capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 23/09/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.744.922 pageviews  

Tema Livre Só pra quem tem opinião. E “güenta” o tranco

DE ÚLTIMA!

Polícia Federal faz busca na casa de irmão de Lula
04/06/2007 - Folha Online

A Polícia Federal realizou busca e apreensão na casa de Genival Inácio da Silva, em São Bernardo, no ABC Paulista. Genival, mais conhecido como ¨Vavá¨, é irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Fontes da PF de Brasília confirmaram a busca e disseram que ela foi feita dentro da Operação Xeque-Mate, deflagrada hoje pela Polícia Federal nos Estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Rondônia e Minas Gerais.

Procurada pela reportagem, a superintendência da PF de Mato Grosso do Sul informou que não poderia confirmar nada porque o caso tramita em segredo de Justiça.


PUBLICIDADE


A Operação Xeque-Mate -- resultado de dois inquéritos policiais que foram conduzidos pela Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Fazendários de MS -- prendeu 77 pessoas acusadas de envolvimento em crimes como contrabando de peças para máquinas caça-níqueis, corrupção e tráfico de drogas.

O primeiro inquérito policial tinha por objetivo apurar a prática de contrabando e descaminho de componentes eletrônicos para a utilização em máquinas caça-níqueis. A suposta quadrilha -- que agia nos Estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Rondônia -- pratica os crimes de contrabando e descaminho, falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva, sonegação fiscal, formação de quadrilha, tráfico de influência e exploração de prestígio.

O segundo inquérito policial apurava a corrupção de policiais civis e seu possível envolvimento com tráfico de drogas no Estado do Mato Grosso do Sul.

Segundo a PF, surgiram ¨alvos¨ comuns nos dois inquéritos e suas ações coincidiam nos atos criminosos dos grupos ligados à ¨máfia dos caça-níqueis¨.

A OPERAÇÃO

Iniciada na manhã desta segunda-feira para prender um grupo de policiais acusados de corrupção e cinco quadrilhas supostamente ligadas à máfia dos caça-níqueis, a chamada Operação Xeque-Mate, da PF (Polícia Federal), já prendeu 77 pessoas.

Os números foram divulgados na tarde desta segunda e, de acordo com a PF, os presos ainda estão sendo catalogados. Os nomes não foram revelados. Detalhes deverão ser divulgados ainda hoje, na Superintendência da PF em Mato Grosso do Sul.

Investigação

De acordo com a PF, a operação reúne dois inquéritos. O primeiro investigava grupos que atuavam no contrabando e descaminho de componentes eletrônicos para uso em máquinas caça-níqueis em Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Rondônia. O segundo investigava sete policiais civis de Três Lagoas (MS) suspeitos de envolvimento no comércio ilegal de armas e em casos de tortura.

Durante as investigações, a PF descobriu que o grupo ligado à máfia dos caça-níqueis que atuava em Mato Grosso do Sul pagava propina para os policiais corruptos com o intuito de manter suas atividades ilegais na região. Como os dois inquéritos passaram a ter alvos em comum, a PF decidiu uni-los na operação desta segunda-feira.

O nome da operação é uma alusão ao combate à exploração ilegal de jogos de azar no Brasil, ainda de acordo com a PF.

Saiba mais sobre o irmão de Lula investigado pela PF

Genival Inácio da Silva, o Vavá, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já foi citado num pedido de investigação do procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza. Em 2005, Antônio Fernando encaminhou para procuradores de São Bernardo o pedido feito pelo então PFL (atual DEM) sobre Vavá, acusado pelos oposicionistas de intermediar solicitações de empresários a órgãos do governo.

O nome dele também circulou na extinta CPI dos Bingos. Parlamentares de oposição tentaram, por diversas vezes, ouvir Vavá sobre sua suposta atuação no tráfico de influência.

Entre as ações sob suspeita de Vavá estaria a tentativa de aproximar da Petrobras o empresário Emídio Mendes, um dos acionistas controladores do conglomerado de empresas Riviera Group. Os dois chegaram a se reunir com dirigentes da Petrobras, em 2005. Na ocasião, a Petrobras confirmou o encontro, mas negou o lobby.

Reportagem da Folha de 18 de outubro de 2005 informa que uma das empresas do Riviera Group é a Nacionalgás. Mendes teria proposta para a Petrobras parceria para a venda e distribuição de álcool combustível brasileiro no mercado europeu.

Em 2006, a PF investigou indícios de sonegação fiscal, ocultação de bens e lavagem de dinheiro supostamente cometidas por um empresário de São Sebastião (SP) ligado ao então prefeito Juan Pons Garcia (PPS). Garcia era suspeito de tentar mudar a lei de uso do solo e o Plano Diretor da cidade para favorecer o Riviera Group.

Procurado pela reportagem, Vavá não foi localizado para comentar a busca realizada na sua casa nesta segunda-feira.

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

Comentários dos Leitores
Os textos dos leitores são apresentados na ordem decrescente de data. As opiniões aqui reproduzidas não expressam necessariamente a opinião do site, sendo de responsabilidade de seus autores.

Comentário de Leitor de MT (leitormt@lettera.es)
Em 05/06/2007, 00h24
MT?
E Mato Grosso, entra onde nessa história? Se bem que essa história de descaminho de produtos eletrônicos combina bem com Cuiabá, especificamente produtos de informática... aquele 'sonegador japonês' e o 'libanês paraguaio' devem estar cortando linha 50...

  Textos anteriores
23/04/2023 - Vergonha! Lula foge de solenidade do Dia dos Cravos
17/01/2022 - LEGENDAS TORRAM VERBA DO FUNDO PARTIDÁRIO
17/01/2022 - Investigado, governador do Acre atribui aumento do patrimônio à inflação
25/12/2021 - JORRA DINHEIRO PELO LADRÃO NO PALÁCIO ALENCASTRO
23/12/2021 - AO TODO FORAM LAVRADOS 14 AUTOS DE INFLAÇÃO
23/12/2021 - Exportação de jumentos para China cresce no Nordeste em meio a fome, caça e animais contaminados
18/12/2021 - É DO BALACOBANCO (OPS!, BACO) A FACÇÃO MANO VÉI
16/12/2021 - ORCRIM DO PALETÓ TEM ATÉ ASSALTANTE DE BANCOS
13/12/2021 - ROUBAR MUIIITO COMPENSA!
10/12/2021 - Proposta trata garimpeiro e pecuarista como comunidades tradicionais, igual a indígenas e quilimbolas
08/12/2021 - MP aponta prescrição e opina por arquivamento de denúncia contra Lula no caso do triplex do Guarujá
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
25/11/2021 - Ministério diz que EUA ensaiaram ataque nuclear contra a Rússia neste mês
24/11/2021 - ORCLIM MUNICIPAL TOCAVA ESQUEMA PAPA-DEFUNTOS
23/11/2021 - Ação apreende produtos irregulares para alimentação animal
02/11/2021 - QUADRILHAS ATACAM NAS BRs E PROPRIEDADES RURAIS
02/11/2021 - MST fala em fim de trégua e retoma ocupações de terras
30/10/2021 - Novo golpe do PIX pode levar empresas à falência; saiba se proteger
29/10/2021 - Vetado PL que criava auxílio financeiro para órfãos da Covid-19 em MT

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques