capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 23/09/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.738.925 pageviews  

Críticas Construtivas Se todo governante quer, por quê não?!!!

DE ÚLTIMA!

Aeronáutica aborta decolagens em oito aeroportos do País
30/10/2006 - Folha Online



A Aeronáutica suspendeu na tarde desta segunda-feira, por diferentes períodos, as decolagens nos aeroportos de Brasília, Santos Dumont e Galeão, no Rio, Cumbica e Congonhas, em São Paulo, Confins e Pampulha, em Minas Gerais, e em Vitória.

Desde a manhã, os aeroportos de Cumbica e de Brasília registraram atrasos em vários vôos, todos atribuídos pela Infraero (estatal que administra os aeroportos) a mudanças no gerenciamento do tráfego aéreo -- que aumentaram o tempo entre os pousos em Brasília. A medida teria causado um efeito cascata nos principais aeroportos do país.


PUBLICIDADE


Os atrasos seriam, ainda, conseqüência de uma operação-padrão dos controladores de tráfego. A Aeronáutica nega, e afirma que as retenções na área do Cindacta 1 (Centro Integrado de Defesa e Controle de Tráfego Aéreo) são resultado do excesso do tráfego aéreo e do número defasado de controladores -- oito foram afastados após a queda do Boeing da Gol, há um mês.

Em Brasília, o fechamento durou ao menos duas horas. A Aeronáutica não informou o tempo de fechamento nos outros aeroportos. De acordo com a FAB (Força Aérea Brasileira), uma reunião entre os militares e membros da Anac (Agência Nacional da Aviação Civil) estava prevista para esta segunda, para discutir o problema. Nova reunião técnica entre Aeronáutica e Anac deve ocorrer na terça, segundo apurou a reportagem.

Segurança

Reportagem publicada nesta segunda pela Folha mostra que os atrasos em alguns dos principais aeroportos do país, representam uma tentativa de preservar a segurança dos passageiros, de acordo com Jorge Botelho, presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Proteção ao Vôo, entidade que reúne os civis que atuam como controladores de vôos.

Na prática, a operação-padrão iniciada na última sexta-feira pelos operadores de vôo de Brasília consiste em dobrar, de 5 milhas para 10 milhas náuticas, a distância entre os aviões. Isso implica coibir pousos e decolagens com pouco intervalo. No limite, os aviões acabam proibidos de deixar o solo. Também reduziram o número de aviões que são ¨vigiados¨ por cada controlador. A Aeronáutica nega que exista a operação-padrão.

No domingo (29), a operação dos controladores continuou a causar atrasos em aeroportos de Campinas, Manaus, Porto Alegre e Belo Horizonte, embora em menor escala.

A equipe de cerca de 60 operadores de Brasília, todos militares de baixa patente, está desfalcada de oito profissionais, afastados desde a queda do Boeing da Gol, um mês atrás.

De acordo com dois controladores de vôo ouvidos pela reportagem, se não houver um ¨enquadramento¨ por parte do Comando da Aeronáutica, quarta-feira deverá ser o ¨dia D¨ do protesto atual. O motivo é a véspera do feriado prolongado, quando os aeroportos normalmente já ficam mais lotados do que na média.

Para tentar conter a insatisfação dos controladores, o governo anunciou um investimento de cerca de R$ 10 milhões na melhoria do tráfego aéreo de Brasília. Além disso, a Aeronáutica diz que controladores de outros Estados estão sendo remanejados para Brasília.

Reunião

Na sexta-feira (27), os controladores de tráfego aéreo se reuniram em Brasília, em sigilo, para discutir as dificuldades do setor e definir uma forma de pressionar o governo a atender a reivindicação por melhores salários, menor carga horária e a contratação de mais profissionais.

A Aeronáutica nega que os problemas sejam conseqüência de uma operação-padrão por parte dos controladores e afirmou que os atrasos foram provocados pelo excesso do tráfego aéreo, o que obrigou as aeronaves em solo aguardar um maior espaçamento para decolar.

Os controladores de tráfego aéreo sofrem com a pressão e ainda estão sob efeito do maior acidente aéreo do país e, segundo a Folha Online apurou, poderiam fazer uma ¨greve branca¨, como o atraso proposital dos vôos. A maioria dos controladores é militar, por isso estão proibidos por lei de fazer greve.

Na manhã de sexta (27), ao menos 32 aeronaves com destino a São Paulo, Cuiabá, Campo Grande e à região Sul do país decolaram do aeroporto de Brasília com atrasos de uma hora e meia, em média. No sábado, o problema voltou a atingir vôos entre as principais capitais do país. As decolagens atrasam até quatro horas entre os aeroportos de São Paulo, Rio e Brasília e os pousos chegam a atrasar duas horas.

Medidas

Em nota enviada no sábado (28), a FAB (Força Aérea Brasileira) informou que ¨estão sendo implementadas medidas¨ para tentar resolver o problema do aumento de tráfego aéreo em Brasília e os atrasos nos vôos.

Entre as medidas estão o remanejamento de controladores de tráfego para Brasília, onde ocuparão as vagas dos operadores afastados depois do acidente com o vôo 1907, da Gol. Na ocasião, 154 pessoas morreram.

A nota também promete ¨um aumento substancial do número de controladores de tráfego aéreo¨.

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
23/04/2023 - Vergonha! Lula foge de solenidade do Dia dos Cravos
17/01/2022 - LEGENDAS TORRAM VERBA DO FUNDO PARTIDÁRIO
17/01/2022 - Investigado, governador do Acre atribui aumento do patrimônio à inflação
25/12/2021 - JORRA DINHEIRO PELO LADRÃO NO PALÁCIO ALENCASTRO
23/12/2021 - AO TODO FORAM LAVRADOS 14 AUTOS DE INFLAÇÃO
23/12/2021 - Exportação de jumentos para China cresce no Nordeste em meio a fome, caça e animais contaminados
18/12/2021 - É DO BALACOBANCO (OPS!, BACO) A FACÇÃO MANO VÉI
16/12/2021 - ORCRIM DO PALETÓ TEM ATÉ ASSALTANTE DE BANCOS
13/12/2021 - ROUBAR MUIIITO COMPENSA!
10/12/2021 - Proposta trata garimpeiro e pecuarista como comunidades tradicionais, igual a indígenas e quilimbolas
08/12/2021 - MP aponta prescrição e opina por arquivamento de denúncia contra Lula no caso do triplex do Guarujá
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
25/11/2021 - Ministério diz que EUA ensaiaram ataque nuclear contra a Rússia neste mês
24/11/2021 - ORCLIM MUNICIPAL TOCAVA ESQUEMA PAPA-DEFUNTOS
23/11/2021 - Ação apreende produtos irregulares para alimentação animal
02/11/2021 - QUADRILHAS ATACAM NAS BRs E PROPRIEDADES RURAIS
02/11/2021 - MST fala em fim de trégua e retoma ocupações de terras
30/10/2021 - Novo golpe do PIX pode levar empresas à falência; saiba se proteger
29/10/2021 - Vetado PL que criava auxílio financeiro para órfãos da Covid-19 em MT

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques