capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 24/11/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.945.595 pageviews  

Hoje na História Saiba tudo que aconteceu na data de hoje.

DE ÚLTIMA!

Vedoin diz ter prova contra quatro senadores
02/09/2006 - Agência O Globo



Em 13 horas de depoimento à Polícia Federal, Luiz Antonio Trevisan Vedoin, acusado de chefiar a máfia das ambulâncias, disse ter provas contra quatro senadores, segundo informou seu advogado, Otto Medeiros. O empresário, que é sócio da empresa Planam, não teria apresentado, no entanto, novos nomes.

¨Em relação a julgamento, eu não vou dar parecer algum. Mas existem provas. Foram apresentadas provas contra os quatro senadores. Agora, se vai ser cassado ou não, não cabe a mim falar¨, afirmou Medeiros, que se referia aos senadores Ney Suassuna (PMDB-PB), Magno Malta (PL-ES), Serys Slhessarenko (PT-MT) e Antero Paes de Barros (PSDB-MT).


PUBLICIDADE


O empresário foi ouvido por uma força-tarefa de delegados formada para conduzir os 84 inquéritos contra parlamentares. Ele foi chamado para traçar o perfil destes deputados e senadores e indicar exatamente qual a participação deles no esquema para compra de unidades móveis de saúde superfaturadas.

Vedoin será ouvido novamente pela Polícia Federal na segunda e na quarta-feira. Na terça-feira, o empresário vai encarar o Conselho de Ética do Senado.

Vedoin tem sido alvo de críticas de integrantes da CPI dos Sanguessugas e do juiz do Mato Grosso por causa das novas denúncias que lançou após longos depoimentos na comissão e na Justiça. A primeira foi contra o senador tucano Antero Paes de Barros, depois contra o presidente do Conselho de Ética, Ricardo Izar, o corregedor da Câmara, Ciro Nogueira, e o líder do PTB, José Mucio.

Nesta quinta-feira, um levantamento preliminar da CPI dos Sanguessugas reuniu indícios da participação de 60 prefeituras no esquema de corrupção.


  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

Comentários dos Leitores
Os textos dos leitores são apresentados na ordem decrescente de data. As opiniões aqui reproduzidas não expressam necessariamente a opinião do site, sendo de responsabilidade de seus autores.

Comentário de Alexandre Slhessarenko (slhessarenko@terra.com.br)
Em 03/09/2006, 09h21
Há mais de 100 anos...
"SR. LUIZ ANTÔNIO TREVISAN VEDOIN: (...). Agora uma coisa que eu gostaria, Deputado, eu não sei nem se eu posso. Quando se fala, fala quadrilha, faz depoimentos integrais da CPI. Nós erramos, pagamos o erro. Só que eu não fiz isso sozinho e perante a imprensa, aos familiares isso fica ruim, depoimentos. “Ah, quadrilha lá, os ladrõesâ€. A própria Senadora Serys, o que tem nos detonado lá no Estado. Eu já pensei em mudar de Estado por causa dela.†(depoimento de Luiz Antônio Vedoin, em 03/08/2006, perante a CPMI/SANGUESSUGAS, pág.188).

(...)

"DEPUTADA VANESSA GRAZZIOTIN (PCdoB-AM): A Emenda está feita, está assinada, o Parlamentar que assina. Agora, o quê que isso prova que ele recebeu vantagem por aquela Emenda? O senhor nos oriente, porque nós precisamos disso.
SR. LUIZ ANTÔNIO TREVISAN VEDOIN: Eu não posso afirmar para a senhora, Deputada. Veja bem, se eu for fazer um julgamento, é a mesma coisa da Senadora Serys. Se eu for fazer um julgamento... Lá eu tenho mais conhecimento porque ele é tal... Mas veja bem, eu não posso afirmar para senhora, porque o meu próprio depoimento... Daqui a pouco eu estou recebendo interpelação por todos os Parlamentares. Daqui a pouco eu vou ter que colocar uma cadeira do lado da Justiça. Eu não posso ficar afirmando para a senhora sem ter provas. Inclusive se eu soubesse que meu depoimento fosse vazar e fosse dar uma repercussão desse jeito, AS PESSOAS QUE EU NÃO TENHO PROVA, EU NÃO PODERIA TER FALADO.†(depoimento de Luiz Antônio Vedoin, em 03/08/2006, perante a CPMI/SANGUESSUGAS, pags.58/59)
(...)
"
“SR. LUIZ ANTÔNIO TREVISAN VEDOIN: Deixa eu voltar na da Serys até porque ficou uma situação delicada que ela fica na mídia toda a hora. Seria simples quebrar o sigilo bancário do genro dela. Não precisaríamos brigar tanto, ela ofender, xingar. Me chama de bandido, corrupto..." (...)"SR. LUIZ ANTÔNIO TREVISAN VEDOIN: Quem devia estar preso não era eu, era ele, o genro dela.†(depoimento de Luiz Antônio Vedoin, em 03/08/2006, perante a CPMI/SANGUESSUGAS, pag.38).

NICOLA FRAMARINO DEI MALATESTA, em 1894 na obra "A LOGICA DA PROVA EM MATERIA CRIMINAL", diz: "Sempre que, repetimos, a acusação em sentido genérico do cumplice se apresente como desagravo do acusado acusador, a suspeita na veracidade deste é legítima. Disso deriva que esta suspeita se tornará imensa quando prometida a impunidade pela revelação dos cumplices. O impulso para mentir é tão forte que a lógica se opõe a fazer menção de tal chamada de cumplice, cujo preço é a impunidade do delator. Mas, felizmente, esta hipotese da impunidade, como preço das revelações, perdeu hoje toda a importância, ao se verificarem seus graves danos. A promessa da impunidade, mais que freio ao delito pela desconfiança que gera entre os cumplices, é um incitamento ao delito, pela segurança que dá a cada um de ter sempre um caminho aberto para escapar à justiça punitiva. A promessa de impunidade, contrato imoral entre a lei e o delinquente, além de ser um erro juridico é um erro probatório: de um lado, incita ao delito, corrompe e pertuba a sociedade com o espetáculo da liberação de um réu, que quase sempre não só é maior, como o mais perverso; do outro, perturba todo critério probatório, gerando, por obra da lei, na consciencia do acusado, um impulso poderosíssimo para falsas revelações." ("A lógica das provas em matéria criminal", Bookseller Editora, p.484/485)

Comentário de Alexandre Slhessarenko (slhessarenko@terra.com.br)
Em 03/09/2006, 08h58
Perereca...
Esses últimos depoimentos do amendoin é nos 84 inqueritos abertos no STF, certo? São 82 deputados e 2 senadores...adivinha quem ficou de fora? Por que será?...Diquinha...vai no site do Senado...noticias...pesquisa de noticias...digite 84...e leiam a noticia do dia 23/08/2006..."CPI divulga nome de 27 parlamentares"...
Abraços, meu prezado.
Alexandre Slhessarenko, do front de batalha.

  Textos anteriores
23/04/2023 - Vergonha! Lula foge de solenidade do Dia dos Cravos
17/01/2022 - LEGENDAS TORRAM VERBA DO FUNDO PARTIDÃRIO
17/01/2022 - Investigado, governador do Acre atribui aumento do patrimônio à inflação
25/12/2021 - JORRA DINHEIRO PELO LADRÃO NO PALÃCIO ALENCASTRO
23/12/2021 - AO TODO FORAM LAVRADOS 14 AUTOS DE INFLAÇÃO
23/12/2021 - Exportação de jumentos para China cresce no Nordeste em meio a fome, caça e animais contaminados
18/12/2021 - É DO BALACOBANCO (OPS!, BACO) A FACÇÃO MANO VÉI
16/12/2021 - ORCRIM DO PALETÓ TEM ATÉ ASSALTANTE DE BANCOS
13/12/2021 - ROUBAR MUIIITO COMPENSA!
10/12/2021 - Proposta trata garimpeiro e pecuarista como comunidades tradicionais, igual a indígenas e quilimbolas
08/12/2021 - MP aponta prescrição e opina por arquivamento de denúncia contra Lula no caso do triplex do Guarujá
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
25/11/2021 - Ministério diz que EUA ensaiaram ataque nuclear contra a Rússia neste mês
24/11/2021 - ORCLIM MUNICIPAL TOCAVA ESQUEMA PAPA-DEFUNTOS
23/11/2021 - Ação apreende produtos irregulares para alimentação animal
02/11/2021 - QUADRILHAS ATACAM NAS BRs E PROPRIEDADES RURAIS
02/11/2021 - MST fala em fim de trégua e retoma ocupações de terras
30/10/2021 - Novo golpe do PIX pode levar empresas à falência; saiba se proteger
29/10/2021 - Vetado PL que criava auxílio financeiro para órfãos da Covid-19 em MT

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques