capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 23/09/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.742.180 pageviews  

Tema Livre Só pra quem tem opinião. E “güenta” o tranco

DE ÚLTIMA!

Senadores do PMDB e PDT defendem afastamento de Renan
19/06/2007 - Gabriela Guerreiro - Folha Online

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) ocupou hoje a tribuna do Senado para pedir a renúncia do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado Federal. Simon é o primeiro integrante do PMDB, partido de Renan, a pedir o afastamento do senador depois das denúncias de que ele teria utilizado recursos da empreiteira Mendes Júnior para pagar pensão à jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha.

¨Eu acho que esse é o momento que sua Excelência deveria, por contra própria, renunciar ao mandato de presidente do Senado¨, defendeu Simon.

Na opinião do senador peemedebista, se Renan deixar a presidência da Casa poderá ¨honrar sua história política¨ antes de manchá-la com novas denúncias.


PUBLICIDADE


¨Se ele renunciar à presidência do Senado, aí é uma questão pessoal dele enfrentar a crise como senador¨, completou Simon.

Assim como o peemedebista, o senador Jefferson Peres (PDT-AM) reiterou do plenário a defesa do afastamento de Renan. Na opinião de Peres, o Conselho de Ética deve apurar com rigor as denúncias contra o presidente da Casa sob pena de sair desmoralizado do processo de investigações.

¨Trata-se de um amigo, mas temos que lidar com a razão ao invés do coração. A instituição está acima das pessoas. Se o Conselho de Ética tiver que punir, tem que punir. Senão vai ser a descrença total dessa instituição.¨

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) também cobrou rigor nas investigações, mas evitou pedir explicitamente a renúncia de Renan da presidência. ¨Se o resultado da perícia [da Polícia Federal nos documentos de Renan] não for favorável ao senador, temos que ter a coragem de dizer para ele com toda franqueza, carinho e amizade que o Brasil está acima de nós, que o Senado está acima de cada um aqui¨, disse.

Ontem, representantes do DEM também defenderam o licenciamento de Renan até a conclusão do processo por quebra de decoro parlamentar que corre contra ele no Conselho de Ética da Casa.

O líder do DEM no Senado, José Agripino (RN), disse se estivesse no lugar de Renan pediria para se afastar do Senado. Mas disse que essa é uma decisão que cabe ao peemedebista. ¨Cada cabeça, uma sentença.¨

Para o líder do DEM na Câmara, Onyx Lorenzoni (RS), Renan deveria se licenciar para fazer a sua defesa. ¨Em 10 ou 15 dias, ele prova e retoma suas atividades¨, afirmou.

Renan é acusado de usar o lobista Cláudio Gontijo, da Mendes Júnior, para pagar pensão e aluguel para a jornalista Mônica Veloso --com quem tem uma filha.

Para comprovar que seus ganhos eram compatíveis com os pagamentos feitos para Mônica, Renan apresentou documentos que apontam para um ganho de R$ 1,9 milhão, nos últimos quatro anos, com a venda de gado.

Reportagem do ¨Jornal Nacional¨, da semana passada, lançou suspeita sobre esse ganho. A reportagem contestou autenticidade das notas fiscais de venda de gado apresentadas pela defesa de Renan.

Após a denúncia, o Conselho de Ética adiou a votação do relatório do senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA), que sugeria o arquivamento das denúncias por falta de provas. Cafeteira alegou problemas de saúde e pediu afastamento da relatoria. O presidente do conselho, Sibá Machado (PT-AC), tenta buscar um relator substituto entre o grupo aliado.

Defesa

Depois dos discursos contrários a Renan, aliados do presidente do Senado ocuparam o plenário para defendê-lo. O senador Almeida Lima (PMDB-SE), que ontem integrou a tropa de choque de Renan no Conselho de Ética, disse que o Senado não deve punir o senador diante da falta de provas nas acusações.

¨Senhores, se aqui nós estivéssemos a apurar falcatruas da administração desta Casa decorrentes do exercício da presidência do Senado, aí sim se justificaria o afastamento do presidente. Nós não estamos a apurar nenhum fato que diga respeito à administração interna da Casa. A única reprimenda a ser feita ao senador Renan tem que ser feita pela família dele¨, disse Lima numa referência ao fato de Renan ter tido uma filha fora do casamento com Mônica Veloso.

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
23/04/2023 - Vergonha! Lula foge de solenidade do Dia dos Cravos
17/01/2022 - LEGENDAS TORRAM VERBA DO FUNDO PARTIDÁRIO
17/01/2022 - Investigado, governador do Acre atribui aumento do patrimônio à inflação
25/12/2021 - JORRA DINHEIRO PELO LADRÃO NO PALÁCIO ALENCASTRO
23/12/2021 - AO TODO FORAM LAVRADOS 14 AUTOS DE INFLAÇÃO
23/12/2021 - Exportação de jumentos para China cresce no Nordeste em meio a fome, caça e animais contaminados
18/12/2021 - É DO BALACOBANCO (OPS!, BACO) A FACÇÃO MANO VÉI
16/12/2021 - ORCRIM DO PALETÓ TEM ATÉ ASSALTANTE DE BANCOS
13/12/2021 - ROUBAR MUIIITO COMPENSA!
10/12/2021 - Proposta trata garimpeiro e pecuarista como comunidades tradicionais, igual a indígenas e quilimbolas
08/12/2021 - MP aponta prescrição e opina por arquivamento de denúncia contra Lula no caso do triplex do Guarujá
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
25/11/2021 - Ministério diz que EUA ensaiaram ataque nuclear contra a Rússia neste mês
24/11/2021 - ORCLIM MUNICIPAL TOCAVA ESQUEMA PAPA-DEFUNTOS
23/11/2021 - Ação apreende produtos irregulares para alimentação animal
02/11/2021 - QUADRILHAS ATACAM NAS BRs E PROPRIEDADES RURAIS
02/11/2021 - MST fala em fim de trégua e retoma ocupações de terras
30/10/2021 - Novo golpe do PIX pode levar empresas à falência; saiba se proteger
29/10/2021 - Vetado PL que criava auxílio financeiro para órfãos da Covid-19 em MT

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques