021 - É DO BALACOBANCO (OPS!, BACO) A FACÇÃO MANO VÉI
16/12/2021 - ORCRIM DO PALETÓ TEM ATÉ ASSALTANTE DE BANCOS
13/12/2021 - ROUBAR MUIIITO COMPENSA!
10/12/2021 - Proposta trata garimpeiro e pecuarista como comunidades tradicionais, igual a indígenas e quilimbolas
08/12/2021 - MP aponta prescrição e opina por arquivamento de denúncia contra Lula no caso do triplex do Guarujá
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
25/11/2021 - Ministério diz que EUA ensaiaram ataque nuclear contra a Rússia neste mês
24/11/2021 - ORCLIM MUNICIPAL TOCAVA ESQUEMA PAPA-DEFUNTOS
23/11/2021 - Ação apreende produtos irregulares para alimentação animal
02/11/2021 - QUADRILHAS ATACAM NAS BRs E PROPRIEDADES RURAIS
02/11/2021 - MST fala em fim de trégua e retoma ocupações de terras
30/10/2021 - Novo golpe do PIX pode levar empresas à falência; saiba se proteger
29/10/2021 - Vetado PL que criava auxílio financeiro para órfãos da Covid-19 em MT

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques