capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 12/11/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.896.227 pageviews  

Curto&Grosso O que ainda será manchete

DE ÚLTIMA!

Investigado na máfia das obras, Rondeau pede demissão
22/05/2007 - Agência Estado

22 de maio de 2007 - 20:06

Ministro das Minas e Energia é acusado de receber R$ 100 mil em propina da empreiteira Gautama; governo já discute nomes para sucedê-lo no cargo

O ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, entregou carta de demissão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na noite desta terça-feira, 22. Rondeau havia se reunido com Lula esta tarde, mas a reunião foi interrompida sem que uma solução sobre o futuro do ministro no cargo fosse anunciada. Antes do encontro com Rondeau, Lula teria se reunido com o senador José Sarney (PMDB-AP) e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) - padrinhos da indicação de Rondeau para o cargo.

Rondeau é apontado pela Polícia Federal como suspeito de ter recebido, no ministério, R$ 100 mil de propina do empresário Zuleido Veras, dono da Construtora Gautama.

Zuleido foi preso com outras 46 pessoas na semana passada pela Operação Navalha da Polícia Federal, todos sob a acusação de organizar uma máfia que fraudava licitações de programas governamentais como o Luz para Todos. O grupo se preparava, agora, para atacar também os empreendimentos previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a menina-dos-olhos do segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

PUBLICIDADE



Antes mesmo de ter uma definição sobre o destino do ministro, o governo já discutia com o PMDB possíveis sucessores no cargo na tarde desta terça-feira. Em encontro com Lula, Sarney apresentou duas indicações. A primeira delas é de José Antonio Muniz Lopes, que já foi presidente da Eletronorte e atualmente está na iniciativa privada. A outra indicação de Sarney é de Astrogildo Quental, que foi diretor financeiro da Eletronorte.

Provas

No Ministério de Minas e Energia a situação de Rondeau era considerada “crítica” porque as provas da PF sobre o envolvimento do assessor especial Ivo Almeida Costa são consideradas “consistentes” e “demolidoras”.

O envolvimento de Ivo, que trabalha há mais de uma década na condição de homem de confiança de Rondeau, com o lobista da Gautamo Sérgio Sá é considerado comprometedor.

Nas gravações, Sérgio Sá presta contas ao empreiteiro Zuleido Veras de assuntos tratados com assessores do ministério, que, depois, são confirmados por escutas telefônicas, documentos, fotos e movimentações financeiras. Segundo fontes da PF, é improvável que Sérgio Sá estivesse blefando e usando o nome do ministro para se promover e mostrar serviço.

Clã Sarney

Ao dar posse ao engenheiro eletricista Silas Rondeau Cavalcante Silva como ministro de Minas e Energia, em julho de 2005, o presidente Lula afirmava: “O Silas tem 30 anos de experiência no setor elétrico. Foi chamado não por minha amizade, ou pela do (José) Sarney ou do Renan (Calheiros), mas por sua competência.”

Havia motivos para essa explicação. Aos 54 anos, esse maranhense de Barra do Corda, pai de dois filhos e flamenguista desde criancinha é, além de grande conhecedor de sua área, um curinga importante nos movimentos de Sarney - e, mais recentemente, também de Renan. Por três décadas, desde que se formou pela Universidade Federal de Pernambuco, ele foi subindo de cargos médios para o topo em órgãos como a Companhia de Eletricidade do Maranhão, a Manaus Energia e a Eletronorte. Presidiu a Eletrobrás de 2004 a 2005, quando sucedeu Dilma Rousseff no ministério.

Sua fidelidade ao clã Sarney o levou ao Maranhão, na campanha de 2006, para inaugurar um projeto do Luz para Todos. Repetiu a dose no Amapá, onde a vitória de Sarney parecia ameaçada. Sua escolha foi, ela própria, uma clara recompensa a Sarney: na ocasião, o ex-presidente não havia conseguido emplacar no ministério, como prometido, a ex-governadora Roseana Sarney.

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
23/04/2023 - Vergonha! Lula foge de solenidade do Dia dos Cravos
17/01/2022 - LEGENDAS TORRAM VERBA DO FUNDO PARTIDÁRIO
17/01/2022 - Investigado, governador do Acre atribui aumento do patrimônio à inflação
25/12/2021 - JORRA DINHEIRO PELO LADRÃO NO PALÁCIO ALENCASTRO
23/12/2021 - AO TODO FORAM LAVRADOS 14 AUTOS DE INFLAÇÃO
23/12/2021 - Exportação de jumentos para China cresce no Nordeste em meio a fome, caça e animais contaminados
18/12/2021 - É DO BALACOBANCO (OPS!, BACO) A FACÇÃO MANO VÉI
16/12/2021 - ORCRIM DO PALETÓ TEM ATÉ ASSALTANTE DE BANCOS
13/12/2021 - ROUBAR MUIIITO COMPENSA!
10/12/2021 - Proposta trata garimpeiro e pecuarista como comunidades tradicionais, igual a indígenas e quilimbolas
08/12/2021 - MP aponta prescrição e opina por arquivamento de denúncia contra Lula no caso do triplex do Guarujá
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
25/11/2021 - Ministério diz que EUA ensaiaram ataque nuclear contra a Rússia neste mês
24/11/2021 - ORCLIM MUNICIPAL TOCAVA ESQUEMA PAPA-DEFUNTOS
23/11/2021 - Ação apreende produtos irregulares para alimentação animal
02/11/2021 - QUADRILHAS ATACAM NAS BRs E PROPRIEDADES RURAIS
02/11/2021 - MST fala em fim de trégua e retoma ocupações de terras
30/10/2021 - Novo golpe do PIX pode levar empresas à falência; saiba se proteger
29/10/2021 - Vetado PL que criava auxílio financeiro para órfãos da Covid-19 em MT

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques