capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 23/11/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.936.998 pageviews  

De Última! Só lendo para acreditar

DE ÚLTIMA!

Falso seqüestro por telefone agora tem até ¨efeitos especiais¨
01/02/2007 - Juliano Machado - O Estado de S.Paulo

Uma variante de um golpe já conhecido pela polícia está assustando um número crescente de pessoas em São Paulo. O anúncio, por telefone, do falso seqüestro de um parente ganhou ´efeitos especiais´. Seis pessoas ouvidas pelo Estado foram vítimas do crime nos últimos 30 dias. Depois de escolher um número, geralmente de forma aleatória, a maioria dos criminosos faz uma chamada a cobrar, em um celular pré-pago, e coloca na linha uma pessoa gritando ou chorando, para simular o desespero do suposto refém.

A voz - muitas vezes as quadrilhas usam gravações - some rapidamente, sem dar tempo para que o parente tente trocar algumas palavras, o que aumentaria o risco de a farsa ser descoberta. Em seguida, começam as ameaças. A ligação costuma ocorrer de madrugada, entre 4 e 5 horas, para pegar a vítima com sono e desprevenida.

Foi o que ocorreu com uma jornalista de 50 anos, moradora da zona sul da capital. Às 4h30 do dia 3 de janeiro, ela atendeu ao telefone e ouviu uma voz feminina aos berros: ´Mãe, eles vão me matar´.


PUBLICIDADE


Confusa, ela acreditou que se tratasse de uma das filhas, que estavam viajando. Só desconfiou do golpe por um motivo quase cômico. ´Uma hora ela disse: ´Eles vão matar eu (sic)´. Minha filha não cometeria um erro de português desses.´ Ela desligou, mas só foi se acalmar quase uma hora depois, quando conseguiu falar com as filhas.

PREVENÇÃO

Apesar do susto que tal golpe representa, existem várias formas de identificar a ação criminosa. Uma dessas é se ocorrer a exigência da compra de cartões de telefone celular. ´O falso seqüestro, assim como outros golpes, nasceu da necessidade de presidiários por crédito nos celulares pré-pagos para se comunicarem´, disse o delegado Fábio Pinheiro Lopes, titular da Delegacia de Estelionatos do Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic). ´O uso de vozes ao fundo para simular o seqüestro é só uma variação para aterrorizar as vítimas.´ A recomendação dele é que o interlocutor não passe nenhuma informação que possa ajudar o criminoso a dar mais veracidade à história. ´Eles ficam à espera de a vítima falar o nome de algum filho.´

Segundo Lopes, os primeiros registros desse tipo de crime ocorreram em 2004, com ligações feitas por celulares de detentos do Complexo de Bangu, zona oeste do Rio. Aliás, todas as pessoas ouvidas pelo Estado descobriram depois que receberam telefonemas do Rio ou de cidades do interior fluminense, como Volta Redonda.

A Delegacia de Estelionatos de São Paulo identificou, há um mês, golpistas que usam aparelhos do Nordeste, mas, nesse caso, enviam torpedos com a suposta premiação de um carro zero-quilômetro, só entregue após a compra de créditos telefônicos.

O delegado afirmou também que há dificuldade em contabilizar o falso seqüestro. ´As pessoas não costumam fazer boletim de ocorrência, muitas vezes por medo.´ Ele considera, porém, que a freqüência desse crime vem diminuindo, porque a população está mais atenta.

A Secretaria da Segurança Pública não tem um levantamento detalhado desse tipo de crime. Também não há enquadramento jurídico específico: a ação pode ser classificada num B.O. como tentativa de estelionato ou como extorsão - quando a vítima repassa algum valor ao criminoso, para que o suposto refém seja liberado.

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
23/04/2023 - Vergonha! Lula foge de solenidade do Dia dos Cravos
17/01/2022 - LEGENDAS TORRAM VERBA DO FUNDO PARTIDÁRIO
17/01/2022 - Investigado, governador do Acre atribui aumento do patrimônio à inflação
25/12/2021 - JORRA DINHEIRO PELO LADRÃO NO PALÁCIO ALENCASTRO
23/12/2021 - AO TODO FORAM LAVRADOS 14 AUTOS DE INFLAÇÃO
23/12/2021 - Exportação de jumentos para China cresce no Nordeste em meio a fome, caça e animais contaminados
18/12/2021 - É DO BALACOBANCO (OPS!, BACO) A FACÇÃO MANO VÉI
16/12/2021 - ORCRIM DO PALETÓ TEM ATÉ ASSALTANTE DE BANCOS
13/12/2021 - ROUBAR MUIIITO COMPENSA!
10/12/2021 - Proposta trata garimpeiro e pecuarista como comunidades tradicionais, igual a indígenas e quilimbolas
08/12/2021 - MP aponta prescrição e opina por arquivamento de denúncia contra Lula no caso do triplex do Guarujá
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
25/11/2021 - Ministério diz que EUA ensaiaram ataque nuclear contra a Rússia neste mês
24/11/2021 - ORCLIM MUNICIPAL TOCAVA ESQUEMA PAPA-DEFUNTOS
23/11/2021 - Ação apreende produtos irregulares para alimentação animal
02/11/2021 - QUADRILHAS ATACAM NAS BRs E PROPRIEDADES RURAIS
02/11/2021 - MST fala em fim de trégua e retoma ocupações de terras
30/10/2021 - Novo golpe do PIX pode levar empresas à falência; saiba se proteger
29/10/2021 - Vetado PL que criava auxílio financeiro para órfãos da Covid-19 em MT

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques