capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 23/11/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.931.722 pageviews  

MT Cards Que tal mostrar a cara de Mato Grosso?

DE ÚLTIMA!

Carro exportado é mais seguro que o vendido no Brasil
22/02/2007 - Karen Camacho - Folha Online

Um teste de colisão realizado pela Pro Teste aponta que carros produzidos no Brasil para exportação têm mais segurança do que os feitos para o mercado interno. A diferença, segundo o teste, pode custar a vida do motorista. O airbag e o cinto retrátil e com pré-tensionadores saem de série das montadoras quando o destino do veículo é a Europa. O teste foi realizado em um laboratório na Alemanha.

O carro usado como exemplo pela Pro Teste foi o Fox, produzido pela Volkswagen, mas a entidade assegura que o modelo foi escolhido por estar entre os mais vendidos da categoria e que a ausência dos itens de segurança é verificada em todas as marcas. O Fox também foi considerado pelos testes um dos modelos brasileiros mais seguros.

O airbag, apesar de não ser um item de série, é opcional ao consumidor brasileiro. O cinto retrátil com pré-tensionadores, no entanto, não está disponível no mercado nacional.


PUBLICIDADE


Apesar dos itens não serem obrigatórios por lei em alguns países da Europa, a cobrança do mercado acabou exigindo tais medidas. No Brasil, não há legislação que obrigue a incorporação dos itens.

¨É inadmissível que o consumidor brasileiro use o mesmo carro que um europeu sem esse itens de segurança. Vamos conversar com a Anfavea (associação das montadoras) e com setores do governo e lutar para que os itens saiam de fábrica¨, disse Maria Inês Dolci, coordenadora da Pro Teste.

Entre os danos aos motoristas, o teste aponta ferimentos nas regiões da cabeça e tórax, que são evitados com o airbag e o cinto retrátil pré-tensionadores. O teste considera para o teste um veículo em colisão frontal em uma velocidade de 64 km/h.

O airbag também minimiza os impactos a quem está no banco do passageiro. Sem o item o consumidor pode ter ferimentos na cabeça e tórax de gravidade considerada de média a elevada. Com o airbag, o impacto é considerado de risco mínimo.

Segundo o médico Maurício Miname, do resgate do Corpo de Bombeiros, o cinto de segurança utilizado nos carros brasileiros serve, em uma colisão frontal, para evitar que os ocupantes sejam jogados para fora do carro. O cinto retrátil com pré-tensionadores evita o deslocamento do corpo, mas também não trava em caso de impacto, com acontece em alguns casos com os modelos usados no Brasil.

O ideal, segundo ele, é que o item tenha mais flexibilidade para evitar danos com a desaceleração e não travem, como os usados nos carros nacionais. Além disso, o cinto deve segurar o passageiro de forma que ele não seja projetado para frente, o que aumenta em seis vezes o risco de morte na colisão.

Segundo pesquisa da Pro Teste, os itens de segurança, como o airbag, podem custar um adicional de R$ 5.800 nos carros nacionais. Para ela, a discussão com o governo deve envolver outras questões para permitir o acesso do consumidor, como a carga tributária, de cerca de 30% sobre os automóveis. Nos EUA, por exemplo, a carga não chega a 7% do valor dos automóveis.

Volks

A Volkswagen, embora o Fox tenha sido usado apenas como exemplo, informou que o teste ¨comparou veículos diferentes, ao utilizar uma versão sem airbag duplo (considerando-a como fabricada para o mercado interno) com outra equipada com esse dispositivo de segurança (´modelo europeu´)¨.

Para ser ¨confiável¨, segundo a montadora alemã, o teste deveria ter comparado dois veículos com airbag, já que o item é opcional aos brasileiros. ¨Assim, ficaria claro que o Fox ´nacional´ oferece as mesmas condições de segurança do Fox ´europeu´¨, informou.

Segundo a empresa, 100% dos consumidores europeus compram o Fox equipado com airbag duplo mesmo em sua versão básica. No Brasil, esse índice é de apenas 2,8%, ¨o que certamente tem a ver com poder de compra (é fato que os carros no Brasil pagam os impostos mais altos do mundo) e hábitos de consumo¨.

A Volks informou que a marca é reconhecida pela qualidade e segurança e que ¨louva os esforços da Associação Pro Teste na campanha de conscientização por maior segurança nos veículos fabricados no país¨.

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
23/04/2023 - Vergonha! Lula foge de solenidade do Dia dos Cravos
17/01/2022 - LEGENDAS TORRAM VERBA DO FUNDO PARTIDÁRIO
17/01/2022 - Investigado, governador do Acre atribui aumento do patrimônio à inflação
25/12/2021 - JORRA DINHEIRO PELO LADRÃO NO PALÁCIO ALENCASTRO
23/12/2021 - AO TODO FORAM LAVRADOS 14 AUTOS DE INFLAÇÃO
23/12/2021 - Exportação de jumentos para China cresce no Nordeste em meio a fome, caça e animais contaminados
18/12/2021 - É DO BALACOBANCO (OPS!, BACO) A FACÇÃO MANO VÉI
16/12/2021 - ORCRIM DO PALETÓ TEM ATÉ ASSALTANTE DE BANCOS
13/12/2021 - ROUBAR MUIIITO COMPENSA!
10/12/2021 - Proposta trata garimpeiro e pecuarista como comunidades tradicionais, igual a indígenas e quilimbolas
08/12/2021 - MP aponta prescrição e opina por arquivamento de denúncia contra Lula no caso do triplex do Guarujá
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
25/11/2021 - Ministério diz que EUA ensaiaram ataque nuclear contra a Rússia neste mês
24/11/2021 - ORCLIM MUNICIPAL TOCAVA ESQUEMA PAPA-DEFUNTOS
23/11/2021 - Ação apreende produtos irregulares para alimentação animal
02/11/2021 - QUADRILHAS ATACAM NAS BRs E PROPRIEDADES RURAIS
02/11/2021 - MST fala em fim de trégua e retoma ocupações de terras
30/10/2021 - Novo golpe do PIX pode levar empresas à falência; saiba se proteger
29/10/2021 - Vetado PL que criava auxílio financeiro para órfãos da Covid-19 em MT

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques