Passageiros revoltados com atrasos causam confusão 03/11/2006
- Agência Folha
Os passageiros lesados pelos atrasos ou cancelamentos de vôos ocorridos no feriado de Finados e sétimo dia de caos no movimento dos aeroportos brasileiros, provocaram confusão em alguns terminais aeroportuários.
No aeroporto de Confins (região metropolitana de Belo Horizonte), houve confusão no final da tarde de quinta. Cerca de 35 passageiros da Gol que esperavam embarque para Salvador tentaram invadir a aeronave atrasada. Os passageiros deixaram a sala de embarque e, no corredor, alcançaram a entrada do finger (tubo que dá acesso à aeronave), segundo a PF (Polícia Federal) no aeroporto.
PUBLICIDADE
Irritados, afirmaram que não deixariam o local até que a Gol garantisse o embarque. Agentes da PF contornaram a situação. Os passageiros voltaram para a sala de embarque e embarcaram logo depois.
Pela manhã, os passageiros que embarcariam com destino ao Nordeste eram os mais irritados. A espera para alguns completaria um dia às 23h30. Entre os que dormiram no saguão do aeroporto, estava um grupo com 66 turistas da Áustria, Rússia, Polônia e Croácia.
Por volta das 9h30, a TAM tentou colocar esses passageiros em um hotel. A revolta foi geral, pois os passageiros queriam embarcar e questionavam o porquê de vôos para Rio e São Paulo estarem saindo. Depois de protestar no check-in, o grupo foi para o portão da sala de embarque tentar impedir a entrada de passageiros com destino a capitais do Sudeste e Brasília. A PM (Polícia Militar) precisou acalmar os ânimos.
Salvador
Em Salvador (BA), mais de 2.000 pessoas deixaram de viajar devido a 21 vôos cancelados. Passageiros tentaram invadir áreas de check-in e de bagagem do aeroporto Luís Eduardo Magalhães. Ameaçaram até entrar na pista de decolagem. A PM reforçou a segurança.
Durante a madrugada desta quinta, passageiros xingaram funcionários de aéreas e atiraram objetos em escadas-rolantes. Também foram registrados chutes em portas de elevadores e de lojas fechadas, segundo a PM, não houve prejuízo. Muitos passageiros dormiram no chão e em cadeiras -- alguns com crianças. ¨Tive que passar a noite aqui sem nenhuma informação. Estamos sendo tratados como lixo¨, disse o publicitário Mario Andrade, 36.
O superintendente regional da Infraero, José Cassiano Ferreira, disse que houve ¨algumas situações de conflito¨.
Recife
No aeroporto de Recife (PE), turistas que viajaram para o feriado desembarcavam ontem preocupados com possíveis transtornos na volta para casa. Por conta dos atrasos, muitos perderam diárias de hotéis e passeios agendados. Agora temem também perder um dia de trabalho na próxima semana.
É o caso do professor de educação física João Luiz Gimenez, que enfrentou seis horas de atraso no Rio de Janeiro. ¨Somos sete adultos e duas crianças e, com exceção dos meninos, todos têm horário para trabalhar¨, disse. ¨Mas, pelo que vimos, acho que não vamos voltar a tempo¨, afirmou.
Porto Alegre
A madrugada de quinta também foi tensa no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS). A Brigada Militar foi chamada para conter tumulto entre passageiros e funcionários de aéreas que trocavam insultos. Nervosos, passageiros gritavam ¨avião, avião¨.
O caso mais tenso envolveu um vôo da Gol para Montevidéu (Uruguai). Com partida prevista para às 23h55 de quarta (1º), foi remarcado para o mesmo horário nesta quinta. Às 6h, passageiros impediram que outras pessoas passassem pelo check-in da companhia.
Manaus
Houve tumulto ainda no balcão da TAM no aeroporto de Manaus (AM) após o anúncio de que um vôo que deveria partir para Recife às 15h40 havia sido remarcado para às 19h.