capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 23/11/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.919.170 pageviews  

De Última! Só lendo para acreditar

DE ÚLTIMA!

PT defende não renovação da concessão da RCTV
04/06/2007 - Folha Online

A Secretaria de Relações Internacionais do PT divulgou nota hoje apoiando a decisão do presidente Hugo Chávez de não renovar a concessão do canal televisivo RCTV. Essa decisão foi criticada por vários segmentos da sociedade venezuelana e internacional. No Brasil, os parlamentares criticaram a decisão e foram atacados verbalmente por Chávez.

Na nota, o PT informa que a não renovação da concessão da RCTV ¨seguiu todos os trâmites previstos pela legislação venezuelana¨.

¨É público e notório que a RCTV envolveu-se abertamente com o golpe fracassado contra o governo Chávez, atitude que em qualquer país do mundo justificaria o questionamento da concessão pública a uma rede de televisão¨, diz nota da Secretaria de Relações Internacionais do partido.


PUBLICIDADE


Na nota, o PT informa que reitera sua posição ¨em defesa da liberdade de expressão em geral, particularmente da liberdade de imprensa¨. Mas informa que por esse motivo se opõe ¨ao monopólio da comunicação por grandes empresas, que se utilizam de concessões públicas para a defesa dos interesses privados de uma minoria¨.

A Secretaria de Relações Internacionais do PT também saiu em defesa de Chávez. ¨A Venezuela é um país democrático, com um presidente escolhido pelo voto popular, em eleições livres, disputadas por uma oposição ativa, que recebe apoio de importantes meios de comunicação.¨

Após críticas, oposição quer barrar Venezuela no Mercosul

Em resposta às críticas do presidente Hugo Chávez (Venezuela) ao Congresso brasileiro, os partidos de oposição estão dispostos a impedir a aprovação do termo de adesão da Venezuela ao Mercosul que tramita na Comissão Mista do bloco econômico do Congresso. PSDB e DEM (ex-PFL) deflagraram um movimento no Senado para obstruir a votação do termo de adesão até que Chávez se retrate publicamente com o Congresso brasileiro.

¨Considero precipitado o ingresso da Venezuela no Mercosul. Eu vinha respeitando a decisão do presidente Lula em razão dos votos que ele obteve em sua reeleição, mas agora temos razão forte para barrar essa adesão. A Venezuela erra em sua política externa e isso pode esvaziar o Mercosul¨, argumentou o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM).

Segundo o tucano, Chávez poderá colocar em risco negociações importantes do Mercosul caso o país integre o bloco. ¨Ele [Chávez] segue o ritual clássico de um ditador. É um perigo ambulante. Isso não acabará bem: Hugo Chávez vai acabar guerreando com um país vizinho¨, criticou Virgílio.

O líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN), disse que Chávez errou ao tentar barrar a liberdade de imprensa no país. ¨É mais importante ter liberdade de imprensa lá do que sermos chamados de apaniguados dos americanos¨, criticou.

Na semana passada, Chávez acusou o Congresso brasileiro de agir como um ¨papagaio¨ ao reproduzir pensamentos dos parlamentares dos Estados Unidos. Depois de receber respostas duras de senadores brasileiros, Chávez disse que criticou o Congresso brasileiro por causa de um ¨comunicado grosseiro¨ da Casa sobre assuntos internos da Venezuela.

A crise entre Chávez e o Congresso teve início depois que o venezuelano criticou a aprovação de um requerimento pelo Senado que pedia a renovação da concessão ao canal oposicionista RCTV. O presidente da Venezuela elogiou Lula, mas disse que o Congresso brasileiro reúne ¨representantes da direita¨.

O acordo a ser votado pela comissão do Senado já foi aprovado pelo Paraguai e a Argentina. Além do Brasil, o Uruguai ainda não referendou a adesão da Venezuela ao Mercosul. Se for aprovado na Comissão Mista do Mercosul no Congresso, ainda precisa passar pelas comissões de Relações Exteriores e Finanças e Tributação da Câmara.

Em seguida, segue para votação na Comissão de Relações Exteriores do Senado e no plenário da Casa Legislativa.

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
23/04/2023 - Vergonha! Lula foge de solenidade do Dia dos Cravos
17/01/2022 - LEGENDAS TORRAM VERBA DO FUNDO PARTIDÁRIO
17/01/2022 - Investigado, governador do Acre atribui aumento do patrimônio à inflação
25/12/2021 - JORRA DINHEIRO PELO LADRÃO NO PALÁCIO ALENCASTRO
23/12/2021 - AO TODO FORAM LAVRADOS 14 AUTOS DE INFLAÇÃO
23/12/2021 - Exportação de jumentos para China cresce no Nordeste em meio a fome, caça e animais contaminados
18/12/2021 - É DO BALACOBANCO (OPS!, BACO) A FACÇÃO MANO VÉI
16/12/2021 - ORCRIM DO PALETÓ TEM ATÉ ASSALTANTE DE BANCOS
13/12/2021 - ROUBAR MUIIITO COMPENSA!
10/12/2021 - Proposta trata garimpeiro e pecuarista como comunidades tradicionais, igual a indígenas e quilimbolas
08/12/2021 - MP aponta prescrição e opina por arquivamento de denúncia contra Lula no caso do triplex do Guarujá
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
25/11/2021 - Ministério diz que EUA ensaiaram ataque nuclear contra a Rússia neste mês
24/11/2021 - ORCLIM MUNICIPAL TOCAVA ESQUEMA PAPA-DEFUNTOS
23/11/2021 - Ação apreende produtos irregulares para alimentação animal
02/11/2021 - QUADRILHAS ATACAM NAS BRs E PROPRIEDADES RURAIS
02/11/2021 - MST fala em fim de trégua e retoma ocupações de terras
30/10/2021 - Novo golpe do PIX pode levar empresas à falência; saiba se proteger
29/10/2021 - Vetado PL que criava auxílio financeiro para órfãos da Covid-19 em MT

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques